Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

'Os Palhaços de Tchékhov' faz pré-estreia no dia 28 de maio no Teatro da PUCRS

Dilmar Messias divide-se entre a gestão, a dramaturgia e a direção teatral. Foto: Vilmar Carvalho   Espetáculo dirigido por Dilmar Me...


Dilmar Messias divide-se entre a gestão, a dramaturgia e a direção teatral. Foto: Vilmar Carvalho

 
Espetáculo dirigido por Dilmar Messias é uma livre criação sobre as peças curtas de  um dos maiores escritores de todos os tempos

 
A mais nova montagem do Circo Girassol, Os Palhaços de Tchékhov, ganha pré-estreia no próximo dia 28 de maio, terça-feira, às 20h, no Teatro da PUCRS, Prédio 40, em Porto Alegre. O espetáculo é uma livre criação de Dilmar Messias sobre as peças curtas do escritor e dramaturgo russo, Anton Pavlovitch Tchékhov (1860-1904) e marca seu retorno ao palco na condição de diretor artístico do Circo Girassol, função interrompida desde que assumiu, em 2015, a direção artística do Theatro São Pedro, um dos mais importantes equipamentos culturais do Estado. A apresentação tem entrada franca, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, e o ingresso pode ser retirado  até o dia 28/05, das 11h às 20h, no térreo do Living 360, Campus PUCRS.

Os Palhaços de Tchékhov traz a cena trechos das pequenas farsas que o dramaturgo russo escreveu entre 1887 a 1902, que acompanham o início e o fim de sua produção teatral, e algumas citações dos consagrados dramas A Gaivota, O Jardim das Cerejeiras e a comédia Tio Vânia. Sem dirigir os espetáculos do Circo Girassol, de sua propriedade, há três anos (seu último trabalho foi em 2016, em "Brinco de Princesa", protagonizado pela atriz Débora Rodrigues) Dilmar Messias não esconde o entusiasmo e destaca a excelência de Tchékhov, que considera um dos maiores contistas de todos os tempos.

Tomando como base o estudo dramático em um ato "O Canto do Cisne" (1888), a peça promove um encontro fictício que mistura personagens, enredos, farsa e melodrama. No palco, Débora Rodrigues, Diego Steffani e Tuta Camargo, atores (e palhaços) experientes, que vêm participando de outros espetáculos dirigidos por Dilmar Messias (os três atuaram juntos em "O Casamento do Grande Mágico Maycon Stallone" e "Chocola'j e Débora e Tuta atuam em "O Hipnotizador de Jacarés", este último ainda em cartaz), dão vida e voz aos personagens.

Na trama, Vassili Smirnov, velho ator, após sua apresentação de despedida dos palcos, brinda com seus admiradores. Todos vão embora; embriagado, ele dorme no palco. Quando acorda, encontra Mikhail Usov, o ponto, e Natacha Semínova, a camareira. Juntos, relembram os momentos de glória, representando algumas farsas do dramaturgo russo Anton Tchékhov.
 

FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO E TEXTO: Dilmar Messias | ELENCO: Débora Rodrigues, Diego Steffani, Tuta Camargo | CENÓGRAFO Diego Steffani | ILUMINADOR  Anderson Balieiro | FIGURINOS e ACESSÓRIOS CÊNICOS Diego Steffani, Anderson Balieiro e Dilmar Messias | DIVULGAÇÃO Silvia Abreu
 

SERVIÇO:

O Quê: OS PALHAÇOS DE TCHÉKHOV. Texto e direção: Dilmar Messias. Com Tuta Camargo, Débora Rodrigues e Diego Steffani
Onde: Teatro da PUCRS, Prédio 40, em Porto Alegre
Quando: Dia 28 de maio de 2019, terça-feira, às 20h
Onde: Teatro da PUCRS, Prédio 40, em Porto Alegre
Quanto: Entrada franca, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Ingresso pode ser retirado até o dia 28/05, das 11h às 20h, no térreo do Living 360, Campus PUCRS.
Duração: 60 minutos
Censura: 12 anos
Informações: (51) 98411841
Realização: Girassol Produções Artísticas | PUCRS Cultura
Apoio: Colégio Marista

 

Colaboração: Silvia Abreu
(MTB 8679-4)

Nenhum comentário