Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Dona Conceição comemora um ano com exposição no Centro Cultural Vila Flores

Fotos de Luis Ferreirah elaboram o conceito do processo criativo vivenciado por Dona Conceição Foto: Luis Ferreira Com fotos de Luis ...


Fotos de Luis Ferreirah elaboram o conceito do processo criativo vivenciado por Dona Conceição
Foto: Luis Ferreira

Com fotos de Luis Ferreirah, a exposição no Centro Cultural Vila Flores revela o processo de criação do álbum na visão do artista e do fotógrafo

Dona Conceição comemora o primeiro ano do seu álbum, "Asè de Fala", exibindo os registros visuais deste percurso em exposição no Centro Cultural Vila Flores. A exposição homônima traz o registro visual de momentos importantes que refletem a trajetória do artista durante o período de criação deste primeiro ano de vida do álbum Asè de Fala. Com fotos assinadas por Luis Ferreirah, a mostra "Asè de Fala" tem a curadoria do próprio fotógrafo e de Dona Conceição, que com este álbum foi indicado ao Prêmio Açorianos de Cantor Revelação em 2019. A visitação pode ser feita de 06 a 13 de dezembro, das 10h às 17h, com entrada franca.

- Minha história de vida resultou em composições que são um mapa de volta para casa, onde cada música desse disco é um recorte de minhas vivências, comenta Dona Conceição. - Foram momentos lindos e de muito trabalho e gostaria que todos e todas pudessem conhecer visualmente o que hoje eu canto, diz o artista.

Sobre o projeto

Com curadoria de Dona Conceição e do fotógrafo Luís Ferreirah, a exposição "Asè de Fala" tem como objetivo apresentar ao público os registros visuais das gravações do álbum homônimo, que é uma obra musical, porém sua construção vai além do registro fonográfico, envolve processos de criação, pesquisa, de captação de imagens, de trocas e produção. Para os curadores, é importante que o compartilhamento em formato visual demonstre um pouco desta trajetória e que aproxime o álbum cada vez mais do seu público.

As descobertas e questionamentos do Asè de fala foram um processo de descoberta dos dois curadores enquanto artistas; a cada parte deste processo, que já tem quatro anos, uma nova exigência fez com que eles fossem aprimorando os seus conhecimentos e buscando novas referências para apresentar suas reflexões sobre o corpo negro, orixalidade, territorialidade, memória e denúncia por meio da arte.

Sobre Dona Conceição

Natural de Alvorada, cidade periférica, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre-RS, Dona Conceição, é um artista que resiste e denuncia o racismo e o genocídio da juventude negra por meio da arte. É cantor, percussionista, compositor, poeta e cineasta. Suas múltiplas facetas são atreladas ao fato de que jovens e negros no Brasil ainda precisam mostrar do que são capazes. E não é nada fácil para um jovem periférico sobreviver e ainda conseguir realizar seus sonhos.

Com apenas 15 anos, ele idealizou o projeto de inclusão social Nação Periférica, que ensinava percussão aos jovens da periferia. Na contramão das estatísticas, ele contabiliza em seu passaporte carimbos da Europa e da América Central, lugares que outros jovens de sua idade e da mesma origem não tiveram oportunidade de frequentar. Acumula prêmios como o Troféu João Cândido - SEPPIR/PR (2013), Iº Prêmio da Diversidade Cultural do RS - SEDAC/RS (2014), Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pela FLUP 2018 - Festa Literária das Periferias - RJ e foi finalista no Prêmio Profissionais da Música 2019 (categorias cantor e autor).

Em 2018, após dois anos de trabalho, o artista terminou de gravar Asè de Fala, álbum autoral e independente, do qual assina a direção musical, com participação do músico Pedro Dom em três faixas. O artista também fez a produção musical em parceria com o músico Wagner Lagemann. Durante o processo de criação e gravação do disco, viajou por três países e teve diversas participações artísticas brasileiras e duas ocorreu em Porto Alegre, no dia 07 de novembro de 2018, no Salão de Atos da Ufrgs, na 8ª edição do Projeto Som do Salão.

Sobre Luis Ferreirah

Luis Ferreirah é fotógrafo e produtor audiovisual, atuando há seis anos no mercado brasileiro. Tem assinado projetos de produção audiovisual para artistas do cenário nacional e empresas nacionais e internacionais. Fotógrafo de conceito artístico, é qualificado em Processos Fotográficos no Instituto Federal do RS (IFRS). Formado em teatro e cinema pela empresa BlackCorporation. Com especialização em Marketing, atuou em diversas empresas como GetNet, Grupo Imis de Integração Social, rede de ensino DataMais.

Fonte: Josi Arruda


SERVIÇO:
O QUÊ: Asè de Fala. Exposição comemorativa de 1 ano do lançamento do álbum "Asè de Fala", de Dona Conceição. Fotos de Luis Ferreirah
LOCAL: Centro Cultural Vila Flores | Rua São Carlos, 743, Floresta | Porto Alegre-RS
Período: De 06/12/2019 a 13/12/2019
Horário de visitação: Das 10h às 17h

 

Colaboração: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Nenhum comentário