Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Demétrio Xavier apresenta o 'Recital Cantos do Sul da Terra' no Café Fon Fon

O bardo gaúcho está de volta com seus cantos e causos. O recital de abril tem nome: "Quem não gosta de zamba..." Em abril s...

O bardo gaúcho está de volta com seus cantos e causos.


O recital de abril tem nome: "Quem não gosta de zamba..."

Em abril se comemora o dia desse ritmo, que é tão mais do que isso; dessa dança que é muitas outras coisas. - A zamba é toda uma linguagem; um universo na sonoridade argentina e latino-americana, explica o cantor e compositor, Demétrio Xavier. - A origem da palavra é polêmica e entreverada, como tantas na nossa região: zambos/as são os mestiços de negro e índio; zambra é uma raiz musical árabe... Zamacueca é uma dança peruana, da qual parece provir a zamba, explica.

O fato é que a zamba alcançou, na Argentina, o lugar de Dança Nacional; foi território de experimentações exitosas de melodia e harmonia; recebeu o aporte dos maiores poetas. Se o jogo de sedução da coreografia, marcada pelo revoo dos lenços (pañuelos) evoca folclore e história, a ousadia dos grandes compositores mostra as infinitas possibilidades de uma forma viva, vigente, de fazer música.

"Quem não gosta de zamba..." foi título de um Recital de Demétrio Xavier há cerca de trinta anos. Retomado agora, ele convoca os sujeitos, "Gauchos" e "chinas"”, mulheres e homens, que se têm reunido em torno de seus Cantos do Sul da Terra.

Bons ou maus; quem sabe? Sujeitos, acima de tudo; atentos, fortes, emocionados, para uma noite que promete ser como a definição do poeta:

La noche se hizo pañuelo. El aire se pobló de arpas.
Cada flor es una copla que va aromando la danza

La noche se hace más honda. La estrella se hace más alta.
¡Y allá se llevan los vientos todo el paisaje hecho zamba!


SERVIÇO:
O Quê: Demétrio Xavier - Recitais Cantos do Sul da Terra
Quando: Dia 26 de abril de 2019, sexta-feira, às 21h30min, com dois blocos de 45 minutos
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre
Quanto: Couvert artístico ao preço de R$ 25,00 | Duração: 1h30min
Ingressos antecipados no local
Reservas e informações pelo fone (51) 998807689.

INFORMAÇÕES SOBRE O ESPAÇO:
Capacidade: 60 pessoas sentadas | Aceita todos os cartões de crédito, exceto Banricompras | Ambiente climatizado | Não possui wifi | Acessibilidade total
Características do cardápio: itens artesanais, orgânicos, sem glúten e sem lactose, quiches, escondidinho, pizza.
Características da carta de bebidas: cervejas artesanais, vinhos chilenos, argentinos, cafés variados, espumantes nacionais, italianos e franceses, whiskies nacionais e importados, drinks, cachaças especiais, sucos orgânicos.


Colaboração: Silvia Abreu
(MTB 8679-4) 

Nenhum comentário