Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chegou o livro Caraí Chamamé: Reza-Dança, de Juliano Javoski

Chegou a obra que estava faltando no acervo do grande público, principalmente dos apreciadores da música regional gaúcha e sul-americana...


Chegou a obra que estava faltando no acervo do grande público, principalmente dos apreciadores da música regional gaúcha e sul-americana.   

Trata-se do livro Caraí Chamame: Reza-Dança, de autoria do cantor, compositor e pesquisador Juliano Javoski.

A publicação, escrita e impressa simultaneamente nos idiomas português e espanhol, apresenta, em 200 páginas, o resultado de mais de vinte anos de estudos e pesquisas realizadas por Javoski, sobre o Chamame, gênero musical de origem “correntina”, tão bem aceito e difundido, no Rio Grande do Sul e em várias partes do Brasil.

O livro, já alcunhado de "A Bíblia do Chamame", se mostra como um produto único no ambiente literário mundial, um verdadeiro timão para aqueles que pretendem navegar pela caudalosa corrente chamamecera.

Além do ótimo texto do autor, a obra conta ainda com ilustrações internas, criadas especialmente para a publicação, pelo gravurista Léo Ribeiro de Souza.   A imagem da capa, retrata um casal de correntinos bailando um Chamame, deixando evidentes o carinho e a cumplicidade entre ambos.

 JULIANO JAVOSKI:
Cantor e compositor.  Iniciou e consolidou sua trajetória nos Festivais do RS, tendo sido laureado em diversos deles.  

Seu estilo musical, moldado ao longo de sua trintenária carreira artística, absorveu influencias da música folclórica Uruguaia, Paraguaia e Argentina, em especial do Chamamé, considerado como uma Cultura "à parte".

Além de possuir mais de 400 músicas gravadas, Javoski tem sua obra registrada em 6 CDs individuais, dos quais também participam convidados especiais como, Luiz Carlos Borges, César Oliveira & Rogério Melo, entre outros.

Agora, ele lança o livro Caraí Chamame: Reza-Dança, que exibe o conteúdo de suas pesquisas, constatações in loco, vivências e convivências, com o Chamame e seus personagens.

O autor, Juliano Javoski, está à disposição para apresentar e comercializar o livro Caraí Chamamé: Reza-Dança em acontecimentos literários, bem como se dispõe a realizar sessões de autógrafo e recitais poético-musicais em Feiras de Livros, Festivais e eventos em geral.

Para agendar o lançamento simultâneo do livro Caraí Chamame: Reza-Dança e a participação do seu autor, o cantor e compositor Juliano Javoski, basta entrar em contato através dos seguintes meios:
Fone/Whats: (51) 996.026.839 
E.mail:  jairoreisdivulga@gmail.com


CARAÍ CHAMAME (SENHOR CHAMAME)

Não há como conhecer o Chamame e não apaixonar-se por ele, independente da nação de onde emergem suas águas, impregnadas de amor, de paz e de alegria. 

O Chamame é a mescla dos ritos tribais guaranis com a música europeia que, ao longo dos tempos, foi se plasmando, se moldando, vindo a ser o gênero musical e rítmico muito apreciado em bailes regionais e festivais de música nativa.  Nota-se atualmente, no Rio Grande do Sul, um celeiro de músicos compositores, poetas e cantores, com forte influência Chamamecera. Talvez a proximidade geográfica com a Argentina seja uma das razões para o notório fascínio pelo ritmo.

A verdade é que o Chamame ganhou o mundo e hoje é reconhecido como um legítimo patrimônio cultural imaterial dos povos Sul-Americanos.


JAIRO REIS
Jornalista - RP nº 10.549
Produção e Divulgação

Fonte: blog do Jairo Reis

Nenhum comentário