Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Com nove carros alegóricos, desfile temático falará de lendas do RS

Carros temáticos são estilizados para desfile em Porto Alegre (Foto: Ricardo Barcellos/ Divulgação) Luiza Carneiro Do G1 RS Mais de 1,1...

Carros temáticos são estilizados para desfile em Porto Alegre (Foto: Ricardo Barcellos/ Divulgação)
Luiza Carneiro
Do G1 RS


Mais de 1,1 mil pessoas irão participar do desfile temático da Semana Farroupilha em Porto Alegre. No dia 19 de setembro, a partir das 21h, representantes de Centros Tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul farão o espetáculo na Edvaldo Pereira Paiva. A expectativa da organização é que 15 mil pessoas compareçam ao local.

Há alguns meses, artistas plásticos se dedicam a confeccção dos carros que trarão ao público cenas da história do estado. No dia seguinte, 20 de setembro, gaudérios também irão para a avenida mostrar a tradição em cima do lombo do cavalo.

O Complexo Cultural do Porto Seco, palco do carnaval de Porto Alegre, vira nesta época a sede da tradição gaúcha. Ali são montados nove carros temáticos por 30 pessoas, quase todas especialistas em algum tipo de material. Arte em isopor e plástico compõem as cores dos veículos enfeitados. A batuta do espetáculo fica a cargo de Silvio de Oliveira, artista conhecido da folia porto-alegrense. Diferente do carnaval, o objetivo do desfile é resgatar a história.

“A ideia é trabalhar com a nossa história, sempre sendo fiel aos acontecimentos”, explicou ao G1 o coordenador dos desfiles Josemar Basso, que está a frente do projeto desde o seu início, em 2003.

Nove invernadas foram montadas para participar de cada ala. Neste ano, o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social” resgata a mitologia regional gaúcha. Coreografias de grupos de danças ligados ao Encontro de Arte e Tradição (Enart), tradicional festival realizado em Santa Cruz do Sul, serão distribuídas pela avenida, dando ritmo para o desfile.

Os carros podem medir até 6 metros de largura e 10 de altura, e trazem no seu corpo a história das lendas do Negrinho do Pastoreio, Boitatá e a Salamanca do Jaraú, por exemplo. “Teremos neste ano mais iluminação, carros com movimento. Cada invernada ficará responsável por contar um pedaço da história. Será um grande teatro a céu aberto”, conta Basso. A previsão é que os carros fiquem prontos uma semana antes do desfile.


Conheça a história de cada carro temático do desfile da Semana Farroupilha, clique aqui.


Fonte: Portal G1 - Semana Farroupilha

Nenhum comentário