Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Quem foi José Gervasio Artigas ?

 Monumento a Artigas, no centro de Montevidéu - Foto: Léo RS José Gervasio Artigas nasceu em Montevidéu, em 19 de junho de 1764 e morre...

 Monumento a Artigas, no centro de Montevidéu - Foto: Léo RS

José Gervasio Artigas nasceu em Montevidéu, em 19 de junho de 1764 e morreu em Ibiray em 23 de setembro de 1850. É considerado o herói nacional do Uruguai.

Filho do capitão de milícias Martin José Artigas e de Antônia Pascual, Artigas era o terceiro filho dos seis que teve o casal.

Estudou no Colégio dos Padres Franciscanos e no Convento de São Bernardino em Montevidéu, sendo depois mandado pelo pai para o interior, onde passou a juventude entre gaúchos, índios e tropeiros. Dedicou-se ao comércio de couro e gado, percorrendo todo o Uruguai e adquirindo influência junto à população rural.

Em 1797 ingressou no Regimento de Lanceiros como tenente. Durante a guerra hispano-portuguesa, combateu os ingleses no Prata, aliados dos portugueses. Nessa época iniciou-se o movimento de libertação das colônias espanholas e Artigas juntou-se aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires.

Em 1803 foi nomeado “Guardia Geral de la Campaña”. No mesmo ano casou-se com sua prima, Rafaela Villagran, com quem teve um filho de nome José Maria.

Seu espírito revolucionário inicia-se em 1810 quando passa a defender o ideário da Revolução Americana, em especial, a dos “Orientais” (habitantes da margem oriental do Rio Uruguai). Neste ano, também, inicia-se, no interior do país (na campanha) o movimento liberal contra o Governo Hispânico Conservador instalado em Montevidéu.

A Revolução Oriental começa em 28 de fevereiro de 1811 com o chamado “Grito de Ascênsio”.

 Também, em 1811, Artigas comandou as tropas que derrotaram os espanhóis na Batalha de San José, obrigando o chefe da guarnição espanhola a retirar-se com suas tropas para Montevidéu. Derrotou novamente os espanhóis na Batalha de Las Piedras e sitiou a cidade.

Na assembléia da “Quinta da la Paraguaya”, no dia 10 de outubro de 1811 o povo armado elege Artigas como General em Chefe dos Orientais. Neste período de 1811 a 1812, sobe o comando de Artigas, avança a chamada constituição da nacionalidade oriental e o surgimento do Uruguai como a pátria dos orientais.

No dia 5 de abril de 1813 realizou-se o Congresso de Abril em Três Cruzes de onde saíram as “Instruções do Ano XIII”. Estas instruções sintetizam o pensamento político de Artigas e dos orientais. Nelas temos três idéias principais: 1) Independência dos Territórios do Rio do Prata; 2) Governo Republicano;e 3) Confederação das Províncias baixo um governo supremo.

De 1815 a 1817 a influência de Artigas era tão grande que sobe sua liderança forma-se a “Liga Federal”. Ela contava com seis províncias que aclamaram Artigas: "o protetor dos povos livres".

Em Paysandu, sede do seu Quartel General, Artigas dirigiu a Província Oriental Autônoma e iniciou a criação do sistema republicano uruguaio.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental (cabe notar que na época o Brasil era colônia portuguesa). Derrotado na Batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário