Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Retrospectiva Gaudéria de 2019

JANEIRO 11 a 13 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza a 67ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho no CTG Tropilha Crioula,...


JANEIRO

11 a 13 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza a 67ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho no CTG Tropilha Crioula, na cidade de São Borja, 3ª Região Tradicionalista. A eleição para Presidente da entidade (MTG) foi a mais disputada de todos os tempos. Estavam habilitados para votar 1009 congressistas e Nairo Callegaro manteve-se como presidente com 553 votos contra 453 de Elenir Winck com duas abstenções e um voto nulo.
 
O tema anual escolhido a ser trabalhado foi: Mulher Gaúcha - 70 anos de inclusão no tradicionalismo gaúcho organizado, suas conquistas e participações. 
 
11 a 20 - Aconteceu em Corrientes, Argentina a Festa Nacional do Chamamé, com diversos artistas gaúchos subindo ao sagrado palco do Anfiteatro Mario T. Cocomarola para o aplauso de milhares de pessoas que assistiam as dezenas de apresentações.

16 a 27 - Tem início, com entrega do convite ao Governador Eduardo Leite, a 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce, uma das mais bonitas e organizadas do Rio Grande, com passagens por lagoas e lugares históricos.

20 - Natural de Alegrete, o ginete Rafael Safons, 31 anos, saiu do 54º Festival de Doma y Folclore de Jesús Maria, em Córdoba, na Argentina, com um feito nunca alcançado por algum brasileiro participante deste grandioso evento, ou seja, levou o título de bicampeão na categoria crinia limpia (em pelo) a mais difícil de todas. O festival, que é considerado o maior da América Latina, tendo a duração de 12 dias, contou com diversas delegações de vários países.

23 - Falece Sonia Mara, que formou dupla de destaque na cantiga regional junto com seu marido Carlos Cirne, nos velhos e bons tempos das décadas de 70 e 80 onde os casais eram o "xodó" na musicalidade rio-grandense onde nomes como Teixeirinha e Mary Terezinha, Zezinho e Julieta, Nelson e Jeanete, De Lima e Leninha. faziam muito sucesso.

 23 - Cria-se enorme polêmica nos meios de comunicação pela divulgação dos shows sertanejos contratados para o Rodeio de Porto Alegre pela Federação Gaúcha de Laço que, posteriormente, para amenizar as críticas, fecha contrato com alguns artistas gaúchos.

FEVEREIRO

01 - Começa em Lagoa Vermelha um dos maiores rodeios do Estado e, junto a ele, a Festa Nacional do Churrasco. O governadore Eduardo Leite se fez presente, pilchado.

03 - Acidente de carro tira a vida de Cleder Barbieri, de 47 anos, a esposa Cristiane Jacobsen Barbieri, 44 e a filha Geovana Jacobsen Barbieri, de 10 anos, intérprete promissora, 1ª Prenda Mirim do CTG Sinuelo da Querencia, de Palmeira das Missões, 17ªRT.

23 - Acontece a 5ª edição do Esteio da Poesia, festival poético da cidade de Esteio que teve como vencedor o poema "O Fundo do Poço", de Silvio Genro. O Melhor Declamador foi Neiton Bittencourt Peruffo, na interpretação de "Restevas do Carovi" e o Melhor Amadrinhador foi Fernando Graciola, também no poema "Restevas do Carovi"..

25 Fev a 02 Mar - Ocorre a 35ª Cavalgada do Mar, com saída de Dunas Altas e chegada em Torres. Foram oito dias pelas areias do Litoral Norte, com um número aproximado de um mil cavalarianos. 


Foto: Léo Ribeiro


MARÇO

02 - Luiz Marenco interpretando uma chamarrita com letra de Sérgio Carvalho Pereira e melodia de Juliano Gomes intitulada "Volta pra mim" foi o grande vencedor do 17º Acampamento da Canção Nativa de Campo Bom.

06 - O senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) protocolou projeto no senado com intuito de batizar a segunda ponte do Guaíba, em obras, com o nome do maior folclorista gaúcho, Paixão Côrtes.

09 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho, por meio da vice-presidência de Cultura, realizou no dia 09 de março o 32º Seminário Estadual de Prendas. O evento aconteceu no CTG Querência Crioula, em Giruá, e teve como tema “Legados de união: fortalecendo os laços através da inclusão social”,

15 - Na Fecars - Festa Campeira do Rio Grande do Sul, que aconteceu em Xangri-la, o presidente do MTG Nairo Callegaro anunciou a criação do Departamento de Bem- estar Animal, vinculado à vice- presidência campeira

15 a 17 - Ocorre em Xangri-lá a 31ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul saindo-se vencedora a 23ª Região Tradicionalista. Contudo, o fato inusitado foi o verdadeiro recorde na categoria mais importante da FECARS, ou seja, o Laço Seleção, quando a 22ª Região não errou nenhuma armada em 100 tiros de laço.
 
 
Seleção da 22ª foi 100%
 
 
24 - Neste final de semana foi inaugurada a placa indicativa do Atracadouro Turístico de Porto Alegre, ao qual foi dado o nome de Nico Fagundes.
 
28 - O ginete alegretense Rafael Safons, 31 anos, bicampeão do Festival Nacional de Doma y Folklore de Jesus Maria, realizado na cidade de Córdoba, na Argentina, foi homenageado no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS com a Medalha da 55ª Legislatura, proposta pelo deputado Luiz Marenco.
 
ABRIL
 
12 -  O Piquete Fraternidade Gaúcha e a Loja Gaúchos Templários, do Oriente de Porto Alegre, organizam a segunda Sessão a Campo, na cidade de Uruguaiana, num ato que relembra os maçons farrapos e imperiais  quando da Revolução Farroupilha, onde os encontros secretos dos soldados pertencentes a Ordem eram realizados a campo aberto, entre uma batalha e outra. Tal evento marcou o início do ano maçônico na região da fronteira.

27 - Aconteceu ontem, sexta-feira, no Centro de Eventos Cultura e Lazer do município de Portão, o Primeiro Manancial de Poesia, um festival diferente, somente para convidados, que visa escolher dentre declamadores consagrados os melhores daquele evento sendo que os poemas recitados são de livre escolha de cada intérprete. O grande vencedor foi Wilson Araújo com o poema Camboatã Farrapo (Aureliano de Figueiredo Pinto), amadrinhado por Luidhi Moro.

28 - Acontece o 31º Entrevero de peões aonde são escolhidos os seguintes representantes:

Peões do Rio Grande do Sul 2019/2020:

1º: Micael Feliciano Machado Lopes, 5ª RT, PL Delfino Carvalho, Cachoeira do Sul
2º: João Vitor Silviera Menzes, 4ª RT, Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, Alegrete
3º: Tiago Luigi Guadagnin Radin, 11ª RT, CTG Pousada do Imigrante, Nova Bassano

Guris do Rio Grande do Sul 2019/2020

1º: Raphael Luciano Scarton, 11ª RT, CTG Pousada dos Carreteiros, Cotiporã
2º: João Gabriel Hundertmarck Moreira, 13ª RT, DTCE Marcas do Pampa, Santa Maria
3º: Guilherme Ribeiro Rossi, 4ª RT, CTG Amizade de Vasco Alves, Alegrete

Piás do Rio Grande do Sul 2019/2020:

1º: Henrique Gehres Moraes, 1ª RT, CTG Tiarayú, Porto Alegre
2º: Pedro Henrique Machado Nunes, 26ª RT, CTG Sinuelo do Sul, Pelotas
3º: Bruno Bohrer Strack, 30ª RT, CTG Essência da Tradição, Novo Hamburgo

28 - Na Campereada Internacional, rodeio de Santana do Livramento, pintaram uma vaca e um cavalo de rosa em homenagem as mulheres do Laço Perfumado como se elas precisassem deste tipo de reconhecimento. O gosto duvidoso do ato gerou muitas polêmicas por todo o Rio Grande do Sul.  


Foto: Jaderson Alves
 
30 - Aconteceu nesta terça, 30, em Osório, o primeiro dia do Fórum Estadual de Patrimônio Cultural, no Plenário da Câmara dos Vereadores. Diversas entidades culturais e Patrimoniais, como o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, o IPHAN , o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, o CAU-RS e a Prefeitura Municipal de Osório estiveram presentes no evento, que contou com a presença de mais de 18 municípios.

MAIO

 
08 - A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul reuniu-se na manhã do dia 08 na Secretaria da Cultura para oficializar o tema dos festejos de 2019 aonde foi escolhido "Vida e obra de Paixão Côrtes". Fizeram parte da reunião representantes da Secretaria de Estado da Educação, Casa Civil, Secom, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP, além do MTG e da Famurs. 
 
10 - O músico regionalista, César Oliveira foi escolhido como Patrono da Semana Farroupilha 2019 e entra para o rol daqueles que foram homenageados pelo estado do Rio grande do Sul, desde 2005, quando Luiz Menezes foi o escolhido.
 
15 - Falece aos 69 anos o ícone da trova na 1ª Região Tradicionalista e do Rio Grande do Sul Albeni Carmo de Oliveira, natural de São Vicente do Sul e radicado há vários anos na capital aonde se destacava, também, como grande tradicionalista.
 
15 a 17 - Bento Gonçalves sediou o 3º Congresso Estadual de Cultura. O evento objetivou fomentar o debate junto às empresas financiadoras, produtores culturais, empreendedores, agentes de cultura, artistas e trabalhadores da área  uma rediscussão intensa das leis que subsidiam os editais e projetos. 
 
18 - Aconteceu na cidade de Lageado a 49ª Ciranda Cultural de Prendas. As vencedoras foram as seguintes:
 
 
Mirim
1ª Prenda Mirim RS: Rafaela Prietsch dos Santos,CTG Mate Amargo, Rio Grande, 6ª RT
2ª Prenda Mirim RS: Amanda Bissani Tonial, Rincão da Roça Reúna, Veranópolis, 11ª RT
3ª Prenda Mirim RS:Yasmim dos Santos Ribas, CTG Mata Nativa, Canoas, 12ª RT
 
Juvenil
1ª Prenda Juvenil RS: Isabella Nunes da Silva, CTG Estância da Serra, Osório, 23ª RT
2ª Prenda Juvenil do RS: Taila Bergamin Kemerich, CTG Pousada dos Carreteiros, Cotiporã, 11ª RT
3ª Prenda Juvenil do RS: Gabriely Portela Ramos, CTG Sentinela do Pago, Marau,  7ª RT
 
Adulta
1ª Prenda: Gabriela Sarturi Rigão, DTG Noel Guarany, Santa Maria, 13ª RT.
2ª Prenda: Alessandra Hoppen, CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense, Carazinho, 7ª RT
3ª Prenda: Juliene da Cruz Carvalho, PL Timbaúva, Portão, 15ª RT

23 a 25 - Ocorre, na cidade de Osório, a 28ª Tafona da Canção Nativa e que teve como vencedora a canção Folia Santo do Divino, com letra de Diego Muller, melodia e interpretação de Érlon Péricles com participação especial de Romeu Weber.

23 a 26 - Aconteceu o 34º Carijo da Canção em Palmeira das Missões tendo como vencedor ENQUANTO ATAVA SEU LENÇO, com letra de Igor Silveira, melodia e interpretação de Nilton Ferreira.

31 - A única Loja Maçônica Temática do Brasil, a Gaúchos Templários, que resgata e preserva a cultura regional gaúcha dentro as hostes da  Ordem de Homens Livres e de Bons Costumes, completa dois anos de existência e troca seu Venerável Mestre. Sai Léo Ribeiro de Souza e assume o Primeiro Malhete o poeta Maxsoel Bastos de Freitas.

JUNHO

05 - Conhecido como "El Mago", por encantar multidões com seu virtuosismo, Raúl Barboza, que vive há três décadas na França, depois de uma turnê pelo interior do Estado apresentou-se no Theatro São Pedro.

18  - Ocorre, na cidade de Lages SC, a 27ª edição da Sapecada, festival nativista. A grande vencedora foi o música Cinco e meia da Manhã, uma milonga com letra de Edilberto Teixeira e melodia de André Teixeira.

19 - Por todo o Rio Grande do Sul foi comemorado o centenário de nascimento de Gildo de Fretas, o maior trovador que esta querência viu nascer.

25 - CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, o maior vencedor do ENART, faz espetáculo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, com o título Aldeia Pelo Mundo, retratando um pouco de suas viagens difundindo as danças gaúchas.

28 a 30 - Ocorre o no CTG Galpão da Peonada, em São Lourenço do Sul, 63º Rodeio de Poetas da Estância da Poesia Crioula com palestras, shows musicais e de dança, Romaria do Infinito, em homenagem aos poetas mortos. O evento, neste ano de 2019 teve como Patrono Espiritual Sergio de Laforret Padilha e como Poeta Homenageado Léo Ribeiro de Souza.

 29 - A estudante de direito e transexual Gabriela Meindrad, 32 anos, entrou para a história do tradicionalismo gaúcho ao receber homenagem do MTG no CTG Cancela da Tradição, em Mata, durante o concurso que escolheu os novos peões e prendas regionais do estado.

JULHO

05 - Deputado Luiz Marenco presta homenagem na Tribuna da Assembleia Legislativa a Jayme Caetano Braun.

11 - Morre o Tradicionalista Zeno Dias Chaves, ex-presidente do MTG (atual Conselheiro Vaqueano e Benemérito) e Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS 2016.
 
 
 
 16 - Como fazem a 18 anos, os habitantes de São José do Norte, no Sul do Estado, rememoram no dia 16 de julho o ataque farroupilha a esta cidade, ponto estratégico pois daria vasão ao mar através da lagoa, quando então Bento Gonçalves da Silva, após várias tentativas de invasão, com suas tropas cercando a cidade, foi sabedor pelo seu alto comando de que a única forma de sucesso seria incendiando as casas. A este custo o grande líder farrapo abdicou da vitória e bateu em retirada.  
 
19 - Aconteceu nesta noite de quinta-feira, no CTG Tarumã, em São Gabriel, o Tributo a duas legendas da arte nativa musical rio-grandense, ou seja, Edilberto Teixeira e Gaspar Machado, uma iniciativa da ACSGC (Associação Cultural São Gabriel das Carretas).
 
21 - Aconteceu na noite deste sábado, 20/07, o lançamento oficial do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Na oportunidade foi apresentado para a comunidade o cartaz e a música tema do evento tradicionalista que acontecerá de 01 a 09 de fevereiro de 2020 no Parque Nicanor Kramer da Luz.
 
23 - Aconteceu na noite de 23, na Casa do Gaúcho, Parque da Harmonia, a reunião entre o MTG e dezenas de Piquetes que pretendem acampar por ocasião dos festejos farroupilhas de Porto Alegre em 2019. Nairo Callegaro, Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho e também da Comissão Organizadora do evento, de início mostrou-se desiludido com a administração municipal pela falta de apoio, bem como contrapôs algumas notícias paralelas que, segundo ele, visam tumultuar a organização e criar confusão
 
27 -  Quinze conselheiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho protocolaram pedido de afastamento do seu presidente Nairo Callegaro.  
 
25 a 28 - Ocorre, em Santa Maria, o XXV FESTMIRIM tendo como vencedor na categoria Invernada Artística o CTG Guapos do Itapuí.
 
28 - Acontece a 39° edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta, um dos festivais mais longevos do Rio Grande do Sul. O vencedor foi a música Desenfrenado, letra de Eduardo Munhoz, com música e interpretação de Cícero Camargo.
 
AGOSTO
 
03 a 04 - Aconteceu neste fim de semana em Santa Maria mais uma edição do JUVENART e que teve os seguintes vencedores na categoria mais disputada, ou seja as Invernadas Artísticas:
 
1º Lugar - CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha.
2º Lugar - CTG Gildo de Freitas, de Porto Alegre.
3º Lugar - CTG M'Bororé, de Campo Bom.
4º Lugar - CPF Piá do Sul, de Santa Maria.
5º Lugar - CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha.
 
05 - O governador Eduardo Leite sancionou, em ato realizado na tarde desta segunda-feira (5) no Palácio Piratini, a lei que cria o ‘Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a)’. O projeto, protocolado pela ex-deputada Regina Becker na última legislatura, foi reapresentado este ano pelo deputado estadual Dirceu Franciscon e aprovado no Plenário da Assembleia, por unanimidade, no dia 16 de julho.
 
07 - Falece o gaiteiro Adão Lanes.
 
07 - Ocorreu o Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha e Lançamento dos Festejos Farroupilhas no CTG Jayme Caetano Braun, em Brasília. Pela primeira vez, o lançamento da Semana Farroupilha teve visibilidade nacional.



 13 - O tradicionalista Giovani Tubino foi escolhido pela Comissão dos Festejos Farroupilhas da Capital, por unanimidade, como Patrono dos Festejos de Porto Alegre.
 
16 - Começaram nesta sexta-feira os Festejos Farroupilhas de 2019. A abertura foi na cidade de Tenente Portela, no nordeste do Estado, com a geração da Chama Crioula. A centelha foi conduzida pela Ordem do Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) da praça central da cidade até o parque Águas de Moconá. A partir do sábado foi iniciada a distribuição da Centelha Crioula.
 
25 - Falece o bandoneonista Rafael Koller aos 88 anos, músico por demais conhecido no meio festivaleiro e na noite porto alegrense. 

30 e 31 - O Ronco do Bugio, em sua 28ª edição, cumpriu na íntegra seu papel de preservar o único ritmo criado em nosso Estado. Foram duas noites da mais pura musicalidade. Além das belas composições concorrentes a noite fria característica desta querência serrana foi aquecida por uma bóia campeira de primeira, proporcionada pelos Cozinheiros de São Chico a todo público presente e tudo de forma gratuita, outro fator diferenciado deste grande festival.

Os premiados do 28º Ronco do Bugio foram os seguintes:
1º LUGAR:  CANTO GALPONEIRO
Autores: Paulo Moraes Trentin e Carlos Möller
 
SETEMBRO

04 - Na Embaixada Bairrista, em Porto Alegre, ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar de Fortalecimento da Cultura Regional Gaúcha promovido pelo deputado Luiz Marenco.

20 - As comemorações do 20 de setembro espalham-se pelo mundo inteiro. Em Porto Alegre as dificuldades financeiras não atrapalharam o Acampamento Farroupilha e o desfile alusivo a data dos gaúchos ocorreu com o mesmo brilho em todos os rincões da querência.

23 - O prédio que abrigou a primeira entidade tradicionalista do Rio Grande do Sul foi demolido nesta segunda-feira (23), em Porto Alegre. A estrutura abrigou o Grêmio Gaúcho, Gauchinho, como era chamado quando foi fundado em 1898. A demolição ocorre logo após a Semana Farroupilha, quando o Rio Grande do Sul celebra as tradições gaúchas.

28 - Ocorre um dos maiores festivais poéticos do Estado, a SESMARIA de Osório em sua 24ª Quadra.
 
 
Os poemas premiados foram:
1º LUGAR: O CAMPO QUE TRAGO
Autor: Henrique Fernandes
Declamador: Neiton B. Perufo
Amadrinhador: Willian Andrade
 
2º LUGAR: PORTEIRA CHORA PRA O VENTO
Autor: Matheus Costa
Declamador: Jadir Oliveira
Amadrinhador: Matheus Costa
 
3º LUGAR: CADA INFÂNCIA COM SEU TEMPO
Autor: Léo Ribeiro de Souza
Declamador: Pedro Junior da Fontoura
Amadrinhadores: Leonardo Charrua e Gustavo Brodinho
 
OUTUBRO
 
18 - Foi aprovada hoje, em Plenário, a solicitação do Deputado Luis Marenco para a instalação de uma Comissão Especial da Cadeia Produtiva da Música e da Cultura Gaúcha na @assembleiars. A comissão, que terá duração de 120 dias, vai permitir trabalhar e aprofundar temas importantes da cadeia produtiva da cultura e da música gaúcha em suas diversas nuances, gerando viabilidades profissionais e de mercado de trabalho sem violar o valor artístico de cada um
 
20 - O Grupo Musical Cordeona, lança na cidade de Ivoti, para imprensa e convidados, seu novo trabalho. Porca Veia, o grande líder do Grupo, mesmo enfermo, participou da festa e apresentou-se em algumas obras.

 22 - Presenciamos um dos mais belos espetáculos dos últimos tempos, com o Teatro da AMRIGS totalmente lotado para aplaudir com verdadeiro entusiasmo os mais de 35 artistas da música regional gaúcha que subiram ao palco para o show beneficente “Gracias Maestro”, com a renda (15 mil reais segundo foi informado) revertida para o guitarreiro argentino Lucio Yanel, que a uma década atende sua esposa D. Sueli que padece de Alzheimer.
 
Mais de 35 artistas no show beneficente "Gracias Maestro"
 
24 - As candidatas ao MTG em 2020 Gilda e Elenir expuseram, no 35 CTG seus planos de governo para o Movimento. 
 
Gilda Galeazzi e Elenir Winck
 
24 - Foi lançada ontem, na boca da noite, mais uma antologia da Estância da Poesia Crioula, a sexagenária academia literária voltada ao versejar rio-grandense. No flagrante abaixo alguns dos poetas e escritores que emprestaram seu talento a obra. Da esquerda para a direita: Dione Spillari, Lúcia Barcelos, Ubirajara Anchieta Rodrigues, Darci Ignácio da Silva, Beatriz de Castro, Marilene Huff, Darci Dárgen, Maxsoel Bastos de Freitas, Wilson Tubino, José Machado Leal, Léo Ribeiro de Souza e José Altair Curvello.

26 - Ocorre o 17º Bivaque de Campo bom saindo-se vencedor o poema O Porquê Dos Meus Silêncios de autoria de Mateus Neves da Fontoura

28 - Baseado no poema de Jayme Caetano Braun, 'Bochincho - O Filme' deve começar a ser rodado em janeiro de 2020, com previsão de lançamento para o final do mesmo ano. No entanto, para viabilizar o projeto, os irmãos Guilherme (roteirista e diretor) e Thiago Suman (roteirista) criaram um financiamento coletivo no site Vakinha, com o objetivo de arrecadar US$ 30 mil.

29 - César Oliveira e Rogério Mello comemoraram vinte anos de uma carreira de pleno sucesso. O evento aconteceu no dia 29 de outubro em Porto Alegre, no Theatro São Pedro completamente lotado.
 
 
 
 NOVEMBRO

05 - Aconteceu no Anfi-teatro Araújo Viana em Porto Alegre a 7ª Edição do Grande Encontro com dezenas de artistas, cantando em grupos, numa belíssima apresentação que entusiasmou o grande público.

15 a 17 - CTG Tiarayú vence o ENART. Com dezenas de apresentações que mantêm vivo o espírito tradicionalista no Estado, a edição deste ano do Encontro de Artes e Tradição (Enart) foi encerrada neste domingo (17). O grande vencedor do evento foi o CTG Tiarayú, de Porto Alegre (1ª RT), primeiro lugar na modalidade considerada principal, a Danças Tradicionais Força A.


 
22 - O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul cancelou na tarde de 22 de novembro, dois eventos que aconteceriam dia 30, em Campo Bom: O Congresso Extraordinário e a Convenção Extraordinária. Tais eventos eram contestados por opositores do Movimento por alegarem irregularidades regulamentares para sua realização. 

29 - MTG entra na justiça contra a CBTG


DEZEMBRO

05 a 07  - Acontece na cidade de Uruguaiana, após muitas idas e vindas, o ícone dos festivais nativistas, ou seja, a Califórnia da Canção Nativa agora em sua 41ª edição, sem as tradicionais "linhas". As vencedoras foram:

Calhandra de Ouro - Leilão de Aperos - Flávio Saldanha e Nilton Ferreira
Calhandra de Prata - Guria - Maxsoel Bastos de Freitas e Jaime Ribeiro
Calhandra de Bronze - O Anjo e o Louco - Vaine Darde e Lenin Nunes

09 - Morreu no início da manhã desta segunda-feira (9) no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, Patrocínio Vaz Avila, 80 anos, um dos mais premiados declamadores do Rio Grande do Sul deixando um legado histórico voltado para a poesia.

14 - Ocorre a segunda edição da Cavalgada do Bem, uma iniciativa da RBS com o fim de arrecadar donativos para o Banco de Alimentos. No ano de 2018, 132 entidades devidamente cadastradas participaram do evento arrecadando 90 toneladas. Neste ano de 2019 o número de entidades inscritas aumentou para 182.


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário