Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Custom Header

{fbt_classic_header}

Últimos chasques

latest

CTG Fogo de Chão de Pedro Osório-RS, fará a entrega de bonecas pilchadas e cavalinhos de pau para escola

O mês de abril será especial para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Castelinho do Saber, de Pedro Osório, na 21ª Reg...



O mês de abril será especial para as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Castelinho do Saber, de Pedro Osório, na 21ª Região Tradicionalista. No dia 26 as prendas e peões 2018/2019 do CTG Fogo de Chão, da mesma cidade, farão a entrega de bonecas pilchadas e cavalinhos de pau. Cerca de 210 crianças serão beneficiadas.

A iniciativa começou em 2018, quando as prendas e peões foram até a Escola Sagrado Coração de Jesus contar histórias com temas gaúchos e solicitar aos alunos que fizessem uma boa ação: doar bonecas não mais usadas, mas que tivessem em boas condições. As crianças foram extremamente solidárias e doaram diversas bonecas, afirma Paola Zanetti, prenda da entidade. “Com as bonecas em mãos, as Prendas e Peões confeccionaram vestidos de prenda para as bonecas e fizeram os cavalinhos de pau com material reciclável”, num exercício de voluntariado e também como forma de propagar a cultura gaúcha.

Cultura de voluntariado

A 21ª RT nos últimos anos tem dado aos jovens um estímulo especial, afirma Paola. “São inúmeras as ocasiões em que nós, jovens, temos vez e voz, o que estimula a querer sempre mais. Nos sentirmos valorizados faz com que tenhamos mais credibilidade no nosso trabalho, e mais vontade de realizar”, afirma.

Segundo Paola, no CTG tem-se a crença de que ser Prenda e Peão é muito mais do que promover eventos e cumprir as regras um relatório: é sim, de alguma maneira, fazer a diferença na sociedade, mesmo que de forma simples. “Por diversas vezes nossas prendas e Peões fizeram atividades no Lar de Idosos do Município, com doações de alimentos e presentes aos vovôs. Dessa vez, no entanto, o foco foram as crianças, e a importância de fazer estas conhecerem a tradição gaúcha”, afirma.

Outras iniciativas

Outro exemplo de atuação dos jovens na 21ª RT é a arrecadação de materiais escolares, realizada pelo PTG Pealo Amigo, da cidade de Jaguarão/RS, para uma Creche do município. A ideia deles começou quando tiveram a oportunidade de ajudar a reformar duas salas da Creche. Conhecendo um pouco das necessidades da Creche os membros do PTG Pealo Amigo resolveram ir um pouco mais a fundo. Em conversa com uma professora de lá, ela contou coisas importantes, que fez os jovens abrirem o coração e ajudá-los, afirma Paola. “A creche funciona com doações de todos os lados, como comida, roupas, material de limpeza  e o PTG resolveu ajudar com materiais escolares, porque faz muita falta para a educação”, afirma. Segundo Paola, a prática tem demonstrado que com um pouco da força de cada um se constrói uma sociedade melhor!

MTG

Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, o voluntariado e o trabalho com os jovens é prioridade desde que começou sua gestão da entidade. “Cultivando valores de solidariedade, com certeza as novas gerações levarão o MTG para os próximos 50 anos”, afirma.


Fonte: Eco da Tradição

Nenhum comentário