Carros temáticos são estilizados para desfile em Porto Alegre (Foto: Ricardo Barcellos/ Divulgação) Luiza Carneiro Do G1 RS Mais de 1,1...
Carros temáticos são estilizados para desfile em Porto Alegre (Foto: Ricardo Barcellos/ Divulgação)
Luiza Carneiro
Do G1 RS
Luiza Carneiro
Do G1 RS
Mais de 1,1 mil pessoas irão participar do desfile temático da Semana Farroupilha em Porto Alegre. No dia 19 de setembro, a partir das 21h, representantes de Centros Tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul farão o espetáculo na Edvaldo Pereira Paiva. A expectativa da organização é que 15 mil pessoas compareçam ao local.
Há alguns meses, artistas plásticos se dedicam a confeccção dos carros que trarão ao público cenas da história do estado. No dia seguinte, 20 de setembro, gaudérios também irão para a avenida mostrar a tradição em cima do lombo do cavalo.
O Complexo Cultural do Porto Seco, palco do carnaval de Porto Alegre, vira nesta época a sede da tradição gaúcha. Ali são montados nove carros temáticos por 30 pessoas, quase todas especialistas em algum tipo de material. Arte em isopor e plástico compõem as cores dos veículos enfeitados. A batuta do espetáculo fica a cargo de Silvio de Oliveira, artista conhecido da folia porto-alegrense. Diferente do carnaval, o objetivo do desfile é resgatar a história.
“A ideia é trabalhar com a nossa história, sempre sendo fiel aos acontecimentos”, explicou ao G1 o coordenador dos desfiles Josemar Basso, que está a frente do projeto desde o seu início, em 2003.
Nove invernadas foram montadas para participar de cada ala. Neste ano, o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social” resgata a mitologia regional gaúcha. Coreografias de grupos de danças ligados ao Encontro de Arte e Tradição (Enart), tradicional festival realizado em Santa Cruz do Sul, serão distribuídas pela avenida, dando ritmo para o desfile.
Os carros podem medir até 6 metros de largura e 10 de altura, e trazem no seu corpo a história das lendas do Negrinho do Pastoreio, Boitatá e a Salamanca do Jaraú, por exemplo. “Teremos neste ano mais iluminação, carros com movimento. Cada invernada ficará responsável por contar um pedaço da história. Será um grande teatro a céu aberto”, conta Basso. A previsão é que os carros fiquem prontos uma semana antes do desfile.
Conheça a história de cada carro temático do desfile da Semana Farroupilha, clique aqui.
Fonte: Portal G1 - Semana Farroupilha
Nenhum comentário