Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mês dos gaúchos na ACIT

AMILTON LIMA - ESTAMPA CAUDILHA REFERÊNCIA: 74042240 CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222843 Amilton Lima é conhecido pelo estilo fandangueiro, pelo...

AMILTON LIMA - ESTAMPA CAUDILHA
REFERÊNCIA: 74042240
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222843

Amilton Lima é conhecido pelo estilo fandangueiro, pelo seu timbre marcante, pelo carisma e pela forte presença de palco quando exerce seu maior dom: cantar a autêntica música gaúcha. Iniciou a carreira artística no grupo Vozes do Vento onde permaneceu como vocalista durante sete anos. Depois integrou o Grupo Campeirismo, de João Luiz Correa e, posteriormente, o grupo Criado em Galpão. Sua participação nestes conjuntos ficou registrada em seis discos e um DVD e, claro, nas centenas de bailes que animou Brasil a fora.

Desde 2007, Amilton esteve afastado dos palcos para se dedicar à direção e edição do Programa Coisas do Sul (SBT/RS). Atualmente dirige o programa Volmir Martins (Band/RS). Agora ele retoma a carreira e inaugura uma nova fase em sua trajetória artística - passando a atuar em carreira solo - com a gravação do CD Estampa Caudilha (ACIT).

O disco é um fiel retrato de sua identificação com a música de raiz marcada por letras e ritmos fortes. O repertório apresenta 14 faixas, sendo algumas delas regravações, como é o caso de Estampa Caudilha, Se o Rio Grande me Precisa, Nas Patas do meu Cavalo e Balseiros do Rio Uruguai, um clássico da música regional que recebe um novo arranjo, assinado pelo guitarrista brasileiro radicado na Alemanha Pedro Tagliani. Entre as inéditas, destacam-se Tropilha Gaviona, Estrelas de Aço (participação especial de César Oliveira e Rogério Melo), Meu Sombreiro, Cruz Credo (participação de Elton Saldanha) e A Minha Bandeira (que conta com a participação de Walther Morais).

A qualidade do repertório é atestada pelo talento dos compositores envolvidos, como Edilberto Teixeira, Cristiano Quevedo, Luiz Cláudio, Alex Silveira, Anomar Danúbio Vieira, Érlon Péricles, entre outros.

O CD foi gravado nos estúdios da ACIT por grandes músicos: Juliano Trindade "Bonitinho" foi o responsável pelos violões; Cristiano Teixeira pela bateria; e Anderson Vieira "Lomba" pelo contrabaixo. As gaitas ficaram a cargo de Samuel Costa "Negrinho", Volmir Dutra e por Luciano Maia, que também assinou a produção musical. O projeto gráfico é de Célio Oliveira, da De Fronteira Produções Artísticas.

O esmero na produção de Estampa Caudilha revela a preocupação que Amilton tem em valorizar as suas referências e ser fidedigno ao legado deixado por outros grandes artistas que delinearam a cultura regional, mas ao mesmo tempo acrescentar uma pitada de atualidade e de seu estilo pessoal em um trabalho que busca conquistar o apreciador da boa música gaúcha pela qualidade e autenticidade.

SEMANA FARROUPILHA
REFERÊNCIA: 74042330
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222935

"Olha estas mãos afeitas ao manejo das rédeas e das lanças e do arado - trilogia dos trastes campesinos de onde surgiram rumos e destinos de um povo que se orgulha do passado...Vós que sois deste Rio Grande herdeiros contemplai este século que passa e cinzelai sobre a emoção dos dias a flama das sagradas rebeldias - ainda o cerne espiritual da raça..."(Extraído da poesia de José Hilário Retamozzo - Exaltação Farroupilha)

A Semana Farroupilha é um evento festivo do Rio Grande do Sul, que acontece em setembro com inúmeras homenagens a Revolução Farroupilha, a maior do Brasil, que durou 10 anos.

Com os dizeres da bandeira do Estado - Liberdade, Igualdade, Humanidade - a gravadora ACIT lança em setembro o CD Semana Farroupilha, trazendo o melhor da música tradicionalista.

Com dezessete faixas, sendo a primeira uma poesia "Centauros Farroupilhas", em homenagem a história Farrapa, interpretada por Omair Trindade com grande esmero, o CD conta ainda com grandes intérpretes: Walther Morais, Os Monarcas, Shana Muller, Cristiano Quevedo, Os Mateadores, Bonitinho, César Oliveira e Rogério Melo, Quero-quero, Elton Saldanha, Os Serranos, Cássia Abreu, Pedro Ortaça, Érlon Péricles, Nilton Ferreira, Luciano Maia e Lucas Raimundo e Renato Gottardo.

Uma coletânea rica em musicalidade, homenagens e sentimentos de um gaúcho nato que sente orgulho da sua história e da sua terra.

FESTEJOS FARROUPILHAS
REFERÊNCIA: 74042350
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222959

Este CD foi feito especialmente para aqueles que reconhecem ser gaúcho de alma e coração.

Festejos Farroupilhas têm doze faixas com os temas da Semana Farroupilha de 2003 a 2010. Além de músicas conhecidas como, Hino ao Rio Grande, Hino Rio Grandense, Parabéns Gaúcho e Hino Nacional.

Em cada letra é retratada a luta de um povo que com garra lutou por seus ideais e até hoje se orgulha de suas raízes. As músicas são interpretadas por artistas natos, como Érlon Péricles, Luiz Carlos Borges, César Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo e Dimas Costa.

O tema deste ano da Semana Farroupilha é "Farroupilhas: Ideais, cidadania e revolução". Os temas sempre são definidos pela comissão estadual dos festejos, no ano anterior.

A música tema deste ano "Por legítimos direitos"(faixa 1), interpretada por Clóvis Frozza, foi escolhida na Festa Campeira do Estado em Caxias do Sul neste ano.

Maiores detalhes sobre a Semana Farroupilha www.semanafarroupilha.com.br

RICO BASCHERA - DE GAITA E DE CAMPO
REFERÊNCIA - 74042320
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222928

"De gaita aberta no peito, lá vem o Rico Baschera, falquejando uma vanera, pras notas de uma cantiga. No entanto é bom que se diga, não é só mais um que passa, é um serrano de raça bem gaúcho à moda antiga..." (Dionisio Costa, versos em homenagem ao Rico Baschera, retirado do cd "De gaita e de campo").

Esses são versos que descrevem fielmente um dos músicos mais renomado no meio tradicionalista, por ter amor a terra e fazer de suas raízes, letras para o seu canto.

Rico Baschera ficou 20 anos a frente do grupo Manotaço onde mostrou dedicação à cultura gaúcha, e neste ano de 2010 está com seu primeiro trabalho solo "De gaita e de Campo", mostrando toda sua personalidade e seu apreço pela lida de campo e pela música.

Além de um excelente músico, Rico atua há 1 ano e meio na rádio Lagoa FM, da sua cidade, divulgando a música gaúcha e suas raízes, no programa Trova e Mate.

Com um currículo amplo, o músico traz no novo CD 13 faixas, muitas delas de sua autoria que retratam fielmente o tradicionalismo, como a faixa "Alma de gaita campeira", "Asas ao pensamento" e "Lida dura".

Para Rico, este CD é "para os que apreciam a nossa cultura gaúcha e que será um marco plantado na alma de cada ser humano que preza por uma música de qualidade e que proporcionará alegria e satisfação quando for tocada desde o mais simples rádio de pilha até o mais alto som".

LIDANDO COM APORREADO - HERMES LOPES
REFERÊNCIA: 74042290
CÓDIGO DE BARRAS: 7896784222898

"Lidando com Aporreado" é uma coletânea de doze faixas, com a autêntica música gaúcha, com composições de Érlon Péricles e Hermes Lopes, interpretada com primazia por grandes nomes da música nativista, Angelo Franco, Shana Muller e Cristiano Quevedo.

O cd faz parte do projeto "Estendendo a Mão", que começou com o objetivo de angariar fundos, através da cultura gaúcha, para a compra de leite. Doado a entidades carentes previamente escolhidas , ou seja, tudo que for arrecadado em eventos promovidos pelo projeto e com a venda do cd , é dirigido para esta finalidade.

Este já é o terceiro CD, o primeiro foi "Pateador", interpretado por Flavio Hansen, Nelson Cardoso e Cristiano Quevedo. O segundo com o nome do projeto, "Estendendo a Mão", com interpretação de Joca Martins, Jari Terres e Fabiano Bacchieri.

Idealizado por Hermes Regis Lopes, ele diz que "o CD foi feito com muito cuidado por profissionais renomados e que não mediram esforços para que os objetivos pretendidos fossem alcançados , e tenho certeza que com o apoio dos admiradores da música gaúcha e também das pessoas preocupadas com o povo gaúcho carente, o resultado será altamente positivo".


No site da gravadora confira outros títulos gaúchos!

Um comentário

  1. Convido a todos a visitar o site do fã clube estampa caudilha de Amilton Lima.
    www.faclubeamiltonlima.com
    msn:faclube-amiltonlima@hotmail.com

    Ricardo Tchê Bagual
    Presidente Fã Clube.

    ResponderExcluir