Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Prieira Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada-RS de 2020

 Congresso Tradicionalista Gaúcho será em Lajeado Mais um grande evento administrativo, político e cultural se avizinha nos pagos do R...


 Congresso Tradicionalista Gaúcho será em Lajeado

Mais um grande evento administrativo, político e cultural se avizinha nos pagos do Rio Grande do Sul. É a 68ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho, um evento anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que este ano será realizado logo ali, na cidade de Lajeado, na 24ª Região Tradicionalista do RS, nos dias 10 a 12 de janeiro e nestes dias, os congressistas – representantes das entidades tradicionalistas filiadas em dia com as suas obrigações junto à Federação (MTG), tomarão as decisões norteadoras para os destinos do Movimento para o ano que se inicia, e entre estas decisões, é a eleição e de forma inédita, pois pela primeira vez teremos eleições com duas prendas pleiteando o comando do MTG: Gilda Galeazzi e Elenir Vinck. O evento será realizado em espaço climatizado no Parque do Imigrante, na cidade de Lajeado.
 
CTG Coxilha Aberta

Entramos no recesso tradicionalista, onde as entidades tradicionalistas dão uma breve parada para voltar com tudo para as atividades culturais em 2020. Mas há entidades que abrem exceções. No dia 11 de janeiro, o CTG Coxilha Aberta vai escancarar as porteiras para o primeiro jantar-fandango de 2020. No cardápio galeto, arroz, polenta e saladas diversas. Na animação os meus amigos do Grupo Marca de Campo. Contatos / informações / convites com o instrutor Caio pelo fone (51) 984.433.262 ou com a Martinha Machado pelo fone (5) 996.019.651. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

Piquete Vertente Missioneira

Também no dia 11 de janeiro, o Piquete Vertente Missioneira vai escancarar as porteiras para o “primeiro baile de integração e amigos do Grupo Rebeldia”. Na animação o próprio Grupo Rebeldia. Informações / contatos com o meu amigo e empresário do conjunto, o Rodrigo Nunes pelo fone (51) 985.470.509. O piquete fica na Estrada João de Oliveira Remião, nº 95. Na Parada 1, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

CTG Rincão da Amizade

E no domingo, dia 19 de janeiro, será a vez do CTG Rincão da Amizade escancarar as porteiras para a grande domingueira a partir do meio-dia. Na animação, teremos os amigos de Viamão, o Grupo Rebeldia. Contatos / Informações com meu amigo Rodrigo Nunes pelo fone (51) 985.470.509. O CTG fica na Teotônio Vilella, 1150, no Parque Jardim Florido, em Gravataí.

Oito anos sem José Claudio Machado (2)

Continuação! Intérprete de canções consagradas como Pêlos, De Como Cantar um Flete, Milonga Abaixo do Mau Tempo, Cantar Galponeiro e outras tantas, Zé Cláudio foi do tango cantado em espanhol a nossa música de raiz com a mesma desenvoltura.

Polêmico e firme nos seus atos, é considerado como o melhor intérprete galponeiro de todos os tempos no Rio Grande do Sul, porque aliava a estampa gaudéria e a irreverência dos bugres bolicheiros com uma voz de trovão, afinada e retumbante, que acordava as madrugadas campeiras.

Seu velório foi na Câmara Municipal de Vereadores de Guaíba, cidade onde morava. Atualmente, há um movimento de tradicionalistas do município com a intenção de erguer uma estátua ao cantor nesta cidade.  Chasque do meu amigo Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu sítio Blog do Léo Ribeiro – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.  
 
Valdemar Engroff 

Nenhum comentário