Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama Crioula chega à Cachoeirinha

Ronda Crioula e Rodeio Artístico A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha e o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúcha...


Ronda Crioula e Rodeio Artístico

A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha e o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas acontecem de 13 a 23 de setembro no parque de eventos do CTG Rancho da Saudade, na Avenida Frederico Ritter. O Rodeio será nos dias 22 e 23 e contará com concurso de danças de salão, declamação, chula, intérprete vocal e truco. A Ronda acontece de 13 a 21 de setembro, com a presença dos piquetes, ciranda escolar, exposição Traços Gaúchos, bailes diários e concursos culturais. “Cachoeirinha novamente se organiza para receber um grande público nestes dois eventos que já se tornaram uma marca para a cidade”, lembrou o prefeito Miki Breier.

A secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sônia Rejane, lembra que a programação terá a participação de quatro CTGs: Rancho da saudade, Sinuelo da Amizade, Roda de Carreta e Guapos da Amizade. “Este é um momento de integração da nossa comunidade e de celebração da cultura. Tenho certeza de que, com a equipe que formamos e quem vem trabalhando com dedicação e empenho, a Ronda e o Rodeio serão um grande sucesso”, destaca.

PATRONA

Este ano a Ronda Crioula terá a liderança de uma mulher: Maria Celene Rocha. A cavalariana, que mora em Cachoeirinha há mais de 35 anos, é membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e, por 10 anos, da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-Grandense.

Já percorreu mais de 22 mil Km em cavalgadas, inclusive, indo até Brasília a cavalo. Há mais de 15 anos, Maria Celene participa da busca da Chama Crioula, onde já foi até para o Uruguai, sempre no lombo do “pingo”, como ela diz. Ela também faz parte, há 20 anos, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca divulgar a vida da “heroína de dois mundos”.


Fonte: portal O Repórter - Cachoeirinha
Para ver a publicação original e outras publicações, clique aqui.

Nenhum comentário