Foto de Dulce Helfer

Os Campos de Cima da Serra serviram como cenário para o filme "A Cabeça de Gumercindo Saraiva", uma realização da Walper Ruas Produções, com direção e roteiro de Tabajara Ruas. “São Francisco de Paula está sendo uma grande inspiração para este trabalho. Quando olho esse verde na linha do horizonte, lembro de minha terra natal, Uruguaiana”, diz o diretor.

A história acontece no final da revolução federalista de 1893, quando o capitão Francisco Saraiva e cinco cavalheiros cruzam o Rio Grande numa exasperante caçada para resgatar a cabeça do pai, Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada como troféu para o governador Júlio de Castilhos, pelo major Ramiro de Oliveira.

Nesta primeira etapa, a produção gravou com o núcleo Republicano, liderado pelo Major Ramiro, vivido pelo ator Murilo Rosa ao lado dos personagens Coronel Firmino (Marcos Breda), Vaqueano Caçapava (Marcos Verza) e  Tenente Lobo  (Pedro de Oliveira). Este é o início da trama de perseguição e conflitos que promete conquistar os admiradores da sétima arte. 

Tabajara Ruas – Escritor e cineasta com trabalhos no cinema desde 1978, como diretor, roteirista e produtor. Recentemente apresentou Os Senhores da Guerra. Baseado na obra homônima de José Antonio Severo, com produção executiva de Ligia Walper, o longa recebeu dois Kikitos no Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri e Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Andrea Buzato. É diretor do longa Netto e o Domador de Cavalos. Também realizou o longa documentário Brizola Tempos de Luta, trabalho distribuído em dvd para 10 mil escolas e entidades de todo o país.

No mais premiado dos filmes gaúchos, Netto Perde Sua Alma, Tabajara Ruas foi produtor, roteirista e diretor. Exibido em televisão aberta, pay per view e a cabo, o filme participou de 28 mostras em 16 países diferentes e recebeu 14 prêmios em 5 festivais: todas as áreas do filme foram premiadas.


Fonte: blog do Rogério Bastos
Axact

#ProsaGalponeira

O Prosa Galponeira é um portal voltado para a divulgação da cultura gaúcha, amplamente diversificado, trazendo notícias sobre os festivais nativistas, shows - agenda de artistas, rodeios, eventos em CTGs, MTG e CBTG, artigos culturais, histórias e personalidades marcantes da nossa cultura, entre outras informações e histórias. E-mail: prosagalponeira@gmail.com.

Poste o seu comentário:

0 comments: