Page Nav

HIDE
GRID_STYLE

Post/Page

Weather Location

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ad

Últimos chasques:

latest

Chama Crioula chega à Cachoeirinha

Na segunda-feira, 20 de agosto, está prevista a chegada em Cachoeirinha a Chama Crioula. Uma comitiva de 20 pessoas, sendo 15 a cavalo, rumou à Iraí na madrugada do último dia 10 para buscar o fogo símbolo do tradicionalismo gaúc…


Na segunda-feira, 20 de agosto, está prevista a chegada em Cachoeirinha a Chama Crioula. Uma comitiva de 20 pessoas, sendo 15 a cavalo, rumou à Iraí na madrugada do último dia 10 para buscar o fogo símbolo do tradicionalismo gaúcho. A chegada no Município deve acontecer às 19h30, com a cerimônia oficial ocorrendo às 21h no CTG Rancho da Saudade. Atualmente a comitiva está na cidade de Sarandi.

A chama ficará no Rancho da Saudade até o dia 24 de agosto, quando ruma para o CTG Guapos da Amizade. Ela passará ainda pelos CTGs Sinuelo da Amizade, Querência dos Caudilhos e Roda de Carreta antes de voltar ao CTG Rancho da Saudade, no dia 13 de setembro, para a abertura da 32º edição da Ronda Crioula. A Chama Crioula será extinta no dia 20 de setembro. O roteiro completo da cavalgada pode ser conferido no final da página (anexo).

Ronda Crioula e Rodeio Artístico

A 32ª edição da Ronda Crioula de Cachoeirinha e o 2º Rodeio Artístico e Cultural das Tradições Gaúchas acontecem de 13 a 23 de setembro no parque de eventos do CTG Rancho da Saudade, na Avenida Frederico Ritter.

O Rodeio será nos dias 22 e 23 e contará com concurso de danças de salão, declamação, chula, intérprete vocal e truco. A Ronda acontece de 13 a 21 de setembro, com a presença dos piquetes, ciranda escolar, exposição Traços Gaúchos, bailes diários e concursos culturais. "Cachoeirinha novamente se organiza para receber um grande público nestes dois eventos que já se tornaram uma marca para a cidade", lembrou o prefeito Miki Breier.

A secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sônia Rejane, lembra que a programação terá a participação de quatro CTGs: Rancho da saudade, Sinuelo da Amizade, Roda de Carreta e Guapos da Amizade. "Este é um momento de integração da nossa comunidade e de celebração da cultura. Tenho certeza de que, com a equipe que formamos e quem vem trabalhando com dedicação e empenho, a Ronda e o Rodeio serão um grande sucesso", destaca.

PATRONA

Este ano a Ronda Crioula terá a liderança de uma mulher: Maria Celene Rocha. A cavalariana, que mora em Cachoeirinha há mais de 35 anos, é membro da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e, por 10 anos, da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, sendo a primeira mulher a receber o título de Cavaleira Rio-Grandense.

Já percorreu mais de 22 mil Km em cavalgadas, inclusive, indo até Brasília a cavalo. Há mais de 15 anos, Maria Celene participa da busca da Chama Crioula, onde já foi até para o Uruguai, sempre no lombo do "pingo", como ela diz. Ela também faz parte, há 20 anos, do Instituto Anita Garibaldi, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca divulgar a vida da "heroína de dois mundos".


Fonte: portal da Prefeitura de Cachoeirinha

Nenhum comentário

Ads Place