Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Final de semana de atividades para valorizar a cultura do RS

No Interior, em Santa Cruz do Sul, foram definidos os vencedores do Enart, encontro de arte e cultura do Rio Grande do Sul Fênix Fotogra...

No Interior, em Santa Cruz do Sul, foram definidos os vencedores do Enart, encontro de arte e cultura do Rio Grande do Sul
Fênix Fotografias / Divulgação


No final de semana passado tinha futebol em jogo importante do Brasileirão aqui em Porto Alegre com casa cheia. Simultaneamente, também ocorria a mostra elite design às margens do Guaíba com aquele pôr do sol incrível e tínhamos também o encerramento da nossa Feira do Livro com os corredores lotados e todos querendo aquela bela história para ler. No palco do Theatro São Pedro, a comemoração de um dos mais vitoriosos projetos do teatro brasileiro. No elenco, uma dupla de gaúchos. Greice Gianoukas, além de atriz é a diretora do espetáculo. Roberto Camargo, mais uma pedra preciosa de Soledade, é ator e nos faz rir com suas interpretações. Enquanto isso, no Interior, em Santa Cruz do Sul, eram definidos os vencedores do Enart, encontro de arte e cultura do RS.

Esses eventos têm uma coisa em comum: estavam superlotados. Muitos querendo conhecer um pouco mais de nós e das nossas coisas. No Jornal do Almoço, era mostrado o Desafio Farroupilha onde uma gurizada pegava as rédeas do nosso regionalismo para levar adiante. Foi também um final de semana de despedida na RBS TV. Analise Severo, que tinha ficado no comando do Galpão Crioulo comigo durante um tempo, agradecia por existir um espaço tão importante para o fortalecimento do trabalho dos gaúchos e das gaúchas na televisão. No mesmo programa, milhares de telespectadores receberam as obras de artistas como Tadeu Martins, o fandango de João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo, com direito a dueto de boas vindas das apresentadoras Shana Müller e Analise.

Confesso que tenho vivido tempos de alguma desesperança com relação a esses que realmente fazem da nossa cultura a sua vida. Precisamos nos aproximar deles, das escolas e das novas gerações tentando que, de forma lúdica e leve, as nossas origens agradem aos olhos e, principalmente, aos corações. Precisamos de mais apoio, abordar temas que são fundamentais e urgentes para o nosso crescimento. Temos de discutir a importância da mulher na construção do nosso Rio Grande do Sul e da nossa história, a dívida impagável com o índio, o racismo na tradição, o preconceito no futebol, no teatro, na dança e em qualquer espaço.

Foi em casa e na escola que aprendi a ser melhor. Na saída do teatro, uma multidão se aglomerava na praça e notei que ali estava a minha professora gritando com um cartaz na mão pedindo por cultura e respeito, lutando pelos seus direitos . Poderia até fazer uma foto com aquele craque de futebol, um ator, aquela atriz maravilhosa ou até mesmo com o grande vencedor da competição de dança. Mas não quis nada disso. Decidi atravessar a rua e pedir um autógrafo e uma foto para a minha professora, foi ela quem me fez acreditar na cultura.


Por Neto Fagundes
Fonte: GaúchaZH

Nenhum comentário