Page Nav

HIDE
GRID_STYLE

Post/Page

Weather Location

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ad

Últimos chasques:

latest

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada-RS

Abertura dos Festejos Farroupilhas de Alvorada

No ano que se comemora o 182º aniversário da República Rio Grandense e o 71º Acendimento da Chama Crioula, o dia 7 de setembro ficou marcado com a abertura dos festejos farroupilhas e…



Abertura dos Festejos Farroupilhas de Alvorada

No ano que se comemora o 182º aniversário da República Rio Grandense e o 71º Acendimento da Chama Crioula, o dia 7 de setembro ficou marcado com a abertura dos festejos farroupilhas e do 11º Acampamento Sócrates Carvalho, com a chegada da Chama Crioula, no ano que perdemos o seu idealizador Paixão Côrtes, trazida no casco desde Iraí, onde foi acesa em 11 de agosto, trazida por 11 cavaleiros, comandados por Jair Martins. Após, a centelha foi transladada para o galpão do Piquete Batalhão Cel Guimarães, do 24º BPM, onde foi guardada pela corporação até às 20h do dia 10 de setembro, quando retornou ao Acampamento para a abertura das rondas crioulas, neste dia comandada pelo CTG Amanhecer na Querência.

Repente! O sucesso do Festival de Trova Galponeira

No dia 8 de setembro aconteceu a primeira edição do Repente Alvoradense, no palco principal, com a participação de vários trovadores vindos de todo o Estado. E os vencedores foram:
Leôncio Amaral (1º lugar);
Adão Berndares (2º);
Cravinho Chaves (3º);
Turco Chaves (4º)
o trovador mais popular foi Amaranto Arena.

A comissão avaliadora foi formada por Paulo de Freitas Mendonça e José Estivalet; apresentador do festival Sr. Derly Silva e a comissão organizadora foi formada por Renato Spanhol e Cesar Tomazzini. Todas as expectativas foram superadas e novamente o nosso município voltou ao “mapa da trova”.

Ação Social com Saúde no Acampamento Farroupilha

Dentro da programação dos festejos farroupilhas no 11º Acampamento Sócrates Carvalho, teremos no dia 15 de setembro a Ação Social com Saúde, das 10 às 17h com: avaliações e orientações de saúde; vacinas;  teste rápido de HIV;  sífilis e hepatite; verificação de pressão, orientações sobre tuberculose, setembro amarelo, combate à dengue e atividades do PIM. Além disso, o Instituto IAAR RS estará oferecendo picos de fluxo e avaliação de capacidade respiratória.

Festejos Farroupilhas de Alvorada – Rondas Crioulas

As rondas crioulas comandadas pelos CTGs da nossa cidade tiveram início no dia 10 de setembro. E elas continuam, conforme programação abaixo:
Dia 14 – CPF O Tempo e o Vento. Com os convidados CTGs Amaranto Pereira, Bento Gonçalves da Silva e Tradição;
Dia 15 – CTG Bento Gonçalves da Silva. Com a participação dos CTGs Sentinelas do Pago, Chilena de Prata e CPF O Tempo e o Vento;
Dia 17 – CTG Campeiros do Sul, com a participação dos CTGs Sentinelas do Pago, Amaranto Pereira e CPF O Tempo e o Vento;
Dia 18 – CTG Tradição, com a parceria dos CTGs Bento Gonçalves da Silva, Amanhecer na Querência e Amaranto Pereira.

Fandangos e atrações musicais no Acampamento Farroupilha
O fandango de abertura foi com o Grupo Mas Tchê no dia 07 de setembro. E a novidade para os festejos deste ano foi a realização do Repente Alvoradense – Festival de Trova Galponeira, que foi realizado no dia 08 de setembro às 16h, no palco principal;

Dia 14 o fandango será com o grupo Filhos de Galpão;
Dia 15 - Balanço Campeiro, Bagual Diniz e Grupo Beira de Estrada;
Dia 17 - grupos Irmãos Fumacos e Marca Crioula;
Dia 19 - Nenê Vargas e Grupo;
Dia 20, o encerramento será mais uma vez com o Grupo Marca de Campo – após o desfile temático e campeiro, que será na parte da tarde.
Dia 29, no CTG Tradição, Fandango de Encerramento, com a entrega das premiações. Na animação, Grupo Mas Tchê.

Programação Cultural dos Festejos Farroupilhas

Dando seguimento nas diversas atividades culturais destacamos: baile da terceira idade n tarde do dia 15; vaca parada prenda e peão às 14h do dia 16; dia 18 – palestra abordando as Fake News, as 10 e 14h, por Dr. Valmor Freitas; dia 19 – as 10 e 14h – aulão gaudério.


CTG Estância do Rubem Berta

Bueno! A patronagem do CTG Estância do Rubem Berta boleia a perna e lança ao convite para as entidades tradicionalistas de capital e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo para participar do 3º Encontro e Amostra Folclórica de Danças Tradicionais, que será realizado em seu galpão no dia 30 de setembro.

Programação! 8h30min - cadastramentos e inscrições dos grupos de danças e dos almoços de cada integrante;  9h30min - Início das apresentações conforme ordem de sorteio (cada grupo terá 15min para dançar entrada, saída e três danças tradicionais, podendo os grupos usar CDs gravados);
* Obs1! As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de setembro, até as 20h, pelo email alexsandro.silva75@gmail.com ou pelo fone /watsapp (51) 985.415.429, com Alex Lima, pois a inscrição será limitada;

* Obs 2! Como o almoço e lanches terão preços acessíveis, solicitamos que não tragam comes e bebes para o interior das dependências do CTG;

O CTG fica na Av. Prof. Osvaldo Augusto Theisen, 280, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre - RS

por Valdemar Engroff

Nenhum comentário

Ads Place