Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Realizada pela primeira vez em Lajeado, Ciranda Cultural de Prendas terá 74 gurias concorrendo

A Ciranda Cultural de Prendas, criada no ano de 1970 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), será realizada pela primeira vez em L...



A Ciranda Cultural de Prendas, criada no ano de 1970 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), será realizada pela primeira vez em Lajeado neste ano. O evento ocorre dos dias 16 a 18 deste mês de maio, em três locais: no CTG Tropilha Farrapa, na Univates e no Clube Tiro e Caça (CTC).

O município sedia o evento, que reúne anualmente tradicionalistas das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, em virtude da conquista do título de 1ª Prenda do RS de Jéssica Thaís Herrera. “A gente espera que movimente o município de Lajeado. Vamos mobilizar a rede hoteleira e o comércio também”, comenta.

Ouça a entrevista, clicando aqui.

O concurso conta com provas escrita e oral, mostra folclórica e apresentações artística nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. A prova escrita tem 30 questões sobre geografia, história, tradicionalismo e folclore gaúcho. A bibliografia conta com 28 livros. Ao todo, serão 74 gurias concorrendo. O resultado será apresentado durante fandango com o Grupo Alma Crioula, no Clube Tiro e Caça (CTC), na noite de 18 de maio.

“Beleza não conta. A prenda é escolhida totalmente pelo seu intelecto, pela sua dedicação, pelo seu estudo, postura e oralidade”, explica Jéssica.

Conforme ela, a agenda de prenda é cheia, com viagens por todo o estado. “É uma dedicação muito grande que a gente tem pelo tradicionalismo”, ressalta a jovem, que deve passar pelas 30 Regiões Tradicionalistas como 1ª Prenda.

Jéssica fala com orgulho do projeto desenvolvido pelas prendas, o “Fios de Esperança”, para incentivar a doação de cabelos. A iniciativa é realizada dentro da área de Humanidade do “Liberdade, Igualdade e Humanidade” do MTG.

No evento em Lajeado, o “Fios de Esperança ocorre no dia 17 de maio, às 20h30, no Teatro Univates. Uma cabeleireira voluntária do movimento tradicionalista cortará o cabelo das mulheres que queiram colaborar com o projeto.

Programação

Dia 16, quinta-feira – CTG Tropilha Farrapa

14h – Recepção às delegações das Regiões Tradicionalistas
15h – Atividade de integração com Prendas participantes, familiares e acompanhantes
19h – Benção Religiosa
20h – Jantar e despedida das Prendas do Estado Gestão 2018/2019

Dia 17, sexta-feira – Univates

8h – Prova Escrita (Salas de aula, 5º andar, nº 511, 512 e 513, Prédio 16)
9h às 12h – Montagem da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)
13h30 – Avaliação da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)
20h30 – Sessão Solene de Instalação da 49ª Ciranda Cultural de Prendas (Teatro)

Dia 18, sábado – Univates e Clube Tiro e Caça

8h30 – Avaliação Prova Oral e Artística (Univates)
22h30 – Fandango de Resultado da 49ª Ciranda Cultural de Prendas (Salão Social do Clube Tiro e Caça)


Saiba mais
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas com a Fundação Cultural Gaúcha – Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por meio dos e-mails nairocallegaro@gmail.com e lucemayer@yahoo.com.br, ou do telefone (51) 3982-1140.


Fonte: Radio Independente

Nenhum comentário