Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

'Concertos Clube do Comércio' apresenta a Camerata 'Violões de Porto' no dia 14 de maio

Camerata "Violões de Porto" tem como convidada especial a bailarina Ana Medeiros. Foto: Fábio Zambom   Repertório do ...

Camerata "Violões de Porto" tem como convidada especial a bailarina Ana Medeiros. Foto: Fábio Zambom

 

Repertório do conjunto transita entre os mais diversos estilos, do barroco ao contemporâneo, de diversos cantos do mundo

A segunda atração da série "Concertos Clube do Comércio" é a aplaudida Camerata "Violões de Porto", que se apresenta no próximo dia 14 de maio, terça-feira, às 19h30min, no Clube do Comércio, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. O programa é uma homenagem aos dois anos de existência da Camerata, com suas obras mais significativas, e marca o encerramento da campanha de financiamento coletivo do disco "Carmen e os Violões", que se encerra no próximo dia 16 (https://www.catarse.me/carmeneosvioloes). Toda a receita dos artistas deste concerto irá para a campanha de financiamento do primeiro álbum do grupo.
Formada por André Godinho, Bruno Duarte, Eduardo Pastorini, Douglas Wagner, Felipe Herbert, Rafael Lopes, Marcel Estivalet e Thiago Kreutz, a Camerata irá interpretar obras de Georges Bizet, Luigi Boccherini e Zequinha de Abreu. Destaca-se, ainda, a participação da bailarina de flamenco e percussionista, Ana Medeiros como, convidada especial.

Outros nomes valorizados da cena erudita estarão presentes. Na primeira parte do concerto, ressaltam-se o premiado violonista Daniel Wolff, com "Abertura Consort"; o violonista cubano Leo Brouwer - considerado o mais importante compositor para violão da atualidade -, interpretando "Paisaje Cubano com Lluvia", e, na sequência, o violonista Lucas Araújo tocando "La Milonga".

A segunda parte é um recorte do espetáculo "Carmen e os Violões", que estreou em agosto de 2018 e já percorreu as cidades de Dois Irmãos, Montenegro, Porto Alegre e Farroupilha, recebendo a indicação de "Melhor Espetáculo do Ano" pelo Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre e "Destaque Flamenco", no conjunto de ações da bailarina e concertista de castanholas, Ana Medeiros. Completa o programa, obras de Georges Bizet (Toreadores, Entre-Act, Habanera); Luigi Boccherini (Introduction et Fandango) e Zequinha de Abreu (Tico-tico no Fubá).

A série "Concertos Clube do Comércio" é uma iniciativa inédita da Casa da Música de Porto Alegre, que este ano completa 10 anos e é reconhecida por sua atuação no ensino e produção musical na Capital gaúcha, em parceria com o Clube do Comércio de Porto Alegre. A proposta visa a ampliar a ofertas de espaços culturais na cidade, em especial para a música de câmera.

A entrada para o Clube do Comércio é pela Rua dos Andradas, 1085, e pela Garagem Ladeira (Rua General Câmara, 425). Para reservas e aquisição de ingressos, confira o "Serviço".

Sobre o espetáculo

O espetáculo "Carmen e os Violões" estreou em agosto de 2018 e já percorreu as cidades de Dois Irmãos, Montenegro, Porto Alegre e Farroupilha, recebendo a indicação de "Melhor Espetáculo do Ano" pelo Prêmio Açorianos de Música de Porto Alegre e "Destaque Flamenco" no conjunto de ações da bailarina Ana Medeiros. Atualmente, há uma campanha de financiamento coletivo para finalizar o disco do espetáculo, gravado ao vivo em Porto Alegre. https://www.catarse.me/carmeneosvioloes

Sobre a Camerata

A Camerata "Violões de Porto" é o encontro de oito violonistas profissionais da música de concerto no formato de uma mini-orquestra executando obras originais
ou arranjadas para esta formação. O repertório transita entre os mais diversos estilos, do barroco ao contemporâneo, de vários cantos do mundo, apresentando a sonoridade do violão para além do formato solo ou de acompanhamento, inovando com cores, intensidade e performance.

Criada há dois anos, a Camerata de Violões de Porto de Alegre participou de inúmeros festivais e séries em seu  primeiro ano e obteve sucesso com o espetáculo que apresentou no ano seguinte. Neste concerto, o grupo mostrará um apanhado desta trajetória, celebrando, também, a véspera de encerramento da campanha de financiamento coletivo do seu primeiro CD, "Carmen e os Violões - o disco".

https://www.facebook.com/Violoesdeporto/
https://violoesdeporto.wixsite.com/violoesdeporto/a-camerata-1
https://www.youtube.com/channel/UCdb7KJFbEHnWHpMWdCiEaZw

Ana Medeiros é bailarina de flamenco e percussionista. Dedica-se ao estudo e ensino de castanhola e dança flamenca há mais de 20 anos, ministrando aulas regulares, oficinas e cursos intensivos em todo Brasil e na Espanha. Recebeu várias premiações, entre elas, a de Melhor Bailarina no Prêmio Açorianos de Dança 2012, e a de Destaque Flamenco no Prêmio Açorianos de Dança 2017. Também foi agraciada com bolsa de estudos no "II Ciclo dedicado a la formación completa del baile flamenco", em Madri. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu método pioneiro no toque e arranjo musical da castanhola, aliando a prática como bailarina à utilização como instrumento solista.

http://lanegra.com.br/
https://www.facebook.com/LaNegraAnaMedeiros/
https://www.youtube.com/channel/UCVaJnOBT0zlwoj4VweJKy_w?view_as=subscriber

PONTOS DE VENDA:
Antecipados:
EntreAtos (Online)
https://www.entreatosdivulga.com.br/concertosnoclubedocomerciocamareta
Somente cartão.


SERVIÇO:
O Quê: Série "Concertos Clube do Comércio", com a Camerata "Violões de Porto"
Quando: Dia 14 de maio de 2019, terça-feira, às 19h30min.
Onde: Clube do Comércio, Sala de Bridge, 2º andar (Rua dos Andradas, 1085, Centro Histórico), Porto Alegre.
Entrada pela Rua dos Andradas e pela Garagem Ladeira (Rua General Câmara, 425). 
Quanto: R$ 40,00 (Inteira) e R$20,00 (50% para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, mediante apresentação de documento comprobatório
Antecipados pelo site EntreAtos (Online):
https://www.entreatosdivulga.com.br/concertosnoclubedocomerciocamareta
Duração: 1 hora
Reservas e informações pelo fone (51) 986320145


Colaboração: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Nenhum comentário