Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Vozes do Porteira apresenta seu primeiro musical de Teatro

Espetáculo financiado pelo FUNCULTURA terá estreia com entrada franca neste sábado (9/11), no CTG Porteira Velha. Personagem Matias é o...


Espetáculo financiado pelo FUNCULTURA terá estreia com entrada franca neste sábado (9/11), no CTG Porteira Velha. Personagem Matias é o fio condutor da história.

Vozes de um Legado, o novo espetáculo do Grupo Vozes do Porteira, tem estreia marcada para este sábado (9/11), às 19h30min, no CTG Porteira Velha, em Novo Hamburgo (Rua Independência, 43 – Bairro Primavera), com entrada franca. Será a primeira montagem no formato de um musical de teatro, com o canto coral, a música instrumental, a interpretação cênica e a dança interligados por um roteiro que unifica todas as manifestações artísticas até hoje trabalhadas no grupo.

“Somos um grupo folclórico ligado às tradições gaúchas e sentimos que era hora de mostrar mais do que números individuais. Sempre contamos um pouco da história do Rio Grande do Sul em nossas apresentações, mas não era algo planejado. Agora temos um espetáculo que vai mostrar a identidade gaúcha de maneira estruturada, com personagens contando essa história”, diz Anilton Squena, roteirista, coreógrafo e Diretor Geral do musical.

O fio condutor é o personagem Matias, veterano que relembra sua vida ainda na infância, passando pela juventude, idade adulta e maturidade. As tradições e brincadeiras do passado, o trabalho campeiro, a vida em família, tudo isso é traduzido no palco através de canções clássicas, coreografias especiais, canto coral e cenografia.

“São aspectos da cultura gaúcha retratados através dos personagens e daquilo que temos de mais expressivo, que é a música e a dança do Rio Grande do Sul”, afirma Anilton. É uma montagem em que os gaúchos poderão enxergar a si próprios, e quem é de fora do estado vai entender um pouco melhor sobre a nossa identidade.”

No repertório, canções conhecidas, como Veterano, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, e Homens de Preto, intercaladas com danças tradicionais (Chula e Dança dos Facões) e coreografias criadas pelo próprio grupo. Referências a diversas regiões do estado e também à cultura latina irão aparecer ao longo do espetáculo.

“É um amadurecimento para o nosso grupo, sem deixar de lado nossa forte ligação com a tradição gaúcha”, destaca Alícia Port Endres, Coordenadora do Grupo Vozes do Porteira. “E representa também mais um objetivo alcançado dentro da nossa Missão, que é levar a todos os rincões a alegria e a emoção do canto e dança, trazendo a música como oração universal da união e convivência de paz entre os povos”.

FINANCIAMENTO DO FUNCULTURA

O espetáculo Vozes de um Legado foi viabilizado a partir do Edital de Chamamento da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo para fomento e estímulo à produção artística e cultural no Município. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e do Grupo Vozes do Porteira com apoio da Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura/Governo Federal, por meio do Prêmio Culturas Populares 2018 – Edição Selma de Coco. A Gestão Cultural e Produção Executiva é da Imago Produtora. Após a apresentação, haverá acesso a janta com tíquetes comercializados diretamente pela equipe do CTG.

HISTÓRICO

O Vozes do Porteira surgiu como um departamento do CTG Porteira Velha, em 1991. Foi o primeiro coro formado dentro de um CTG a filiar se à FECORS (Federaçãoo de Coros do Rio Grande do Sul). Com o passar do tempo, o grupo passou a buscar outras manifestações culturais, além do canto. Foi criado o grupo de danças e, com ele, a proposta de inovar, com uma linguagem cênica que narrasse a formação e trajetória do gaúcho. A formação ficou completa com o conjunto musical. Hoje o grupo é independente e mantém parceria com o CTG. Mais

Informações: https://www.facebook.com/vozesdoporteiraoficial/.
Adriane Costa – Assessoria de Imprensa / (51) 98484 5869 / adriacosta@uol.com.br


Fonte: portal Estância Virtual

Nenhum comentário