Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Custom Header

{fbt_classic_header}

Últimos chasques

latest

Troféu Destaques dos Festivais 2018 foi entregue no último dia 29

Foi com grande satisfação que realizamos na noite de 29 de março, a confraternização para entrega do Troféu Destaques dos Festivais 201...



Foi com grande satisfação que realizamos na noite de 29 de março, a confraternização para entrega do Troféu Destaques dos Festivais 2018.  Desta feita fomos abraçados pela comunidade de Osório, através dos esforços da Assessora Municipal de Cultura, Adriana Sperandir, a quem direcionamos novamente o nosso mais especial agradecimento. A partir da Adriana, estendemos nossa saudação aos demais gestores do município.

O Restaurante Parque de Rodeio abriu suas portas para receber o evento e nos servir um excelente jantar.

Antes de abordarmos a entrega dos troféus, propriamente dita, é preciso contar um pouco da história desta premiação.

Transcorria o ano de 1997, época em que este comunicador que vos escreve residia e trabalhava na cidade de Osório, mais precisamente na Rádio Osório e no Jornal Painel, quando passamos a divulgar os resultados dos festivais de música e de poesia nos referidos espaços. Além das premiações tradicionais dos eventos, entendemos que seria interessante distinguirmos, de forma mais detalhada, os personagens que sobressaiam-se nos diversos certames competitivos que aconteciam pelo Rio Grande a fora.  

No início de 1998, publicávamos pela primeira vez, o resultado do nosso trabalho de pesquisa e compilação de dados que apontou os Destaques dos Festivais do ano anterior. A partir daí, não paramos mais de propalar e de valorizar os personagens que brilham nos palcos sulinos a cada ano.

No início de 2016, entendemos que a inciativa poderia ter mais relevância, com a realização de encontros destinados à entrega física dos troféus aos Destaques dos Festivais.   Desde então, nossas confraternizações tem mobilizado número significativo de pessoas, dentre as quais, os agraciados, veículos de imprensa, autoridades, apoiadores, patrocinadores e o público em geral.

Agora em 2019, completamos vinte e um anos de realização deste projeto, cujos resultados nos deixa orgulhosos e convictos de estarmos contribuindo para a opulência do nativismo gaúcho.

É imprescindível lembrar que o projeto Destaques dos Festivais 2018, contou com o fundamental respaldo de algumas empresas, cujos apoios valorizam e contribuem para o engrandecimento da música e de poesia regional gaúcha.
Nosso agradecimento á:
Agafarma Farmácias – Sinta-se bem, sinta-se em casa 
Malacara Store - Seu jeito, seu mundo
Assessoria de Cultura Osório
Don Cássio Selaimen - Crioulista Bom de Faca
Kom Ceva - Cerveja Artesanal
Minuano Discos
Pampiana Acordeons – A melhor gaita do Brasil 
Restaurante Parque de Rodeio
WAP Produções e Eventos Ltda.
Rádio Web Campo a Fora
Blog do Léo Ribeiro
Djalma Pacheco – Jornalista e fotógrafo
Padre Valdir Formentini
Antão Sampaio - Jornal Bons Ventos e Jornal Revisão.

Baita parceria, que ultrapassa o aspecto logístico e financeiro do projeto, simplesmente porque temos como preceito comum, a constante e incansável missão de valorizar a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul.
A estes parceiros, o nosso muito obrigado!

É preciso igualmente, ressaltar a conceituada parceria dos integrantes da comissão avaliadora, formada por nomes respeitados e com notória credibilidade nos ambientes radiofônico, nativista e regional gaúcho.  Eles tiveram a tarefa de eleger a Poesia do Ano, a Música Instrumental do Ano e a Canção do Ano.

Nosso fraterno agradecimento aos amigos: Gabriel Moraes, Ibaldo Pedra, Jaime Ribeiro, Léo Ribeiro, Loresoni Barbosa, Marcelo Machado, Odilon Ramos e Wilson Galli. 

Por último, nós do blog Ronda dos Festivais e do programa Do Litoral à Fronteira, parabenizamos mais uma vez aos agraciados com o Troféu Destaques dos Festivais 2018.  Desejamos que 2019 seja emponchado de sucesso e de conquistas ainda mais numerosas e significativas.

Obrigado a todos pelas presenças e pelos inesquecíveis momentos de confraternização e de valorização da cultura do Rio Grande.
Que o patrão velho lá de riba, nos abençoe hoje e sempre!

A PREMIAÇÃO:

A atividade iniciou por volta de 20h, premiando inicialmente os poetas, declamadores e amadrinhadores que destacaram-se nos Festivais de Poesia realizados em 2018, de acordo com as seguintes modalidades:

Poeta com Mais Primeiros Lugares:  A vencedora foi Joseti Gomes, que infelizmente não pode comparecer. Ele foi representada pela produtora cultural Estela Lauser e recebeu o troféu, mais um brinde oferecido pela Malacara Store, das mãos da Assessora de Cultura de Osório, Adriana Sperandir.

Melhor Amadrinhador:   O vencedor desta modalidade foi o violonista Fernando Graciola.    O troféu, um exemplar do livro “In Versus Veritas”, gentileza do poeta Moisés Menezes, mais um bonito regalo oferecido pela Malacara Store, foram entregues pelo empresário José Garcez, representando a Pampiana Acordeons, patrocinador do evento.

Melhor Declamadora: Liliana Cardoso, representada pelo declamador Romeu Weber. Ele recebeu o troféu das mãos do poeta Tomáz Schuch.

Melhor Declamador:  O troféu para o agraciado Neiton Peruffo, mais um livro e um regalo da Malacara, foram entregues pelo compositor Carlos Hahn ao representante Mateus Fernandes.

Amadrinhador com Mais Premiações:  O vencedor foi o grupo formado por Duca Duarte, Lucas Ferrera e Texo Cabral, representados pelo amadrinhador e declamador Jair Silveira.    A entrega do troféu, um livro e um regalo da Malacara, coube ao Secretário da Saúde de Osório, senhor Emerson Magni.

Declamador com Mais Premiações: O vencedor foi Pedro Junior da Fontoura, representado no ato pelo diretor de palco, Rico Bertoletti. Quem entregou o troféu, o livro e um brinde da Malacara, foi o declamador Romeu Weber.

Poeta com Mais Premiações:  O agraciado foi Moisés Silveira de Menezes, que recebeu o troféu e um brinde da Malacara, das mãos do empresário poeta e comunicador Odilon Ramos. Moisés foi contemplado ainda, com uma belíssima faca, na verdade uma joia de aço, oferecida pelo cuteleiro Don Cássio Selaimen.

Poesia do Ano:  A Poesia do Ano é ANTENOR DE VIDA E SONHO, de autoria do Joseti Gomes. Seus representantes, o declamador Alvandir Oliveira e o amadrinhador Jair Silveira, receberam o troféu das mãos do presidente da Câmara de Vereadores de Osório, senhor Beto Gueiê.

Em seguida, Alvandir e Jair,  interpretaram a Poesia do Ano.

Encerrada a entrega de troféus aos Destaques da Poesia, foi a vez dos patrocinadores do projeto e dos jurados do prêmio, receberem um exemplar do Troféu Destaques dos Festivais, entregue pela produtora Estela Lauser.

Em seguida foram anunciados os Destaques dos Festivais de Canções do ano de 2018, de acordo com as seguintes modalidades:

Melhor Melodista:   O vencedor, pelo quarto ano consecutivo é o compositor Juliano Gomes. Diante da sua ausência no evento, o músico Adelar Saraiva o representou.  O troféu, um livro e um brinde da Malacara, foram entregues pelo representante do Esteio da Poesia, Djalma Pacheco.

Melhor Letrista:   O vencedor foi Rodrigo Bauer, representado pelo declamador Mateus Fernandes. Ele recebeu o troféu, um livro e um presente da Malacara Store, das mãos do diretor de palco, Rico Bertoletti.

Melhor Intérprete Feminina:  A vencedora foi a jovem cantora Adrieli Sperandir, que recebeu o troféu e um brinde da Malacara, das mãos da sua mãe, a também cantora Adriana Sperandir, atual Assessora de cultura de Osório.

Melhor Intérprete Masculino:   O vencedor foi o cantor Nilton Ferreira, representado pelo compositor Emerson Martins. Ele recebeu o Troféu, um livro e um brinde da Malacara, das mãos do jurado Ibaldo Pedra, comunicador da rádio Planalto de Passo Fundo.

Melhor Instrumentista:    O vencedor foi o acordeonista Ronison Borba, representado pelo cantor Jean Kirchoff. O troféu e um brinde da Malacara foi entregue por Adelar Saraiva, da WAP Produções.

Autor Com Mais Vitórias:    A entrega do Troféu Destaques dos Festivais, coube ao padre Valdir Formentini.  O vencedor desta modalidade é Juliano Gomes, cujo representante, o músico Adriano Sperandir, recebeu ainda um livro e um brinde oferecido pela Malacara Store.

Intérprete Com Mais Primeiros Lugares:  O vencedor desta modalidade foi Alex Har, representado no evento pela cantora Analise Severo. Ela recebeu o troféu, um livro e um brinde da Malacara, entregues pela professora Liege Ferreira.

Autor Com Mais Premiações:   O Troféu Destaques dos Festivais foi entregue pelo empresário Gilson Borba, do Restaurante Parque de Rodeio.  O vencedor desta modalidade foi o compositor Juliano Gomes, representado no ato pelo cantor índio Rufino.

A derradeira modalidade anunciada na noite de premiação do Troféu Destaques dos Festivais 2017, foi a Canção do Ano.   Para realizar a entrega do troféu foi convidada a cantora Adriana Sperandir, também Assessora de Cultura de Osório.
A Canção do Ano nos Festivais de 2018, é a chamarra LIVRE, letra de Thiago Souza e melodia de Emerson Martins, vencedora da 36ª Gauderiada da Canção, de Rosário do Sul. Ela foi brilhantemente interpretado pelo casal de cantores Analise Severo e Jean Kirchoff.

Um de seus autores, Emerson Martins, recebeu ainda um livro e um regalo oferecido pela Malacara Store.

Na sequência, Emerson, Analise e Jean, interpretaram a Canção do Ano.

Ao final, um Momento Poético Musical, estrelado por Jean Kirchoff, Analise Severo, Emerson Martins, Romeu Weber, Fernando Graciola, AdrielI Sperandir, Adriano Sperandir, Odilon Ramos e Jair Silveira, encerrou de forma brilhante o nosso encontro.

Os troféus destinados aos Destaques dos Festivais de Música Instrumental e ao Jurado do Ano, não foram entregues, em razão da informação antecipada de ausência de todos os agraciados nestas categorias.  Ficará para um próxima oportunidade.

As imagens fotográficas foram registradas pelo fotógrafo Djalma Pacheco e pelo jornalista Antão Sampaio, aos quais também dedicamos o nosso sincero agradecimento.

Parabéns a todos.  Deus abençoe aos operários do Nativismo Gaúcho.


Fonte: blog Ronda dos Festivais, de Jairo Reis
Para ver fotos do evento e dos agraciados, clique aqui.

Nenhum comentário