Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

MTG lança livro póstumo de J.C. Paixão Côrtes em Caxias do Sul

Na noite da última quarta-feira,18, foi lançado o livro Baile e Bailares, de autoria do folclorista gaúcho, J.C. Paixão Côrtes, no Galp...



Na noite da última quarta-feira,18, foi lançado o livro Baile e Bailares, de autoria do folclorista gaúcho, J.C. Paixão Côrtes, no Galpão do CTG Paixão Côrtes, na cidade de Caxias do Sul, pertencente a 25ª Região Tradicionalista. Estiveram presentes no evento o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, e a família do autor, Marina Monteiro Paixão Côrtes, esposa, e o filho, Carlos Carvalho Paixão Côrtes.

A obra é um resultado dissidente de uma pesquisa mais extensa que vinha sendo desenvolvida por Paixão Côrtes há quase uma década. Baile e Bailares é um manual didático atualizado e moderno, além de conter ilustrações, partituras musicais, descrições coreográficas e sinopses musico-coreográficas de 35 danças tradicionais gaúchas, como por exemplo: Vinte-e-Quatro; Valsa de Mão-Trocada; Mazurca Marcada; Mazurca Galopeada; Mazurca Carreirinha; Graxaim; Faca Maruja; Jardineira; entre outras. Sendo o primeiro livro de J.C. Paixão Côrtes a ser lançado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A ideia de criar esta peça surgiu a partir do convite feito pelo Presidente do MTG, Nairo Callegaro, ao próprio Paixão Côrtes em 2018, ao relatar sua preocupação com a falta de acesso da juventude a um material didático efetivo. O material é resultado de uma parceria entre o MTG e a família de Paixão Côrtes, que deu andamento ao projeto, mesmo após a morte do tradicionalista em 2018.

Sobre o livro, Carlos Paixão Côrtes, filho de Paixão Côrtes ressalta a vontade da família em cumprir com a vontade manifestada por Paixão em realizar esta obra e relata detalhes de como o livro foi construído: “Este trabalho inicia com o próprio Paixão Côrtes, este trabalho é um excerto, uma separata de um livro maior que o Paixão estava fazendo para consolidar a obra dele. Ele fez o projeto Mogar, em que ele fez diversas publicações em que distribuía gratuitamente para as entidades e para os propagadores dessas informações, para que essas, principalmente as coreografias, chegassem aos dançarinos. Então, ele não distribuía para todas as pessoas. O Nairo Callegaro, Presidente do MTG, veio a ele, com o pai ainda em vida, em 2018, dizendo que essa geração mais jovem não tinha acesso a estas publicações e que muitos tinham essa necessidade. Meu pai concordou em fazer um trabalho que ele estava consolidando que era o livro Bailes, Bailares, Bailando e Bailantes, e retirar uma parte e formar um livro didático. Então, o que nós estamos fazendo aqui é concluir a palavra dele, esse é o compromisso que a gente teve, de dizer que a palavra é presente, a palavra dele permanece e vai ser cumprida. A gente está, através do Nairo, tentando fazer um material didático. Foi feito um trabalho de revisão junto com dois instrutores de dança, o Nikito, e ainda teve um auxílio do Diego Muller e agora, na parte final, o Nikito fez uma revisão junto com o Eduardo Miranda. (...) se formatou isso para construir a ideia do manual, é um manual didático.

Em termos de história é assim: Paixão Côrtes e Barbosa Lessa fizeram um trabalho de pesquisa na década de 49 a 52 em que eles formataram um trabalho de danças gaúchas. Este trabalho foi apresentado na Biblioteca de São Paulo, em que este trabalho folclórico não foi registrado, nem publicado na biblioteca. Esse projeto de 1952 gerou, em 1956, o Manual de Danças Gaúchas, que é o manual em que os centros de tradições gaúchas aprenderam a dançar aquele conjunto de 23 danças. A lógica é a mesma deste aqui também, ele tem um trabalho de folclore, é um livro de folclore, onde consolida a obra dele, para que ela permaneça além dos nossos tempos. Para tal, tem este trabalho de didática, para que as pessoas possam aprender, a tentativa aqui é de ensinar, sujeito a melhorias, como toda obra feita pode ser melhorada. Mas a ideia aqui é apresentar, para que as pessoas conheçam Paixão Côrtes e dancem. E a ideia é essa que está aqui ‘Dance com a cabeça e não somente com os pés. A mente que comanda as manifestações físicas do nosso ser’, essas são as palavras dele. Então essa é a ideia, e essa ideia que tem aqui onde ele diz ‘O autêntico dançarino de temas folclóricos ou tradicionalistas, traz consigo de berço ou aprende os movimentos coreográficos originais da dança e os esquece para então despido da obrigatoriedade e da rigidez da forma, do espaço e do movimento, começar verdadeiramente a bailar’. Ou seja, é um livro didático para ensinar, mas ele não é um limitador para ninguém, ele é apenas para ensinar e bailar é uma arte, isso eu aprendi com meu pai, apesar de eu não ser bailarino”.

Ao longo da noite diversas pessoas participaram do evento, a Patroa do CTG homônimo do folclorista, Neiva Alves Pereira, fala sobre sediar este evento de tamanha importância ao MTG: “Para nós é um orgulho, uma satisfação muito grande estarmos dividindo e oferecendo a nossa casa para o lançamento do livro do senhor Paixão. Um livro que o nosso mestre deixou escrito as suas pesquisas. (...) Que pena que ele não está aqui, mas vamos levar adiante e seguir aquilo que está escrito neste livro”.

*O livro Baile e Bailares, de J. C. Paixão Côrtes, está disponível para venda na loja virtual da Fundação Cultural Gaúcha, através do link https://lojafcg.lojavirtualnuvem.com.br/

Para ver outras fotos, clique aqui.

Créditos fotográficos: Ricardo Zeni Moreno/Relato Conteúdo
Fonte: portal do MTG-RS

Nenhum comentário