Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Acampamento Farroupilha 2018 de Erechim segue com shows nativistas, gincana e oficinas culturais

O Acampamento Farroupilha 2018 de Erechim segue com sua extensa programação cultural e de shows nativistas. Nesta quarta-feira, 12, aco...



O Acampamento Farroupilha 2018 de Erechim segue com sua extensa programação cultural e de shows nativistas. Nesta quarta-feira, 12, acontece show com o Grupo Manotaço. Na quinta-feira, 13, quem sobe ao palco é o Grupo Porteira, a partir das 21 horas.

Todos os dias da semana, a partir das 19h, a grande atração é a Gincana Cultural. Parte integrante do Regulamento Geral, a atividade cultural é a essência dos Festejos Farroupilhas e do AF de Erechim, por isso, as entidades e acampados devem participar da gincana cultural, assim como prestigiar todo ato cultural no AF.

Pontualmente, às 19h, em frente ao galpão da Comissão Organizadora, são entregues as senhas para as tarefas, que são cumpridas no Galpão do Acolhimento. A primeira delas foi o “Grito de Guerra”, onde cada equipe devia apresentar o seu. A tarefa foi cumprida com grande esmero por todos. Na terça-feira, 11, a tarefa era uma homenagem a Paixão Cortes, considerado um dos maiores nomes do tradicionalismo no Rio Grande do Sul. A tarefa era desenvolver alguma atividade – música, dança, declamação, relato de história ou outra – alusiva ao homenageado, criador da Chama Crioula há 71 anos. As apresentações foram avaliadas por uma comissão julgadora que indicará quem levará mais pontos.

A Gincana Cultural ocorre todos os dias da semana, até sexta-feira. Os vencedores serão anunciados durante a solenidade de encerramento do AF, no dia 20, às 15 horas.

OFICINAS CULTURAIS

Durante as tardes, seguem as Oficinas culturais nos Galpões do AF, entre elas Juntando Encilha Mantendo Raízes (ACT Cavaleiros do Alto Uruguai); Cultura, Sons e Vivências (CTG Recanto do Quero Quero); Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas e a Reciclagem (CTG Sentinela da Querência); Divulgando a Cultura Gaúcha (CTG Galpão Campeiro); Oficina do Chimarrão – Mate da Amizade (CTG Os Campêros); Fabricação de Bombas de Chimarrão (CTG Ronda Crioula); Eu Sou Gaúcho (Amigos do Boa Vista); Culinária Campeira (Galpão O Forte); O caminho da Lã: tosquia no campo à indumentária gaúcha (PL Lanceiros do Rio Grande); Hora do Conto Farroupilha (PL Cabanha Chapéu Preto); Erva-mate do cultivo ao chimarrão (Rancho Nativo); Oficina do Churrasco (Galpão Louco de Bueno); Fogo de Chão (Piquete Relincho do Pago); Oficina de Encilha (Grupo Nativo Alma Criola); Lendas Gauchescas, Cuidados com os animais, A Fauna e a Flora nas Fábulas e Lendas Gauchescas, processamento da erva-mate para o chimarrão, Horta Vertical em Garrafa Pet (Aprofapes); Mantendo Viva a nossa Cultura Tradicionalista (Unidos da Tradição – 13 BPM); Tiro de Laço Vaca Parada (Cabanha Dom Dutra) e Café de Chaleira (CTG Estribo da Amizade – Mariano Moro).

FANDANGO SOLIDÁRIO

Nesta sexta-feira, dia 14, tem Fandango Solidário no AF de Erechim, a partir das 23h, com Os Monarcas. O evento acontece no Pavilhão 2 e a entrada equivale a 5 Kg de alimentos. O traje preferencialmente deve ser a pilcha.

GALPÃO DO ACOLHIMENTO

Uma novidade nesta edição do Acampamento Farroupillha de Erechim é o Galpão do Acolhimento, espaço aberto a todos os visitantes com estrutura apropriada, que conta com local para descanso, alimentação e um chimarrão, além de um minipalco para apresentações artísticas. Cada dia é oferecido um prato típico da culinária gaúcha. Veja as dicas da semana: Nesta quarta-feira,12, tem Arroz de China, salada e pão; quinta-feira, 13, Carreteiro de Charque, pão e salada; sexta-feira, 14, Vaca Atolada, arroz branco e salada; sábado, 15, Costela assada, arroz e salada; domingo, 16, Churrasco, arroz, maionese e salada.


Fonte: Jornal Boa Vista

Nenhum comentário