Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Montenegrinos correm risco de ficarem sem o Acampamento Farroupilha

Problemas elétricos e falta de banheiros dificultam a realização do Acampamento Farroupilha no Parque Centenário de Montenegro /Guilherm...

Problemas elétricos e falta de banheiros dificultam a realização do Acampamento Farroupilha no Parque Centenário de Montenegro /Guilherme Baptista/FN
Por Guilherme Baptista


Novamente a Semana Farroupilha não terá shows no Centenário

Mesmo sendo o maior município da região, Montenegro não vem realizando nenhum grande evento que divulgue as suas potencialidades. A programação com maior duração, envolvendo shows, atividades campeiras e artísticas, e bailes, era a Semana Farroupilha. Isso até 2016. Com a falta de prestação de contas por parte da comissão organizadora da Semana Farroupilha, a Prefeitura não repassou recursos no ano passado. E os shows, de artistas de renome no repertório gauchesco, não foram realizados no Centenário. As pendências continuam. E neste ano, além de não ter os shows, o parque poderá ficar sem o seu tradicional Acampamento Farroupilha.

Montenegro já deixou de realizar outros eventos em razão da falta de prestação de contas. Foi o caso dos desfiles de carnaval e também dos campeonatos municipais de futebol de campo (onze). E isso se repetiu na Semana Farroupilha.

Centenário sem condições

O Parque Centenário de Montenegro está com graves problemas na sua estrutura. Os dois ginásios – Azulão e Domingão, estão interditados por problemas em seus telhados, piso e parte elétrica. Com isso também faltam banheiros. Os únicos que têm ficam perto da pista atlética e quadras de esporte. É muito pouco e ainda estão em condições precárias. E ainda tem um grave problema na parte elétrica de todo o parque. Isso inclusive tem impedido a realização de eventos no Centenário, sendo que a maioria das promoções do município acontece na Estação da Cultura.

Os tradicionalistas já estão indo buscar a chama crioula em Iraí e depois ela será distribuída para a região em Taquari. Em Montenegro chegará no dia 9 de setembro, ficando inicialmente na sede do Piquete 15 de Novembro, no Parque Centenário. E depois no dia 13 acontece a abertura oficial da Semana Farroupilha, na Estação da Cultura.

Conforme o presidente da Associação Tradicionalista Montenegrina, Márcio Mombach, ainda não está definido se terá algum acampamento no Centenário. O problema é a falta de estrutura. Teriam que ser alugados banheiros químicos e provavelmente gerador. Mesmo assim, diz que podem ter algumas atividades campeiras, como tiro de laço e gineteada. A única coisa certa é que terão atividades nos CTGs e entidades tradicionalistas, além do tradicional Desfile Farroupilha no centro no feriado de 20 de setembro, uma quinta-feira.

“Para o ano que vem vai ser muito melhor. Teremos novos banheiros junto da parte campeira, inclusive com chuveiros. As melhorias na parte elétrica já devem estar prontas.

E deve estar solucionado o problema da prestação de contas, permitindo o repasse para shows e apresentações”, aposta Marcio Mombach.

Para este ano, provavelmente Acampamento Farroupilha só em outro Parque Centenário, o de São Sebastião do Caí, onde já está tudo sendo planejado e inclusive será palco de grandes shows.

Desfile da Pátria na Timbaúva

Antes da Semana Farroupilha tem a Semana da Pátria. A abertura da programação será na próxima segunda-feira, dia 20, às 8h30, quando o fogo simbólico será acesso na Estação da Cultura. A programação segue com atividades nas escolas. E o tradicional desfile do feriado de 7 de setembro, sexta-feira, neste ano será na Rua Bruno de Andrade, do bairro Timbaúva. É que ocorre um rodízio, com um ano no centro e outro na Timbaúva. Como em 2017 foi na Rua Ramiro Barcelos, agora será pela manhã na Rua Bruno de Andrade, com destaque para a participação das escolas e bandas marciais.


Fonte: portal do Jornal Fato Novo

Nenhum comentário