Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tradicionalismo a serviço da inclusão, por Cezar da Luz

Andressa ensinou a receita de sua família da Ambrosia. A prenda se orgulha de repassar uma receita passada de geração em geração. A pri...

Andressa ensinou a receita de sua família da Ambrosia. A prenda se orgulha de repassar uma receita passada de geração em geração.

A primeira-prenda juvenil do MTG-SC realiza o projeto Tradicionalismo a Serviço da Inclusão na Associação dos Surdos de Chapeco e Adevosc. Prendada e apreciadora da culinária gaúcha, a prenda Andressa Schein – que desde os sete anos participa de uma entidade tradicionalista e já acumula vários títulos como prenda desde a categoria mirim – se desafiou para levar a tradição gaúcha para pessoas com deficiência auditiva e visual.

A atividade escolhida teve relação direta com a culinária gaúcha. A prenda ensinou e confeccionou juntamente com os participantes as receitas de ambrosia e bolo de erva-mate. A atividade na Associação dos Surdos de Chapecó contou com a participação da intérprete de Libras Grecimara Alba. Na Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc) o desafio foi cumprido com muita eficiência por parte dos participantes. Duas equipes confeccionaram os pratos e após todos degustaram as preparações. Para Andressa, foi “uma experiência única, desafiante e prazerosa”.

Avaliação positiva

A assistente social da Adevosc, Clesiane Jotti, classifica a atividade como motivadora e diferente. “Foi muito bem aceita pelas usuárias e nos despertou para a realização de outras oficinas culinárias. Todas adoraram a experiência e elogiaram a conduta da prendinha Andressa na coordenação da atividade”, afirmou. Segundo Lucia Hanauer, diretora técnica da Adevosc, “a atividade sob o enfoque da culinária gaúcha despertou nas mulheres do grupo de convivência da Adevosc a curiosidade para com a cultura gaúcha e motivação a se desafiar para a inovação no seu dia a dia”.

Para Michelle Mesa Casa, vice-tesoureira da Associação de Surdos de Chapecó, a gratidão é importante. “Nós da Associação de Surdos de Chapecó agradecemos a interação e novas aprendizagens das receitas desenvolvidas e da história da cultura gaúcha”.

Vai os parabéns da coluna Bate Casco a Andressa e todos os tradicionalistas que fazem sua parte na construção de um mundo melhor. Confira imagens, clicando aqui.


Fonte: portal Diário do Iguaçu

Nenhum comentário