Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Repontando datas: 13 de novembro de 1943 na história

 Pracinhas brasileiros na Itália No dia 13 de novembro do ano de 1943 foi criada a FEB, Força Expedicionária Brasileira, contingente ...

 Pracinhas brasileiros na Itália


No dia 13 de novembro do ano de 1943 foi criada a FEB, Força Expedicionária Brasileira, contingente militar que participou da Segunda Grande Guerra e que até hoje é um dos maiores orgulhos da história de nossa pátria. Basta vê-los com que entono carregam no peito as medalhas obtidas em combate a cada desfile de sete de setembro.

A Força Expedicionária Brasileira foi criada após a determinação do então Presidente Getúlio Dorneles Vargas para que o Brasil entrasse oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Assim, foi necessário o envio de oficiais brasileiros aos Estados Unidos para a familiarização com os métodos militares americanos e posterior treinamento aos milhares de soldados brasileiros . No fim de 1943, a FEB se incorporou ao V Exército norte- americano. Já em 1944 obteve importantes vitórias  e, no ano seguinte, as tropas brasileiras participaram de sua maior conquista, ou seja, a tomada dos alemães e italianos do histórico Monte Castelo.

O emblema da FEB traz uma cobra com um cachimbo, uma alusão ao que se dizia antes da existência da Força: "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil ir à guerra".

O total de pracinhas que não viram a pátria brasileira novamente foi de 584, dentre estes dezenas de gaúchos. A eles o nosso reconhecimento e a nossa eterna gratidão. 


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário