Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

MTG/MS participará de Festival Nacional no RS

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) será representado por aproximadamente 400 tradicionalistas no 11º Festival...

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) será representado por aproximadamente 400 tradicionalistas no 11º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que será realizado no período de 26 a 30 de janeiro de 2011, no Parque Camboatá, na cidade de Triunfo-RS. O evento é uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG/RS).

“É um momento muito importante para o tradicionalismo gaúcho e por meio da integração com todos os MTG’s valorizamos e preservamos, desde nossas crianças até os mais velhos, a cultura brasileira através das manifestações da tradição gaúcha”, destaca Agadir Mossmann, Presidente do MTG/MS.

Agadir explica que o festival nacional acontece a cada dois anos e reúne tradicionalistas de todos os CTG’s do Brasil filiados a um Movimento Estadual Tradicionalista, para participar de competições artísticas, esportivas e campeiras. No caso do Estado, os campeões das duas últimas edições do Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (21º Fegams), competirão no evento.

“É um trabalho árduo de pesquisas e ensaios, pois são dois anos de preparativos para o nacional. Os integrantes do MTG/MS concorrerão em diversas provas individuais e coletivas, nas modalidades artísticas (danças tradicionais, chula, música, causo, declamação, danças birivas) e esportivas
(jogos tradicionalistas)”, explica Mossmann. Ele lembra que o MTG/MS ficou para a história do tradicionalismo no Brasil, pois organizou e sediou o 1º Fenart, no ano de 1994, no CTG Sentinela do Pantanal, em Coxim.

Paralelo ao Fenart, também serão realizados o 15º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 5º Jogos Tradicionalistas. De acordo com a organização, mais de três mil participantes estão inscritos no festival nacional.

Participarão do Fenart os MTG’s dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia (que agrega os Estados do Acre, Roraima e Amazonas), além da Federação Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central, União Tradicionalista Gaúcha do Nordeste e União Tradicionalista Gaúcha do Rio de Janeiro.

Fonte: Portal MS Aqui

Nenhum comentário