Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Os Monarcas recebe a Comenda Boa Vista do Erechim-RS

Foto Rodrigo Finardi Por Assessoria de Imprensa Na última segunda-feira (25), o Poder Legislativo erechinense prestou uma justa home...


Foto Rodrigo Finardi
Por Assessoria de Imprensa


Na última segunda-feira (25), o Poder Legislativo erechinense prestou uma justa homenagem a um dos mais destacados ícones da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. Em uma sessão especial marcada pela emoção, o grupo Os Monarcas recebeu a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário como forma de reconhecimento e agradecimento por tão bem representar a Capital da Amizade nos mais diversos lugares há quase 50 anos. Fundador do conjunto, Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, recebeu a honraria das mãos da vereadora Sandra Picoli (PCdoB), proponente da congratulação, acompanhada do presidente Alderi Oldra (PT) e do prefeito Luiz Francisco Schmidt. Também compôs a mesa de autoridades a coordenadora da 19ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, Cleusa Sotoriva.

Em vídeo produzido pela TV Câmara Erechim e exibido durante a sessão, Gildinho recordou sua trajetória, desde os primeiros contatos com sua inseparável amiga gaita até a formação d’Os Monarcas, em 1972. Na sequência, o jovem músico erechinense Paulo Izoton encantou aos presentes com sua interpretação de um clássico do grupo homenageado, “Cheiro de Galpão”. Paulo ainda apresentou no plenário o hino tradicionalista do município, “Erechim, História e Canto”, canção recentemente considerada como patrimônio cultural do estado.


Referência na música

Para Sandra, reconhecer a carreira do grupo com a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário nada mais é do que agradecer a quem se tornou exemplo e influência para tantos músicos, inclusive o jovem gaiteiro Paulo Izoton. “Os Monarcas são nossa referência, basta mencionar o nome de Erechim, e logo é lembrada como a terra d’Os Monarcas. Eles levam o nome de nossa cidade ao mundo, incentivando novos talentos, novos grupos, sempre fiéis e firmes na tradição”, destacou a vereadora, fazendo menção aos parceiros de Gildinho que compõem o conjunto, João Argenir dos Santos, Leonir Pedro Vargas, o Varguinhas, Ivan Costa Vargas, Francisco de Assis Brasil, Vanclei da Rocha, Tiago Bisotto Machado, Guilian Siqueira, Jeferson Pereira Gamin e Nelson Edi Falkenbach.

Bastante emocionado, Gildinho foi à tribuna agradecer a distinção em nome do grupo, enfatizando o quanto Erechim representa não só para a trajetória d’Os Monarcas, mas para sua vida. “A emoção é tão grande, agradeço a todos que se empenharam nessa homenagem. O que nós fizemos por Erechim é muito pouco comparado ao que temos recebido daqui. Escolhemos a terra ideal, a terra certa para vivermos. Vamos continuar trabalhando em prol da cultura de nossa querida Erechim”, destacou o músico.


Fonte: jornal Bom Dia

Nenhum comentário