Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Questões para estudar: Prova 49ª Ciranda Cultural de Prendas

 PROVA ESCRITA 49ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS CATEGORIA JUVENIL – FASE ESTADUAL 1ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 01. É corr...


 PROVA ESCRITA 49ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
CATEGORIA JUVENIL – FASE ESTADUAL

1ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

01. É correto afirmar sobre o Planalto Sul-Rio-Grandense, tendo como base a obra Espaço Rio-Grandense de Igor Moreira:
1 - Apresentam morros arredondados e somente em alguns lugares as altitudes ultrapassam 300 metros.
2 - Serra do Sudeste, Planalto Sul-Rio-Grandense ou simplesmente escudo são expressões usadas para designar a mesma unidade geomorfológica.
3 - Os solos do Planalto Sul-Rio-Grandense são excelentes para a agricultura exceto em alguns vales fluviais da região.
4 - Entre os minerais metálicos o chumbo é o mais importante, pois aparece em maior quantidade que os outros. Ele é encontrado sobretudo no município de Caçapava do Sul.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
a - Somente as alternativas 2, 3 e 4
b - Somente as alternativas 1, 2 e 4
c - Somente as alternativas 3 e 4
d - Somente as alternativas 1 e 2

02. O Rio Grande do Sul é um Estado relativamente bem servido por transportes, pois tem numerosas vias que percorrem as diferentes regiões do seu território. Quando falamos sobre transporte no Rio Grande do Sul é correto afirmar que:
1 - O Estado dispõe de uma grande hidrovia, formada pelo Rio Jacuí, pelo Lago Guaíba, pela Laguna dos Patos, e por um trecho navegável do Rio Taquari.
2 - Caxias do Sul possui um movimentado aeroporto de nível nacional. As principais cidades do interior dispõem de aeroportos para pequenas aeronaves, como Pelotas, Passo Fundo e Santo Ângelo. Santa Maria tem uma importante base e aeroporto militar.
3 - Para atender às necessidades da função portuária foi construído um super-porto em Rio Grande, no qual se destacam diversos terminais especializados: trigo e soja; de contêineres; de líquidos a granel, etc.
4 - O transporte ferroviário começou a ser estabelecido no Rio Grande do Sul no fim do século XIX, desempenhando um papel importantíssimo no crescimento da economia Estadual até as primeiras décadas do século XX.
5 - O transporte rodoviário é o mais utilizado. As maiores estradas foram construídas pelo governo federal, principalmente nos anos 1970.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
a - 1, 2, 3, 4 e 5
b - 3, 4 e 5
c - 1, 2, 3 e 5
d - 1, 2 e 4

03. Situa-se nos municípios de São Francisco de Paula, Jaquirana e Cambará do Sul, região dos Campos de Cima de Serra no extremo nordeste do Estado. Estamos falando da Unidade de Conservação Estadual:
a - Parque Estadual de Espigão Alto
b - Parque Estadual de Itapeva
c - Parque Estadual do Tainhas
d - Parque Estadual do Turvo

04. Devido a influência do relevo, os rios do território rio-grandense correm em duas direções. Utilizando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinale sobre a Hidrografia do Rio Grande do Sul:
1 - ( ) A Bacia do Uruguai é formada pelo Rio Uruguai e seus afluentes. Destacam-se os rios Passo Fundo, Ijuí e Ibicuí.
2 - ( ) O Rio Jacuí enquanto um rio de planalto tem suas águas aproveitadas pelas hidroelétricas de Itá e Machadinho.
3 - ( ) O Rio Jacuí deságua no lago Guaíba, onde três outros rios também despejam suas águas: o Rio Caí, o Rio dos Sinos e o Rio Piratini.
4 - ( ) A Bacia Atlântica é um conjunto de bacias hidrográficas que têm em comum o fato de suas águas correrem em direção ao Atlântico.
5 - ( ) O Rio Uruguai é uma via permanentemente navegável.

Está correta a sequência:
a - V - V - F - V - F
b - F - F - V - F - V
c - V - F - F - V - F
d - V - F - F - V - V

05. A vegetação associa-se ao clima e ao espaço geográfico, daí decorre sua classificação. Quando estamos falando de mata de galeria está correto afirmar:
a - Formada por vegetação rasteira - mangues e restingas
b - Próxima aos cursos dos rios com características das matas subtropicais e de pinhais
c - Encontra-se ao sul, na encosta do planalto basáltico e ao norte do Estado
d - A araucária, espécie de maior destaque, predomina nas áreas mais baixas, havendo também árvores de menor porte; nas regiões baixas encontramos a vegetação arbustiva

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

06. O "Exército Libertador", criado em 1851, foi o agrupamento de força, 28.000 homens, mais numeroso até então reunido na América do Sul, onde estavam nas mesmas fileiras caramurus e farroupilhas. Este "exército" atuou na:
a - Guerra do Paraguai
b - Guerra da Cisplatina
c - Guerra contra Rosas
d - Guerra Guaranítica

07. A colonização dirigida modificou o sistema de posse e de exploração da terra, aumentando a densidade demográfica através do aglomerado de minifúndios. Estas modificações ocorreram com a chegada dos:
a - Imigrantes Açorianos - 1752
b - Imigrantes Italianos - 1875
c - Imigrantes Portugueses - 1736
d - Imigrantes Alemães - 1824

08. Em 1704, a Espanha declarou guerra a Portugal e determinou que fosse atacada a Fortaleza de Sacramento. Depois de cinco meses os portugueses abandonaram a Colônia. Em 1715 a Colônia do Sacramento volta ao domínio de Portugal, através de que tratado?
a - De Utrech
b - De Lisboa
c - De Madri
d - De Santo Ildefonso

09. Qual o nome do médico gaúcho que, sob alcunha de "Amaro Juvenal", publicou o poemeto Antônio Chimango, fazendo uma crítica social e política a Borges de Medeiros?
a - Júlio de Castilhos
b - Ramiro Barcelos
c - Gaspar Silveira Martins
d - Assis Brasil

10. São consequências da Revolta de 1930. Assinale a alternativa INCORRETA:
a - Getúlio Vargas assume o governo provisório
b - O Senado, a Câmara dos Deputados, as Assembleias Estaduais e as Câmaras Municipais foram dissolvidos
c - Osvaldo Aranha foi um dos articuladores da revolta, mas não assumiu o governo no Rio Grande do Sul até a nomeação de um novo interventor
d - Os poderes do empossado Getúlio Vargas, diante ao governo, eram poderes discricionários

11. Considerada uma das mais sangrentas revoltas no solo gaúcho, a Revolução Federalista apresentou como algumas de suas consequências as seguintes afirmações:
1 - Durou 31 meses e deixou um saldo de 10 a 12 mil mortos numa população de quase um milhão de habitantes.
2 - Gerou ódio entre famílias e oligarquias políticas, fortalecendo a centralização do poder em mão do partido Federalista.
3 - Criou heróis militares, que se transformaram em chefes políticos regionais.
4 - As lutas prejudicaram o norte do Estado por causa das pilhagens do gado, mas desenvolveu o comércio na zona do litoral com a venda de mantimentos.

Analise as afirmações acima e identifique as INCORRETAS:
a - Todas as afirmativas estão incorretas
b - Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão incorretas
c - Somente as afirmativas 2 e 4 estão incorretas
d - Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão incorretas

12. Sesmarias eram lotes de terras doados pela Coroa Portuguesa. Essas terras eram doadas a homens de posses e se transformaram em fazendas de criação vacum, cavalar e muar. A primeira sesmaria foi doada em 1732 a ___________________ nos campos de Viamão na praia das Conchas junto ao rio ______________________.

Assinale a opção que completa as lacunas de forma correta:
a - Manoel Gonçalves Ribeiro - Rio Tramandaí
b - Cristóvão Pereira de Abreu - Rio Tramandaí
c - Manoel Gonçalves Ribeiro - Rio Mampituba
d - Antonio Vilela - Rio Gravataí

13. O objetivo principal da Revolução Farroupilha foi a luta pelos princípios liberais contra o autoritarismo e centralização do governo. Sobre a mais longa revolta civil do Brasil é correto afirmar que:
1 - A segunda fase do movimento farroupilha está caracterizada pela deposição do presidente Braga, por vários combates e pela atuação da "esquadrilha naval" liberal.
2 - Após a proclamação da República Rio-Grandense houve a necessidade de se ter presidente, ministros, coletorias, serviços de correios, exército, leis próprias.
3 - Os lanchões Seival e Farroupilha foram levados por terra desde o rio Capivari até o Tramandaí.
4 - Em 1844, Bento Gonçalves exonerou-se da presidência da república e se recolheu a sua estância, foi excluído das conversações de paz com o barão de Caxias, pois exigia a federação e a liberdade dos escravos.

Agora escolha a alternativa correta:
a - Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
b - Somente as afirmativas 2 e 4 estão corretas
c - Somente a afirmativa 4 está correta
d - Todas as alternativas estão corretas

14. É correto afirmar quando se fala em Sete Povos, embasando-se na obra do escritor Moacyr Flores, História do Rio Grande do Sul:
1 - Por falta de homens brancos disponíveis para deter o avanço luso-brasileiro pelo litoral sul, o governo imperial concedeu aos missionários da Companhia de Jesus, licença para a fundação de povos com índios cristãos que assim se tornavam súditos do Rei da Espanha.
2 - O uso do chimarrão combateu a embriaguez. Os missionários também permitiram o uso do fumo, que deixou de fazer parte do ritual indígena.
3 - A grande mudança na vida indígena foi o estabelecimento do trabalho metódico, mas para que não houvesse rebeliões algumas práticas como poligamia e canibalismo foram permitidas.
4 - O Guarani deixou de ser falado na área rural rio-grandense em fins do século XIX, provocando uma ruptura cultural e marcando a decadência das reduções.

Agora assinale a alternativa correta:
a - Todas as afirmações estão corretas
b - Somente as afirmações 1, 2 e 4 estão corretas
c - Somente as afirmações 1 e 2 estão corretas
d - Somente as afirmações 3 e 4 estão corretas

15. Sobre a cultura Guarani, analise as afirmativas a seguir:
A - O puxirum ou mutirão era o trabalho em grupo para ajudar na construção da roça ou de uma casa. O beneficiado pagava os ajudantes com bebida alcoólica.
B - Não batiam, não gritavam, apenas castigavam seus filhos. Acreditavam que um banho frio pela manhã prolongava a vida.
C - Coletavam erva-mate e frutos de plantas nativas. A caça não era comunitária.
D - Quando chegava um hóspede na aldeia guarani, as mulheres praticavam a saudação lacrimosa: choravam baixinho e não cumprimentavam o visitante.

Agora assinale a opção que contém apenas as alternativas INCORRETAS:
a - A - D
b - C - D
c - A - B
d - B - C

3ª PARTE: TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE

16. Os imigrantes poloneses muito contribuíram para preencher o vazio demográfico do nosso Estado deixando importantes contribuições. Entre estas contribuições podemos afirmar que:
a - O ovo de páscoa é patrimônio cultural genuíno que herdamos destes imigrantes
b - A medicina caseira sempre foi muito forte entre os polacos
c - A integração destes imigrantes à sociedade gaúcha foi muito rápida
d - Foi destes imigrantes que herdamos as brincadeiras do faz-de-conta

17. Sobre o Congresso Tradicionalista podemos afirmar que:
1 - É a reunião, em Assembleia Geral, das entidades filiadas-efetivas
2 - Traça diretrizes, rumos e princípios para o Movimento Tradicionalista Gaúcho
3 - Tem por fim incrementar e popularizar as atividades tradicionalistas

Estão corretas as alternativas:
a - 1 e 2
b - Somente 1
c - Somente 2
d - Todas estão corretas

18. Registram-se várias narrativas do ciclo missioneiro, algumas envolvendo mitos. Entre estas, conta-se da existência de uma Cobra Grande, que batia o sino da igreja a alimentava-se de piás. Estamos contando do:
a - Generoso
b - MBoi-guaçu
c - Mbororé
d - Anguera

19. Nosso Movimento, desde o seu início, sempre atraiu mentes brilhantes e artistas renomados. Uma de nossas referências até os dias atuais, dono de um dom incontestável, foi o primeiro presidente do conselho coordenador, no período de janeiro a maio de 1960. Estamos nos referindo a:
a - João Carlos Paixão Cortes
b - Jayme Caetano Braun
c - Antônio Augusto Fagundes
d - Barbosa Lessa

20. Na literatura regional citamos importantes obras publicadas, entre as quais: Boi das Aspas de Ouro, Não te Assusta Zacarias, Nova História do Brasil e Nativismo: um fenômeno social, todas de autoria de:
a - João Simões Lopes Neto
b - João Cezimbra Jaques
c - Érico Veríssimo
d - Luiz Carlos Barbosa Lessa

21. Agê, Maçaquaias, Atabaques, são instrumentos de percussão que herdamos dos:
a - Italianos
b - Poloneses
c - Negros
d - Espanhois

22. Sobre a Ciranda Cultural de Prendas é INCORRETO afirmar:
a - A fase Estadual da Ciranda realiza-se na região de origem da 1ª Prenda do Estado, com preferência no seu município, ouvindo o Coordenador Regional, a entidade detentora do título e o Conselho Diretor do MTG
b - A etapa Regional da Ciranda é organizada sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional, assessorada pela Vice-Presidência de Cultura, através do Departamento de Concursos Culturais para Prendas e Peões e de um Conselheiro indicado pelo MTG
c - As prendas regionais e estaduais não perderão seus títulos se trocarem de entidade tradicionalista durante a gestão
d - A entidade de origem da detentora do título zelará no sentido de que a sua representante possa desenvolver condignamente as atividades co cargo, tanto no âmbito local como em sua região e no Estado do Rio Grande do Sul

23. Era um gênero somente instrumental, pois tem como característica principal o jogo do fole, que iniciou com gaita de botão, popularmente chamada de Voz Trocada. Posteriormente foi também executado no Acordeom. Estamos falando:
a - Bugio
b - Vaneira
c - Milonga
d - Valsa

24. Por informação de Câmara Cascudo, a mais antiga referência à presença deste folguedo no Brasil. Tem como personagens o "doutor", "pajé". Este folguedo acontece no Rio Grande do Sul durante o Ciclo Natalino e Carnaval. Estamos falando do folguedo:
a - Cavalhadas
b - Bumba-meu-boi
c - Homens de Cara Tisnada
d - Terno de Atiradores

25. "(...) e naquela noite mesmo fabricamos uma tocha farrapa. Não tinha ela um acabamento harmonioso, nem o brilho de um metal. Era uma peça rústica e nem podia ser de outra maneira, pois como estudantes-operários não dispúnhamos de recursos monetários para pagar a alguém, para fabricar um archote com maior requinte, embora o ato assim merecesse."
O trecho citado acima, retirado do livro "Origem da Semana Farroupilha: Primórdios do Movimento Tradicionalista" de João Carlos Paixão Cortes, se refere aos jovens de 47, os quais, com simplicidade, deram início ao nosso Movimento. Quanto a estes, em qual alternativa podemos afirmar que ambos não faziam parte do "Grupo dos Oito":
a - Barbosa Lessa e Orlando Jorge Degrazia
b - Ciro Dias da Costa e Glaucus Saraiva
c - Manoelito de Ornelas e Barbosa Lessa
d - Antônio João de Sá Siqueira e Manoelito de Ornelas

26. Há duas explicações sobre as figueiras feitas durante as festas juninas. Os pagãos acreditavam que elas representavam os maus espíritos. Já os cristãos acreditavam que era um sinal de bons presságios. A montagem dos paus das fogueiras pode variar de acordo com o Santo que se pretende fazer a homenagem. Quando as lenhas são atreladas em formato quadrangular, representa:
a - São João
b - Santo Antônio
c - São Pedro
d - São Paulo

27. Na culinária gaúcha conhecemos um ensopado feito com pedaço de charque da manta da barrigueira chamado de:
a - Fervido
b - Puchero
c - Engasga-gato
d - Cola-gaita

28. Segundo Barbosa Lessa em sua obra História do Chimarrão, quando alguém diz "Ele se encheu de erva", tal dizer significa:
a - O que tem que acontecer, aconteceu
b - Ele ganhou muito dinheiro
c - Está no último grau de pobreza
d - Está atras de namorado

29. No vocabulário gaúcho encontramos frases como "Fez das tripas, coração" que tem o mesmo significado de:
a - Ficou de sobreaviso
b - Ficou sem recurso
c - Não aguentou o desaforo
d - Esforçou-se demasiado

30. "Meu querido Santo Antônio,
Feito de nó de pinho,
Me arranja um casamento,
Com um moço bonitinho."

Este versinho, que faz parte da literatura oral, chamamos de:
a - Quadrinha
b - Acróstico
c - Quadrinha de pé quebrado
d - Grafite

Gabarito:
1 - d, 2 - a, 3 - c, 4 - c, 5 - b, 6 - c, 7 - d, 8 - a, 9 - b, 10 - c, 11 - c, 12 - a, 13 - a, 14 - c, 15 - b, 16 - a, 17 - d, 18 - b, 19 - b, 20 - d, 21 - c, 22 - c, 23 - a, 24 - b, 25 - c, 26 - b, 27 - c, 28 - b, 29 - d, 30 - a

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário