Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG da Capital (MS) competirá em festival nacional no RS

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, de Campo Grande, participará na próxima semana, no período de 26 a 30 de janeiro...

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, de Campo Grande, participará na próxima semana, no período de 26 a 30 de janeiro, do 11º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que será realizado no Parque Camboatá, na cidade de Triunfo-RS.

Em julho do ano passado o CTG Tropeiros de Querência conquistou o campeonato geral no 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams). Por essa conquista, várias modalidades no festival nacional serão disputadas pelos integrantes do CTG. “Disputaremos modalidades artísticas e esportivas como as provas de danças, música, poesia, trova, gaita e provas de esportes tradicionalistas como tava, bocha, bolão e truco espanhol”, explica José Valdemir Rocha, Patrão (presidente) da entidade tradicionalista.

Durante o ano de 2010 o CTG realizou diversos eventos para ajudar no deslocamento e hospedagem no Rio Grande do Sul. “A viagem tem um custo alto para o CTG, por isso promovemos eventos extras para arrecadar dinheiro e assim representar o Mato Grosso do Sul”, diz.

Conforme o Patrão, a preparação para o festival nacional acontece há dois anos, mas se intensificou no último semestre do ano passado e neste mês de janeiro, pela proximidade do evento.

Entre as apresentações folclóricas, destaque para a dança da chula, danças birivas (exclusivamente masculinas) e danças do folclore gaúcho. Para a correta execução das danças, o CTG tem um Posteiro, que no linguajar pampeano significa professor de danças gaúchas. “Os ritmos de ensaios são intensos nestes últimos meses. Todos se envolvem para o festival nacional e principalmente para a preservação das tradições gaúchas”, destaca o Patrão.

O CTG Tropeiros da Querência participa do Fenart desde sua primeira edição, realizado em 1994 na cidade de Coxim, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de MS (MTG/MS). Além do CTG Tropeiros da Querência, diversos CTG’s do Estado participarão do festival nacional.

O 11º Fenart é uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG/RS). O Fenart acontece a cada dois anos e reúne tradicionalistas de todos os CTG’s do Brasil filiados a um Movimento Estadual Tradicionalista.

Informações do Portal MS Notícias

Nenhum comentário