Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho em Santa Rosa-RS

A Êa Êa Apepê Produções apresenta o 1º Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. O evento acontece em Santa Rosa, de 28 de outubr...


A Êa Êa Apepê Produções apresenta o 1º Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. O evento acontece em Santa Rosa, de 28 de outubro a 7 de novembro, no SESC (R. Concórdia, 114). A entrada é franca. As cidades de Lajeado, Caxias do Sul, Três Passos, Santa Maria, Pelotas e Cachoeira do Sul sediaram o festival de setembro a outubro. A seleção reúne sete longas e sete curtas da safra recente de produções gaúchas. Ao todo estão previstas 49 sessões gratuitas, com exibições e debates com realizadores. A seleção de longas-metragens inclui “Mulher do Pai” (2016), de Cristiane Oliveira; “Eles Vieram e Roubaram sua Alma” (2017), de Daniel De Bem; “Morro do Céu” (2011), de Gustavo Spolidoro; “Música para Quando as Luzes se Apagam” (2017), de Ismael Caneppele; “O Último Poema” (2017), de Mirela Kruel; “Pra Ficar na História” (2017), de Boca Migotto e “Rifle” (2016), de Davi Pretto. O cineasta Henrique Lahude assina a curadoria e direção geral. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Maiores informações no site fb.me/mostra.adentro.

“A mostra foi criada com a intenção de fazer o interior se identificar nas telas”, resume Lahude. “Nos últimos anos a produção de filmes se voltou muito para o interior, não só com as temáticas, mas também com seus profissionais”, explica. Ele aponta como exemplo o crescimento de produções como as dos cursos de cinema da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) e Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul). “Pessoas do interior que vieram para Porto Alegre começaram a se voltar também para suas infâncias, para o seu passado e muitos filmes dos últimos dez anos tratam de temáticas ou estão em cenários interioranos”, observa. O curador acredita na força do cinema quando o expectador consegue se identificar na tela. “Quando tem personagens e geografias que eu identifico na tela, a força do cinema vem muito mais forte”, conclui. A mostra também busca valorizar espaços fora do circuito comercial de shopping centers, como cinemas de calçada e espaços culturais.

Entre os 14 títulos selecionados, a maioria dirigidos por mulheres, estão reunidas produções aclamadas por público e crítica. Outro critério para a seleção foi a diversidade temática, que reúne ficção, documentários e animações. “Mulher do Pai”, vencedora de três prêmios no Festival do Rio, pega emprestado as paisagens da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, próxima a Dom Pedrito, para contar o drama intimista de uma jovem e seu pai. Outra produção que também utilizou a mesma região foi o suspense “Rifle”, premiado no Festival de Brasília. O Morro do Céu, localizado em Cotiporã, na serra gaúcha, dá nome ao documentário que acompanha o dia a dia da juventude rural. Outro documentário rodado na serra é “Pra Ficar na História”, que mostra o empenho de um colecionador para preservar memória da imigração italiana em Garibaldi. Um curta-metragem será exibido antes de cada longa. Entre os destaques dos curtas está o desenho animado pelotense “Só Sei Que Foi Assim” e o documentário “Um Corpo Feminino”, ambos premiados no Festival de Gramado e realizados por jovens diretoras.

Longas
Eles Vieram e Roubaram sua Alma (2017), de Daniel De Bem;
Morro do Céu (2011), de Gustavo Spolidoro;
Mulher do Pai (2016), de Cristiane Oliveira;
Música para Quando as Luzes se Apagam (2017), de Ismael Caneppele;
O Último Poema (2017), de Mirela Kruel;
Pra Ficar na História (2017), de Boca Migotto;
Rifle (2016), de Davi Pretto.

Curtas
Contra Feitiço (2017), de Murilo Jardim;
Da Terra Vem (2017), de Camila Albrecht e Takeo Ito;
Princesa Morta do Jacuí (2018), de Marcela Ilha Bordin;
Que Som Tem a Distância? (2018), de Marcela Schild;
Sesmaria (2015), de Gabriela Richter Lamas;
Só Sei Que Foi Assim (2018), de Giovanna Muzzel;
Um Corpo Feminino (2018), de Thais Fernandes.

Programação Completa Santa Rosa
1º Adentro – Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho
Entrada franca
Um curta-metragem será exibido antes de cada longa.

Santa Rosa
28 de outubro a 7 de novembro – SESC Santa Rosa (R. Concórdia, 114)
28/10 (seg) – 08h – Contra Feitiço + Morro do Céu – sessão escolar;
28/10 (seg) – 14h – Sesmaria + Pra Ficar na História – sessão terceira idade;
30/10 (qua) – 08h – Que Som Tem a Distância? + O Último Poema – sessão escolar;
04/10 (seg) – 19h30 – Só sei que foi assim + Eles vieram e roubaram sua alma – sessão comentada;
05/10 (ter) – 19h30 – Um Corpo Feminino + Música para Quando as Luzes se Apagam;
06/10 (qua) – 19h30 – Princesa Morta do Jacuí + Mulher do Pai;
07/10 (qui) – 19h30 – Da Terra Vem + Rifle.


Fonte: portal Plural

Nenhum comentário