Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CEC realiza Encontro Regional de Cultura em Palmeira das Missões-RS

O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul realizou, na sexta-feira, 5, em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira das...



O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul realizou, na sexta-feira, 5, em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, Secretaria de Cultura e Turismo e Associação dos Municípios da Zona da Produção- AMZOP, o Encontro Regional de Cultura, na Casa de Cultura Mozart Pereira Soares.

O evento reuniu lideranças de diversos municípios, além dos palestrantes convidados: Estiveram presentes, o presidente do CEC, Marco Aurélio Alves, acompanhado dos conselheiros José Airton Ortiz, Jorge Luís Stocker Júnior, Luís Antônio Martins Pereira e Marlise Machado, o coordenador cultural da Amzop, Juliano Oliveira, a coordenadora de promoções culturais de Palmeira das Missões, Adriana Bagatini, o prefeito municipal Eduardo Freire, vice-prefeito Lucio Borges, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vilande, secretário municipal de cultura Celso Valduga, e o defensor público e presidente do Carijo da Canção, Antonio Korsack Filho. Completando a equipe, como palestrante convidado na oficina de tradição e folclore, Rogério Bastos, da Comissão Gaúcha de Folclore.

Na abertura, Marco Aurélio Alves elogiou a organização do evento, o prefeito e o vice-prefeito de Palmeira, pelo envolvimento com a cultura, bem como a Amzop. Disse ainda, que o Conselho não está ai para ditar regras, mas para ouvir a comunidade cultural: "Desde 2017, implantamos, através da diretiva, o desejo de ouvir a população, por que muito se diz da capital, muito se dita de regras sem ouvir as pessoas. A nossa função é ouvir e transformar isso em politicas públicas. É preciso que nós possamos ouvir, criar canais e que estejamos disponíveis e atentos para escutar sem preconceito. E isso nós estamos tentando fazer nesta gestão." - afirmou.

Apresentação da Escola de Música e Arte do Rotary e apresentação Artística Musical do município de Barra Funda complementaram as atividades do evento. Já a equipe liderada por Marco Alves realizou a oficina "Estruturação da Gestão Pública para a Cultura"; oficina de Folclore e Tradição com Rogério Bastos e, paralelamente, o conselheiro Jorge Stocker comandou a oficina Patrimônio Cultural - políticas de preservação e conservação.

Durante o intervalo ocorreu o lançamento do livro "50 anos do Conselho Estadual de Cultura", além de uma bela apresentação musical, vinda de Ronda Alta; o lançamento do calendário de eventos da AMZOP. Na sequencia aconteceram as oficinas de elaboração de projetos culturais, com Marlise Machado e de comunicação para a cultura, com Airton Ortiz.

O evento encerrou às 18h com uma grande confraternização entre conselheiros de cultura, autoridades, convidados e comunidade cultural da região.

Colaboração: Rogério Bastos
Assessoria de comunicação dos eventos do CEC

Nenhum comentário