Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Teatral ELAS segue em cartaz na Sala Álvaro Moreyra

Na peça, a água surge como o sexto elemento da encenação Foto: Jean Pierre Kruze Performance dirigida o por Everson Silva aborda os d...


Na peça, a água surge como o sexto elemento da encenação
Foto: Jean Pierre Kruze

Performance dirigida o por Everson Silva aborda os diferentes papéis da mulher contemporânea e, traz, a cada noite, uma artista convidada


Com citações da poeta Fernanda Bastos e dramaturgia do diretor Everson Silva, a performance teatral, ELAS, segue em cartaz na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre, até o dia 28 de abril, de sexta a domingo, às 20h. No palco, as atrizes Kacau Soares, Leticia Kleemann, Paula Cardoso, Raquel Tessari e Val Barcellos dão vida e voz às diferentes faces e papéis da mulher contemporânea. A cada apresentação, a abertura do espetáculo é realizada por uma artista local. Neste final de semana, as atrações são a percussionista e mestra de bateria Alexsandra Amaral (12); a escritora Atena Beauvoir (13) e a bailaora de flamenco Denise Ribeiro (14).

Cinco mulheres se encontram em um espaço-tempo permeado por fragmentos de imagens, sons e sensações. ELAS se identificam, se distinguem e se reconhecem em imagens refletidas. Partindo de uma pesquisa sobre a poética da performance, o diretor Everson Silva recria uma linguagem de sonho. O som se transforma em ação e a fala se confunde com a luz. ELAS evocam suas ancestrais, arquétipos e signos como forma de reverem, deglutirem e se libertarem. Com a performance teatral ELAS, a NÓS - CIA. DE TEATRO dá continuidade à pesquisa sobre a linguagem cênica, criando um espetáculo que parte de repertório, biografias, e anseios de cinco atrizes, num processo de investigação e criação coletiva.

Além das poesias da jornalista e poeta Fernanda Bastos, publicadas em seu livro de estreia, "Dessa Cor" (Ed. Figura de Linguagem), o espetáculo é constituído de manifestos, cenas entrecortadas e textos autorais. O processo de criação foi permeado pela influência das obras de autoras como Ryane Leão, Roselee Goldberg, Angela Davis, Conceição Evaristo, Clarissa Pinkola Estés, bem como de Robert A. Johnson e de Renato Nogueira.


Processo de criação

O processo de construção da performance teatral ELAS foi calcado no trabalho com as emoções das atrizes, transformando em cena suas habilidades artísticas, seus repertórios e desassossegos, através de uma metodologia de experimentação que permite a emergência do imaginário.

- O espetáculo não quer representar as mulheres de forma generalizante ou falar de todas formas de ser mulher ou de se vivenciar a feminilidade. ELAS pretende ser uma performance que dialoga com todos os públicos, sugerindo nuances do que possa ser mulher na perspectiva das intérpretes, bem como refletir sobre quais papéis são dados às mulheres ao longo da história ocidental, explica Everson Silva.

Segundo a jornalista cultural, Adriana Lampert, ELAS (...) São vozes ocultadas e reprimidas durante anos, são a representação de um dos primeiros arquétipos do Universo. São o grito de enfrentamento a todas as formas de violência contra à mulher. Mas também são poesia, delicadeza, acolhida, dança. (publicado em http://ocafe.com.br/teatro/elas-evoca-o-despertar-da-deusa-interna-de-cada-mulher/).

Lampert também ressalta o desempenho do elenco: - O grupo está afinado com a proposta e parece muito à vontade para encenar questões que soam também como pessoais. A direção é sensível, como não podia deixar de ser. Partindo de uma pesquisa sobre a poética da performance, o diretor Everson Silva utiliza uma linguagem de sonho para trabalhar com as várias faces do feminino (substantivo masculino que sublinha uma certa "inferioridade" do gênero que está sempre em segundo plano em uma sociedade majoritariamente machista).

A cenografia é um ambiente preto, onde os corpos femininos se destacam. O palco está coberto por água e conforme a cena se desenvolve, as atrizes têm seus corpos encharcados. - A água do cenário lembra a primeira morada do feto, mas também o fluxo, característica bem feminina, em um mundo que cada vez mais exige da mulher não somente sua essência, mas sua transmutação, conforme definiu Adriana Lampert.

Sobre a companhia

A NÓS - CIA. DE TEATRO é um grupo de artistas com sede em Porto Alegre/RS que pesquisa teatro e produz encenações, com o objetivo de aprofundar o estudo sobre a linguagem cênica e proporcionar novas experiências para o grupo e para o público. Os trabalhos da companhia podem ser encontrados nas redes digitais por @nos.ciadeteatro no Facebook, Instragram e YouTube; @nosciadeteatro no Twitter.

A companhia surgiu em 2007, com o nome Tantos Nós, capitaneada pelo diretor Everson Silva, vencedor do Prêmio Açorianos de Diretor Revelação (2013). Ao longo de sua trajetória realizou os espetáculos: Homem in Vitro (2008); DentroMundo (2009); Paixão de Cristo (2009); O Auto da Paixão (2010); Nós! (em off) (2012); Ser de Dentro(2015); e Nós, Os Outros (2017). Atualmente, tem a participação de mais de 15 profissionais das artes cênicas e visuais, que criam espetáculos contemporâneos de teatro.

A NÓS - CIA. DE TEATRO realiza produções independentes e tem criação coletiva. Em 2018, recebeu quatro indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro nas categorias Direção, Atriz Coadjuvante, Cenografia e Produção por Nós! (em off), tendo Leticia Kleemann vencido na categoria Atriz Coadjuvante. Em janeiro/19, esteve no palco do Teatro do SESC, dentro da programação do Porto Verão Alegre. O espetáculo está no repertório da Nós - Cia. de Teatro desde 2012 e esteve em cartaz no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (2018), no Teatro Renascença (2018), no Teatro Bruno Kiefer (2012), Sala Carlos Carvalho (2013, 2014 e 2017), entre outros.

SERVIÇO:

ELAS
De 5 a 28 de abril, de sexta a domingo, às 20h.
Sala Álvaro Moreyra | Centro Municipal de Cultura |Av. Érico Veríssimo, 307
Teatro | 14 anos | 50 minutos

INGRESSOS:
R$ 40 (inteira)
R$ 20,00 (meia entrada para pessoas com mais de 60 anos, estudantes, professoras e professores, pessoas com deficiência e acompanhante, classe artística, municipárias e municipários e acompanhante).

PONTOS DE VENDA:
EntreAtos (Online)
https://www.entreatosdivulga.com.br/elas
Somente cartão.

MEME Estação Cultural (Lopo Gonçalves, 176)

Segunda a sexta | 9h às 22h
Fone: 3019-2595
Somente dinheiro.

Livraria Bamboletras (Gen. Lima e Silva, 776 - Loja 3)
https://goo.gl/maps/u5EFGAHzEy22
Segunda a sábado | 10h às 22h | Domingo | 15h às 22h
Fone: 3221-8764
Somente dinheiro.

Café Sala Precisa (Rua Joaquim Nabuco, 197)
https://goo.gl/maps/3vwvmUjY7RC2
Terça a sábado | 14h às 21h
Somente dinheiro.

Eco Lógica (Rua Irmão Jose Otão, 309)
https://goo.gl/maps/EwYEqaDHx2G2
Segunda a sexta | 10h às 19h
Somente dinheiro.

Ingressos antecipados disponíveis nos postos de venda até 2h antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade. Ingressos no local, 1h antes do espetáculo, conforme disponibilidade.

Local dispõe de ar refrigerado e estacionamento. A chegada após o início do espetáculo poderá acarretar na impossibilidade de entrada no teatro. Não será permitido fotografar ou filmar o espetáculo, sem a prévia autorização da produção.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES QUE FARÃO O PRÓLOGO DO ESPETÁCULO:

12.04 - Alexsandra Amaral
13.04 - Atena Beauvoir
14.04 - Denise Ribeiro
19.04 - Letícia Bottari
20.04 - Alessandra Fortes
21.04 - Nury Salazar -Teresinhas (MEME)
26.04 - Dedy Ricardo
27.04 - Raquel Leão
28.04 - Mayura Matos

FICHA TÉCNICA:

Direção: Everson Silva.
Produção: Pedro Dos Santos.
Atuação: Kacau Soares, Leticia Kleemann, Paula Cardoso, Raquel Tessari e Val Barcellos.
Dramaturgia: Everson Silva, a partir do material criado coletivamente, com citações de "Desta Cor" de Fernanda Bastos (gentilmente cedida pela Figura de Linguagem).
Trilha Sonora: Composição original de Maninho Melo (Jeff Mou). Músicos: Maninho Melo, Leandro Alves e Edu Coelho Educs. Técnico de Gravação e Mixagem de Leandro Alves. Gravado em Canoas (2018), na L&A Produções Musicais.
Cenografia: Jony Pereira.
Iluminação: Veridiana Mendes.
Figurino: Letícia Brochier - Studio Lê Brochier.
Maquiagem: Criação Coletiva.
Fotografia: Jean Pierre Kruze.
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Arte: Amanda Hamermüller.
Mídias Digitais: Amanda Hamermüller e Thayse Uchoa
Produção Executiva: Everson Silva.
Assistência de Produção: Val Barcellos.
Apoio Cultural: Alfajores Odara, Jogo do Desconto, TVE e FM Cultura, MEME Estação Cultural.
Realização: Nós Cia. de Teatro.

Saiba mais sobre a Nós Cia. de Teatro:
https://www.facebook.com/nos.ciadeteatro/
https://instagram.com/nos.ciadeteatro
https://twitter.com/nosciadeteatro
https://www.youtube.com/channel/UCdDvyHjh6Hum2z90qTbmLwQ


Colaboração: Silvia Abreu
(MTB 8679-4)

Nenhum comentário