Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Semana Farroupilha de Venâncio Aires em pauta

  Primeiro compromisso dos tradicionalistas será no dia 11 de agosto, em busca da Chama Crioula, na cidade de Iraí. Neste ano, o tema d...

 
Primeiro compromisso dos tradicionalistas será no dia 11 de agosto, em busca da Chama Crioula, na cidade de Iraí. Neste ano, o tema da Semana Farroupilha será 'Tropeirismo'.

Faltam dois meses para os festejos farroupilhas, porém as iniciativas com relação à programação e estrutura se iniciam, em Venâncio Aires. Uma reunião, no dia 26, às 9h30min, será realizada entre a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e Secretaria de Cultura e Esportes, na Prefeitura, com a participação de representantes das entidades tradicionalistas.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Esportes, Saul Zart, que agendou o encontro com os tradicionalistas, neste ano não haverá shows promovidos pela secretaria, e sim a participação nas programações em geral. Quanto a aporte financeiro, Zart afirma que, a exemplo de anos anteriores, haverá apoio para a estrutura.

Por parte da ATVA, o presidente Dalmo Inácio Mayer apresentará, oficialmente, o patrono da Semana Farroupilha 2018, Oli Joaquim Franco, 61 anos. Ex-patrão do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, seu nome foi indicado no dia 2, e homologado pelas entidades. Ainda no encontro, Mayer divulgará a programação extraoficial das festividades. Ele destaca que cada entidade realizará atividades em seus galpões, que passam a fazer parte da programação oficial.

Solenidade

De acordo com o presidente da ATVA, o primeiro compromisso oficial que integra a programação será de âmbito estadual, no 11 de agosto, quando ocorrerá o Acendimento da Chama Crioula, em Iraí. O patrono Oli Franco deverá integrar a Cavalgada da Integração, promovida pela 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), coordenada pelo diretor de cavalgadas Davi Musskopf. Da Capital do Chimarrão também participam da solenidade, representantes do CTG Erva-Mate que realizam a 37ª cavalgada em busca da Chama Crioula. O grupo tem à frente o coordenador Carlos José Stoll, o Caio Stoll.



No dia 9 de agosto

25 cavalarianos do CTG Erva-Mate de Venâncio Aires viajam para participar da geração da Chama Crioula. O ato será no dia 10, na chácara O Chalé - próximo à ponte que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina - ponto de passagem de tropas e partida de balseiros. O retorno a Venâncio Aires se inicia, em cavalgada, após a solenidade, no dia 11. O grupo irá percorrer cerca de 460 quilômetros, com a chegada prevista para o dia 26 de agosto, no Parque Municipal do Chimarrão. Integram a cavalgada, a 1ª Prenda Mirim da 24ª RT, Ana Júlia dos Santos, representante da entidade, e o pai Silvio Santos.

Cavalgada da Integração

Realizada pela 24ª RT, o grupo composto por 30 integrantes, coordenada por Davi Musskipf, receberá a centelha e, no lombo do cavalo percorrerá cerca de 390 quilômetros até Marques de Souza, no Vale do Taquari, onde devem chegar no dia 18 de agosto. No grupo estará o patrono dos festejos farroupilhas de Venâncio Aires, Oli Joaquim Franco.

Distribuição das centelhas

No dia 11, ocorrerá a solenidade com distribuição das centelhas às 30 Regiões Tradicionalistas, nas proximidades do Minuano CTG, em Iraí. Coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer e coordenador de cavalgadas, Davi Musskopf receberão a centelha das mãos do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro e repassam aos cavalarianos de abrangência regional.

Programação extraoficial - Venâncio Aires

Agosto

Sábado, 11: Acendimento da Chama Crioula - Iraí
Domingo, 26: Chegada da Chama Crioula da 37ª Cavalgada do CTG Erva-Mate

Setembro

Quinta-feira, 13: abertura da Semana Farroupilha, Parque Municipal do Chimarrão
Sexta-feira, 14: CTG Lenço Branco - Dia de Integração com as escolas
Sábado, 15: Fandango da Prenda Jovem e início da Festa Campeira
Quinta-feira, 20: Desfile temático na Rua Osvaldo Aranha
Após: Missa Crioula e Costelão (CTG Chaleira Preta); almoço com treino (PQT Cavaleiros da Estrada)


Fonte: portal Folha do Mate

Nenhum comentário