Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Este final de semana ocorre o 31º Entrevero Cultural de Peões

 Peões da gestão 2018/2019 — Foto: Arquivo pessoal Mesmo sem recursos públicos do estado, a 31a Edição do Entrevero Cultural de Peõe...


 Peões da gestão 2018/2019 — Foto: Arquivo pessoal

Mesmo sem recursos públicos do estado, a 31a Edição do Entrevero Cultural de Peões está confirmada para os dias 25, 26 e 27 de deste mês, em Rio Grande. São três categorias, divididas conforme a idade dos 54 candidatos: Peão, Guri e Piá. Antes de chegar na etapa estadual, os concorrentes disputaram o título de peão regional, nas 30 regiões do MTG. Para chegar lá, os três primeiros lugares, precisam demonstrar conhecimentos em artes gaúchas como dança e declamação, atividades campeiras e ainda realizar uma prova de conhecimentos, numa espécie de 'vestibular da tradição'.

"O papel do Peão, Guri e Piá Farroupilha é personificar simbolicamente as mais genuínas características do homem gaúcho, servindo como referencia para os demais jovens tradicionalistas, de conduta, postura e respeito pelas tradições do Rio Grande do Sul", explica a vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Mirelle de Faria Hugo.

Como deu para perceber, é um evento essencialmente cultural para formar multiplicadores do gauchismo para todo o estado. Uma vez eleitos, os peões percorrem o estado realizando palestras, atividades sociais e organizando seminários de fomento à cultura gaúcha. "Além de trabalhar principalmente para valorizar o homem do campo, a gente também atua na área social, juntamente com as prendas. Fizemos, inclusive, uma ação no asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, levando donativos", explica o atual Peão Farroupilha do estado, Mateus Louzada, de Rio Grande, anfitrião do concurso este ano.

Foi para este evento que o cada vez mais questionado Conselho Estadual de Cultura negou R$ 85 mil em renúncia fiscal. O argumento é que o ambiente dos CTGs é preconceituoso - até o veto ao uso de brincos foi citado no relatório, e que o concurso proíbe a participação de candidatos casados e que tenham filhos.


Fonte: Repórter Farroupilha | Portal G1

Nenhum comentário