Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Custom Header

{fbt_classic_header}

Últimos chasques

latest

A Coluna Prestes

Antônio Ferreira Prestes Guimarães Nasceu em Passo Fundo, 13 de julho de 1837 — Faleceu em Passo Fundo, 19 de setembro de 1911 foi u...


Antônio Ferreira Prestes Guimarães

Nasceu em Passo Fundo, 13 de julho de 1837 — Faleceu em Passo Fundo, 19 de setembro de 1911 foi um político, advogado e militar brasileiro.
Participou da Revolução Federalista, tendo o comando da 1ª Divisão por um breve período, em 1894, quando foi responsável pela ocupação de Alegrete (foto acima) .
O coronel Prestes Guimarães foi um chefe Militar de grande capacidade, indomável, enérgico, derrotou várias vezes as unidades da Divisão do Norte. Foi, sem dúvida, um dos mais brilhantes comandantes militares dos federalistas maragatos, senão de toda guerra civil de 1893. Um grande e admirável comandante, um gaúcho de cepa, que muito honra Passo Fundo.

A coluna de prestes Guimarães era chefiada por Gumercindo Saraiva...ele os Saraivas estavam junto de Gumercindo quando este foi atingindo covardemente por um pica pau. Prestes Guimarães que ia montado em um zaino cabano prometeu vingar a morte do amigo. Testemunhas do fato disseram entre elas Torquato, Ângelo Dourado, Demétrio Xavier... E mais alguns chefes viram o choro comovido de Prestes Guimarães, abraçado ao amigo. Era o início do fim da revolução.


Fonte: blog Entre Mates e Guitarra, de Paulo Ricardo Costa

Nenhum comentário