Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Acendimento da Chama Crioula marca o início dos festejos Farroupilhas

Iniciando as comemorações do mês Farroupilha - Foto: PMG/Divulgação Recepção dos cavalarianos e chegada da Centelha ocorreram no últi...


Iniciando as comemorações do mês Farroupilha - Foto: PMG/Divulgação

Recepção dos cavalarianos e chegada da Centelha ocorreram no último sábado, no CTG Carreteiros da Saudade


A Chama Crioula chegou a Gravataí na manhã do último sábado(1º). Recepcionados pelo vice-prefeito Áureo Tedesco e a patroa do CTG anfitrião Simone Bouvier, os cavalarianos percorreram o estado e conduziram a centelha durante 22 dias até o CTG Carreteiros da Saudade, na Bonsucesso, onde deram início às atividades da Semana Farroupilha de Gravataí. O evento contou com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL e dos Centros de Tradições de Gaúchas.

O comandante dos Cavaleiros da Busca da Chama Crioula no Vale do Gravataí, Marçal Dias Peixoto, entregou a centelha ao vice-prefeito e à patroa, juntamente com a secretária da SMCEL Fernanda Fraga. As autoridades acenderam o fogo de chão e, posteriormente, a chama crioula do CTG, marcando oficialmente o início dos festejos Farroupilhas na cidade.

Publicidade

O prefeito Marco Alba, que participou da solenidade, saudou os cavalarianos e destacou a importância da cultura e da tradição dos gaúchos. “Hoje iniciamos os festejos que traduzem todo o amor e o carinho à nossa terra. Somos um povo de luta, de história e que mantém vivos os costumes e a nossa tradição”, enalteceu.

Os cavalarianos foram condecorados com  mimos pelas autoridades e receberam um agradecimento especial do comandante da expedição Marçal Dias Peixoto. A patroa do CTG Carreteiros da Saudade falou sobre a honra de receber a Chama  agradeceu em nome da entidade a todos os presentes. Fernanda Fraga, secretária da SMCEL, lembrou a memória de Paixão Cortes, grande tradicionalista falecido no último dia 27 de agosto.

 Presenças

Também participaram da solenidade o vice-coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Edison da Silva Fagundes, prendas e peões do Estado e Regionais, o subcoordenador do Vale do Gravataí Ary Guiray Fortes de Mattos, o patrono dos festejos Farroupilha de Gravataí Antônio Cândido Ferreira e o vereador Neri Faccin.

As entidades tradicionalistas também marcaram presença, sendo elas: CTG Aldeia dos Anjos, Amanhecer no Rincão, Carreteiros da Saudade, Chaleira Preta, Gauderios do Pago, Guapos da Amizade, Laço da Amizade, Laço de Embira, Pialo da Saudade, Rancho da Saudade, Rincão da Amizade, Roda de Carreta, Sentinela do Rio Grande, Sinuelo da Amizade, Tropeiro dos Pampas, Hotelaria, Piquete Queto Cavalo, DTG Querência do Vale e DTG Rancho da Amizade.


Fonte: portal O Reporter.net
Para ver a publicação original e outras postagens, clique aqui.

Nenhum comentário