Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Ciranda Cultural elege Prendas do RS

1ª Prenda Marina Mayer e 1ª Prenda Mirim, Ana Júlia dos Santos, com o presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro, durante a recepção...


1ª Prenda Marina Mayer e 1ª Prenda Mirim, Ana Júlia dos Santos, com o presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro, durante a recepção às prendas no CTG Tropilha Farrapa, em Lajeado
Foto: Divulgação


Neste sábado, o Rio Grande do Sul conhecerá a gestão de Prendas 2019/20, após dois dias de concurso, realizado em Lajeado, cidade-sede da atual 1ª Prenda do RS, Jéssica Thaís Herrera. O grupo será formado por três vencedoras das categorias Mirim, Juvenil e Adulta, conforme ordem de classificação.

Entre as representando das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), a 24ª RT e Venâncio Aires estão na torcida com a 1ª Prenda Marina Mayer e a 1ª Mirim, Ana Júlia dos Santos. No trio, ainda está a 1ª Juvenil Cristini Zilio, de Encantado.

O título máximo de 1ª Prenda do RS levará a edição cinquentenária em 2020 para a cidade de origem. O grupo vencedor, ao lado dos atuais Peões Farroupilhas, recém-eleitos, passam a trabalhar em prol da juventude tradicionalista durante um ano.

Realizado pela Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Ciranda de Prendas é o mais antigo evento do MTG e ocorre pela primeira vez na 24ª RT, atualmente coordenada pela venâncio-airense, Luce Carmen da Rosa Mayer.

Nesta edição, recebem a homenagem como casal padrinho do evento, o conselheiro do MTG, na Região, Flávio Antonio Rodrigues e Andreia Soares, e a jovem Roberta Barbosa Jacinto - Prenda do RS gestão 2016/17.

NA PRÁTICA

Para alcançar as vagas 'não basta sonhar', é preciso comprovar os conhecimentos por meio de provas de História do Rio Grande do Sul e do Brasil, Geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo e Folclore do Rio Grande do Sul e redação. A parte artística é avaliada a partir de uma das habilidades que consiste em tocar, cantar ou declamar temas gaúchos e ou ritmos gaúchos, incluindo-se nesta prova a oralidade por meio de tema sorteado.

A avaliação fecha com a execução de uma dança tradicional gaúcha e outra de salão. Antes, porém, relatório de projetos e Mostra Folclórica, somam-se à pontuação geral.

73 - é o número de participantes da 49ª Ciranda Cultural de Prendas, disputada por 26 concorrentes na categoria Mirim; 26 Juvenis e 21 na categoria Adulta.

SAIBA MAIS

Aberto ao púbico - a partir das 8h30min, neste sábado, têm início as provas oral e artísticas, no complexo da Univates. Ingresso livre.

Fandango - Início às 22h30min, no salão social do Clube Tiro e Caça. Ingressos R$ 35, com pilcha completa para a pista de danças. Cerimônia com a divulgação dos resultados durante o fandango.


Fonte: portal Folha do Mate

Nenhum comentário