Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Projeto Violas ao Sul percorre o Rio Grande do Sul

Quarteto compõe uma distinta e ampla linha de sonoridades Foto Ed Oliveira O quarteto "Violas ao Sul", que reúne quatro gran...


Quarteto compõe uma distinta e ampla linha de sonoridades
Foto Ed Oliveira



O quarteto "Violas ao Sul", que reúne quatro grandes expressões da viola de 10 cordas no Rio Grande do Sul, segue promovendo e divulgando as diversas sonoridades deste instrumento pelo Estado. Ontem, dia 12 de abril, chegou ao Litoral. A apresentação foi na Câmara Municipal de Vereadores de Osório. Este inédito encontro de violeiros imprime os sotaques de diversas regiões da porção Sul do Brasil, em que se destacam a música litorânea das cordas de Mário Tressoldi, a viola com sonoridade e característica do blues de Oly Jr., a música gaúcha serrana de Valdir Verona e a viola com elementos mouros na técnica apurada de Angelo Primon. Juntos, eles formam a linha evolutiva do instrumento, com canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, além da música contemporânea.

Além de valorizar e registrar a produção autoral destes artistas e suas carreiras, o projeto "Violas ao Sul" prevê a realização de uma oficina de cordas, que tem como objetivo difundir a pesquisa realizada pelo grupo. Em Osório, foi realizado pelos quatro violeiros na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, na tarde do dia 12 de abril.


A origem do projeto

O grupo surgiu do encontro dos seus integrantes por ocasião da Mostra Musical Sonora Brasil (SESC) que em 2015 retratou a “viola brasileira” com artistas de todo o País e que contou com a participação de Mário Tressoldi, Angelo Primon e Valdir Verona. Aquele primeiro encontro levou à formação do grupo que, em 16 de junho de 2016, se reuniu para fazer o primeiro espetáculo na Fundação Ecarta, em Porto Alegre. De lá para cá, foram diversos shows realizados em Porto Alegre, Rio Grande, Caxias do Sul, Canoas, etc. além de diversos programas de televisão.

O circuito "Violas ao Sul" teve início em novembro de 2018, em Novo Hamburgo (29). Além de Osório (12), receberam o projeto, no mês de abril, as cidades de Pelotas (05) Camaquã (04) e Santa Cruz (2). No dia 30 de abril, o ocorre o show de lançamento do CD homônimo no Teatro Sesc Porto Alegre, às 20h.

O show

"Violas ao Sul" tanto pode ser considerado um trabalho de música instrumental, quanto um grupo vocal acompanhando a sonoridade das violas. Em cena, quatro músicos, quatro estilos e um só objetivo: mostrar a viola de 10 cordas como protagonista da diversidade musical do RS: o cancioneiro gaúcho, o blues, a música moura, a música de origem açoriana, a milonga, para citar apenas alguns gêneros musicais que vibram nas cordas destas violas.

Nas apresentações já realizadas, o quarteto vem mostrando aos gaúchos que a viola, ancestral instrumento presente na história do nosso Estado, se mantém viva na cultura musical do Rio Grande. Tudo indica que ela tende a ganhar mais espaço no cenário musical através da obra e da união de Mário Tressoldi, Valdir Verona, Angelo Primon e Oly Jr.

O CD

O CD "Violas ao Sul" reúne 13 faixas, que compõem a base do repertório do quarteto formado por Mário Tressoldi, Valdir Verona, Angelo Primon e Oly Jr. Foi gravado entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, no estúdio Emusic (por Eleandro Stuemer), no MC Tressoldi Estúdio e no home estúdio de Angelo Primon. A produção geral é de Mário Tressoldi, que divide a produção musical com Angelo Primon. Os arranjos levam a assinatura dos quatro violeiros.

O repertório abarca a diversidade ritmos, estilos e modos de tocar de seus integrantes. Temas autorais, como "Violas do Sul do Brasil" (M.Tressoldi / Chico Saga), "Milonga Blues” (Oly Jr.), "Milonga de Arame" (Angelo Primon / M. Tressoldi), "Contrapasso / Seo Bugio" (Valdir Verona), estão presentes ao lado de clássicos do cancioneiro gaúcho, como "Cantiga de Eira" (Barbosa Lessa) e "Gaudêncio Sete Luas" (Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcelos) e nacional, como "Canção da Meia Noite" (Zé Flávio)

A crítica tem aprovado o lançamento. Segundo a cantora, compositora e comunicadora Shana Müller: "(...) resumindo um pouquinho da história artística de cada um, dá para perceber como é eclético esse instrumento que une esses quatro baita músicos no palco. (...)  Uma oportunidade de viajar pela regionalidade brasileira dos cateretês, catiras, milongas, chamamés, modas, toadas e por aí vai".

A jornalista e musicóloga brasileira Maria Luiza Kfouri também recomenda o álbum: "Quatro violeiros do Sul do Brasil. Quatro estilos diferentes de abordar este difícil instrumento. Quatro carreiras consolidadas. Quatro grandes músicos brasileiros. (...) Os quatro se juntaram, criaram o grupo Violas ao Sul e acabaram de lançar um lindo disco. Entre canções (e não é que eles também cantam bem, os danados?) e instrumentais, são 10 faixas em que eles desfilam uma moda sempre eterna: música boa de ouvir, de cantar e de sonhar junto".

O álbum tem distribuição digital pela Tratore Discos e está disponível em todas as plataformas digitais. O CD também está na Livraria Bamboletras (Rua Gen. Lima e Silva, 776 - Cidade Baixa), Toca do Disco (Rua Garibaldi, 1043) e na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Farroupilha).

O preço varia entre R$ 20,00 e R$ 30,00. Contatos pelo fone: (51) 998421779 ou pela https://www.facebook.com/violasaosul/



Rede social do grupo:
https://www.facebook.com/violasaosul/

Para ver e ouvir:
Rodada de apresentações solo no show realizado no teatro do SESC de Canoas.Nov 2017.
https://www.youtube.com/watch?v=2RspFhaxSvY

Quarteto Violas ao Sul executando a música Cantiga de Eira, de Barbosa Lessa, no programa Vidas no Sul da TV Aparecida
https://www.youtube.com/watch?v=xDrUiH2e9Pw

Duo de Angelo Primon e Mário Tressoldi numa das formações do VIOLAS AO SULexecutando a música Lamento do Açoriano Fernando Reis no programa Vidas noSul
https://www.youtube.com/watch?v=cQQ_-6az2DU

VIOLAS AO SUL executando a música Os Homens de Preto de Paulo Ruchel na OpenStage em Poro Alegre, no primeiro ensaio do grupo.
https://www.youtube.com/watch?v=b1TJhNLIyMc

Duo de Valdir Verona e Oly Jr na composição de Verona intitulada Chamamé Blues, no programa Vidas no Sul da TV Aparecida
https://www.youtube.com/watch?v=Xxt33amTkjg


Colaboração: Silvia Abreu
(MTB 8679-4)

Nenhum comentário