Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Desafios Culturais das prendas e peões da CBTG

A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga. Bem antes da chegada dos primeiros Portugueses, ela já era praticada e bem co...


A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga. Bem antes da chegada dos primeiros Portugueses, ela já era praticada e bem conhecida pelos Índios que habitavam o Brasil, daí o porquê de o conhecimento e a prática ser tão bem apurados por eles.

Na prática, a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente: as Plantas Medicinais, as Rezas e Simpatias. Em alguns casos, estas três formas podem ser empregadas juntas, como é o caso das benzedeiras, que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.

O nosso imaginário é rico em crendices. Colocamos muito da nossa crença nas histórias populares ou lendas, e isso foi gradativamente enriquecido pelas culturas que aqui se homogeneizaram, como a cultura africana e a indígena.

A religião entra como um elemento de grande relevância, que assume o papel central das lendas populares, pois o apego à religião faz com que as coisas tenham um toque divino. Como bem pontificou Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia”.

Não há nada mais fascinante do que as histórias populares. Então, no mês de julho convidamos a todos para cumprirem o 'Desafio Cultural da CBTG' com o tema: "Medicina Campeira - Ervas Medicinais, Benzedeiras, Crendices e Superstições".

Quem cumprir o Desafio do Mês, levando um pouco de conhecimento sobre o tema à suas entidades deverá postar fotos nas redes sociais com a #DesafioCulturalCBTG.

Esperamos que todos possam se divertir aprendendo com esse tema lindo! Quem tiver dúvidas sobre o tema ou sobre o projeto dos Desafios Culturais pode entrar em contato com a 3ª Prenda Veterana da CBTG, Danielli Oliveira, idealizadora do projeto, pelo WhatApp (41)998936748, ou ainda com qualquer membro do Prendado da CBTG.

Blog do Rogério Bastos - Parabéns Dani. Parabéns grupo de prendas e peões da CBTG. mesmo com distancias enormes, vocês conseguem compor uma grande equipe de amigos e batalhadores pelas tradições gaúchas.


Fonte: blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário