Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Núcleo de Música Corporal BatuKatu retoma encontros aos domingos na Redenção e inaugura novos projetos

Grupo valoriza a musicalidade instintiva e o potencial criativo individual e coletivo Foto: Leonardo Garavel Além dos tradicionais E...

Grupo valoriza a musicalidade instintiva e o potencial criativo individual e coletivo
Foto: Leonardo Garavel


Além dos tradicionais Encontrões abertos e gratuitos, realizados desde 2011, o Núcleo reativa Grupo de Estudos, Laboratório de Performance e também formaliza projetos dedicado a artistas, educadores e crianças


No primeiro domingo de julho, dia 07, a partir das 11 horas, o BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal RS promove mais uma edição especial dos seus Encontrões, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Com entrada franca e periodicidade mensal, a atividade contempla todos os públicos, sem restrições de qualquer tipo, e é também dedicada a atrair novos talentos para o Laboratório de Performance e para o Grupo Artístico BatuKatu.

Desde a fundação, em 2010, o Núcleo BatuKatu vem oferecendo gratuitamente à comunidade diversas atividades de estudos, vivência e experimentação, e também subsidiando parcialmente oficinas de iniciação e capacitação com renomados artistas, como Fernando Barba, diretor do Barbatuques/SP, com o qual já foram realizadas mais de 25 oficinas em oito cidades do Estado. Esse perfil filantrópico e humanitário ilustra a missão maior do BatuKatu e tem inspirado outros projetos pelo Brasil e até em outros países, que passaram a também realizar encontros abertos e gratuitos.

Os Encontros de Experimentação do BatuKatu, conhecidos como "Encontrões", consistem em vivências singulares/inéditas em que o principal objetivo é oferecer uma breve, instigante e divertida aproximação ao universo da música corporal. Por meio de jogos e dinâmicas de composição e improvisação, e também da releitura de ritmos e repertórios diversos (traduzidos para a linguagem corporal), os participantes são convidados a explorar as diferentes sonoridades de cada parte do corpo e suas possíveis combinações, valorizando a musicalidade instintiva e o potencial criativo individual e coletivo. Como temática, a edição deste mês estará inspirada especialmente na gama poético-sonora dos repertórios típicos do inverno, desde a intimista "estética do frio" (reflexão proposta por Vitor Ramil) até a efusividade das festas juninas, contemplando também sotaques do rock.

Embora conduzidos com um mesmo objetivo geral, cada Encontrão é sempre uma experiência única (não se repetem e valem por si), eclética (plural e irrestrita) e também personalizada (inclusiva e adaptada aos interesses dos participantes), que busca superar a expectativa estético-musical para oferecer uma vivência híbrida, sensorial/emocional e social/cultural. Para tanto, não pautam por um roteiro fixo e nem requerem assiduidade, ou seja, quem participa uma única vez tem uma experiência significativa e completa, e quem frequenta todos os meses está sempre contemplado com novidades além da chance de ampliar conhecimentos e desenvolver mais habilidades.

Ainda neste domingo, o Núcleo apresentará as novidades para o segundo semestre de 2019: a retomada de importantes projetos do pilar pedagógico (Grupo de Estudos e BatuKatu Criança), o lançamento oficial do Programa de Capacitação em Música Corporal - dedicado a formar multiplicadores da metodologia do BatuKatu - e também uma iniciativa especialmente dedicada à experimentação vocal e improvisação, o "CantuKatu", cujos desdobramentos incluem um grupo vocal e oficinas com profissionais convidados.

Na ocasião do Encontrão, os participantes que manifestarem interesse para algum dos novos projetos poderão ser contemplados com desconto especial e/ou reserva de vaga, se desejarem. Para o público em geral, as inscrições estarão abertas somente a partir do dia 15 de julho.


Sobre o evento:

Os "Encontros de Experimentação de Música Corporal" são a principal ação gratuita de difusão e sensibilização promovida pelo Núcleo BatuKatu desde 2011 e representam uma oportunidade permanente para os que desejam experimentar e explorar as mais diversas formas de se "fazer música", individual e coletivamente, a partir dos recursos oferecidos pelo próprio corpo - como o canto e sons vocais diversos, percussão corporal e vocal (beatboxing), sapateado e outros. Sem pré-requisitos ou restrições de idade, os "Encontrões" têm congregado centenas de pessoas de diversas naturalidades e profissões, promovendo ricas trocas culturais e interações estéticas que ilustram o perfil eclético e transdisciplinar do BatuKatu. Até 2018, eram realizados tradicionalmente na tarde do último domingo de cada mês, e agora passaram aos primeiros domingos, alternando horários para contemplar diferentes públicos. Quanto ao local, durante cinco anos estiveram sediados na Casa de Cultura Mario Quintana, e há dois anos vem contemplando praças e parques públicos da Capital gaúcha.



SERVIÇO

O QUÊ?  Encontrões BatuKatu 2019 (Encontro de Experimentação de Música Corporal) - Edição especial: Paisagens sonoras do inverno
PRA QUEM? Interessados em (re)conhecer e explorar o corpo como instrumento musical
QUANDO? Dia 07 de julho de 2019, domingo, das 11h às 13h30min.
ONDE? Ilha, junto aos Pedalinhos da Redenção
QUANTO? Gratuito
INSCRIÇÕES: batukaeu@batukatu.com.br https://goo.gl/UzKCbg (facultativa)
INFORMAÇÕES: (51)98404.7608
Para conhecer e seguir: facebook.com/batukatu  www.batukatu.com.br



Colaboração: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Nenhum comentário