Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Expectativa é grande para edição dos 100 anos do Acampamento Farroupilha em Erechim-RS

Por Ígor Dalla Rosa Müller - regiao@jornalbomdia.com.br Com uma ampla programação que envolve muitos shows tradicionalistas e oficina...



Por Ígor Dalla Rosa Müller - regiao@jornalbomdia.com.br


Com uma ampla programação que envolve muitos shows tradicionalistas e oficinas culturais foi aberto oficialmente, na tarde desta sexta-feira (7), o Acampamento Farroupilha 2018, Edição 100 anos de Erechim (RS), que está sendo realizado no Parque da Accie. O início das atividades, que vão até o dia 20 desse mês, foi marcado pela chegada ao acampamento da Chama Crioula e Chama Itinerante. A expectativa dos organizadores é que um grande público participe desse que é o maior evento da cultura gaúcha da região. A exemplo da edição anterior em que mais de 100 mil pessoas vivenciaram o tradicionalismo.   

A programação do acampamento, ao longo dos dias, envolve jogos tradicionalistas, oficinas culturais, gincanas, festival de danças, desfile farroupilha, missa crioula, fandangos, exposição de artesanato e artigos típicos, shows e baile dos idosos. Entre as atrações permanentes está o Galpão do Acolhimento, novidade desse ano, 2ª Feira Regional do Artesanato, Comércio e Indústria, praça de alimentação, mercado, exposição de cultura gaúcha e de tropas cargueiras.

CTG Recanto do Quero-Quero  

Muito animado, Claudemir Demoliner do CTG Recanto do Quero-Quero participa todos os anos, desde o primeiro acampamento, e para ele, a expectativa é bem grande já que essa é a edição dos 100 anos de Erechim. “O pessoal está motivado, o acampamento é maior, temos mais galpões que ano passado, maiores e mais aconchegantes. Todo mundo tem um estrutura boa. Esperamos que o tempo colabore para ser uma festa que Erechim mereça”, ressalta.

Demoliner destaca que a oficina cultural do Recanto do Quero-Quero será sobre a indumentária gaúcha. “Serão passados vídeos de como era antigamente, como surgiu, as influências de outros países como Uruguai e Argentina”, explica.

CTG Galpão Campeiro

O churrasqueiro oficial Luiz Alberto Soares do CTG Galpão Campeiro, há 12 anos está à frente do preparo do prato mais típico e característico da cultura gaúcha. Luiz explica que nesse o galpão passou por algumas modificações para ficar maior e melhor. “Foi trabalhado para ficar mais bonito. Fizemos grande porque nosso pessoal participa e sempre está cheio o salão”, observa.

Luiz espera que esse ano seja melhor do que ano passado. “Caprichamos no galpão com salão grande para se divertir”, comenta. Segundo ele, quem normalmente cozinha no Galpão Campeiro são os homens, que fazem todo tipo de comida, inclusive no fogão campeiro. Visivelmente feliz e satisfeito em estar ali, o experiente assador mostra a churrasqueira nos fundos e sentencia: “o churrasco não pode faltar nunca”.

Os portões do Acampamento Farroupilha, nos finais de semana, abrem às 9h, durante a semana a entrada é a partir das 14h. A entrada é gratuita.


Fonte: jornal Bom Dia

Nenhum comentário