Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Guris e gurias do Rincão trazem o troféu da Força B

Grupo mirim foi campeão da Força B nas Danças Tradicionais - Foto: Divulgação Por: MICHELLE TREICHEL O CTG Rincão da Alegria conquist...

Grupo mirim foi campeão da Força B nas Danças Tradicionais - Foto: Divulgação

Por: MICHELLE TREICHEL


O CTG Rincão da Alegria conquistou o primeiro lugar nas Danças Tradicionais Força B Mirim do 1º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho nesse fim de semana em Soledade. O grupo, coreografado há quatro anos pelo instrutor Clademir Lima dos Santos, o Prego Lima, intensificou os ensaios desde março, quando o evento foi anunciado pelos organizadores. “Estamos muito contentes porque vamos ficar na história como campeões na primeira edição do evento”, comemora a primeira capataz do Rincão da Alegria, Carla Cristina de Borba.

Diferente do Enart adulto, que passa por diversas classificatórias antes da grande final em Santa Cruz do Sul, essa edição esteve centralizada no fim de semana. As invernadas, divididas por modalidades, concorreram entre si no sábado e as melhores classificadas disputaram a Força A no domingo. Nesse dia também ocorreram as competições da Força B, entre os grupos que não atingiram a pontuação necessária no dia anterior. Com o resultado, Carla comenta que o CTG Rincão da Alegria conquistou o passaporte para dançar na Força A da próxima edição do Enart  Pré-Mirim, Mirim e Juvenil.

A 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) também teve destaque na modalidade de Dança Gaúcha de Salão Mirim. Os pequenos Gabriel Kothe Bartz e Nicole Kohls, ambos de 9 anos, ficaram em segundo lugar na classificação geral. Após se apresentarem no sábado com outras 32 duplas de todo o Estado, os dançarinos do CTG Lanceiros de Santa Cruz classificaram-se entre os 15 finalistas para o domingo, quando conquistaram o sonhado resultado. “Eles dançam juntos desde a pré-mirim e já ganharam quatro troféus em festivais pelo Estado”, orgulha-se a mãe de Nicole, Andréia Kohls, que apoia a filha ao lado do esposo Jair Kohls.

No Enart, a dupla dançou xote e vaneira no sábado, e xote e valsa no domingo. Para tudo sair perfeito, eles costumam ensaiar duas vezes por semana, mas na semana da competição foram três dias de preparação, além de todos os ensaios extras da invernada. Tudo sob o olhar atento da professora Débora Mello Lopes e também o apoio dos pais – Gabriel é filho de Marcos Romeu Bartz e Sirlene Kothe.

A relação completa dos vencedores do 1º Enart  Pré-Mirim, Mirim e Juvenil poderá ser conferida aqui no site, na aba MTG.


Dança da inclusão
O CTG Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul, trabalha a inclusão em sua invernada mirim. Mesmo de cadeira de rodas, a pequena Eduarda Gabrieli Foletto não deixa de vivenciar em seu dia a dia toda a alegria da música e do tradicionalismo gaúcho.

Integrante do CTG desde o ano passado, a menina tem paralisia cerebral e participou da coreografia de entrada do grupo no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. “Representamos uma festa de aniversário, onde a aniversariante é a Duda, sempre respeitando os limites dela”, conta a primeira capataz do Rincão da Alegria, Carla Cristina de Borba.

Danças tradicionais

    Força A Mirim

1º lugar: CTG M’Bororé, de Campo Bom (30ª RT)
2º lugar: CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha (23ª RT)
3º lugar: CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT)
4º lugar: CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí (1ª RT)
5º lugar: CTG Guapos do Itapuí, de Campo Grande (30ª RT)

    Força B Mirim

1º lugar: CTG Rincão da Alegria, de Santa Cruz do Sul (5ª RT)
2º lugar: CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen (28ª RT)
3º lugar: CTG Porteira da Restinga, de Porto Alegre (1ª RT)
4º lugar: CTG Essência Gaúcha, de Taquara (22ª RT)
5º lugar: CTG Darci Fagundes, de Guaíba (1ª RT)

    Força A Juvenil

1º lugar: CTG Tiarayú, de Porto Alegre (1ª RT)
2º lugar: CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT)
3º lugar: CTG M’Bororé, de Campo Bom (30ª RT)
4º lugar:CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí (1ª RT)
5º lugar: CTG Guapos do Itapuí, de Campo Bom (30ª RT)

    Força B Juvenil

1º lugar: CTG Marciano Brum, de Soledade (14ª RT)
2º lugar: CTG Leão da Serra, de São Leopoldo (12ª RT)
3º lugar: CTG Laço Velho, de Bento Gonçalves (11ª RT)
4º lugar: CTG Osório de Assis, de Fontoura Xavier (14ª RT)
5º lugar: 35 CTG, de Porto Alegre (1ª RT)


Fonte: portal GAZ

Nenhum comentário