Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cavalgada da chama chega a Passo Fundo

 Com o chapéu do Juca da Transpasso, a mula Sertaneja percorreu a distância de Irai a Passo Fundo Com homenagens e muita emoção, a Cham...

 Com o chapéu do Juca da Transpasso, a mula Sertaneja percorreu a distância de Irai a Passo Fundo



Com homenagens e muita emoção, a Chama Crioula chegou na manhã desta quarta-feira (22) em Passo Fundo. Os Cavaleiros do Planalto Médio percorreram a Avenida Brasil até a rua Bento Gonçalves, onde pela Avenida Presidente Vargas se dirigiram ao Parque de Rodeios da Roselândia. A chama foi acesa no dia 11 de agosto em Iraí e ao todo o foram 231 km cavalgados até chegar na cidade.

A chegada em Passo Fundo do fogo foi marcada por homenagens ao tradicionalista José de Almeida, o Juca da Transpasso, como era conhecido. Juca faleceu na noite do último dia 8 de agosto e era grande organizador do evento.

Em entrevista na Uirapuru, o cavaleiro Airton Tim falou da emoção e da sua participação na condução da chama. Para ele, levar a Chama Crioula é um sentimento de civismo e que infelizmente é uma das coisas que os cidadãos têm perdido. Segundo Tim, a chama crioula representa a nossa história, nosso legado, mas principalmente nossa cultura.

Emocionada, a filha de José Almeida, Alessandra, em entrevista na Uirapuru, falou da homenagem realizada ao seu pai. Alessandra destacou que a família esteve presente para recepcionar o grupo de cavaleiros, que tinham passado por tempos difíceis durante o percurso. Alessandra contou que a condução da chama era a alegria e a vida dele, onde  junto com a Transpasso eram as coisas que motivavam Juca.

Reialda, esposa de Juca, também esteve acompanhando a chegada da chama e conversou ao vivo na programação da Uirapuru. Reialda contou que Juca esperava o ano todo pela cavalgada. A esposa, emocionada, revelou que essa época que ocorria a busca pela chama era o tempo que Juca tirava suas férias e se preparava para a buscar o fogo. A família agradeceu ainda o carinho e o apoio que vem recebendo da comunidade passo-fundense.

Junto da cavalgada, ao lado da chama e das bandeiras, a "mula sertaneja” de Juca, assim como fez por muitos anos, acompanhou e participou da condução, como forma de homenagem ao Juquinha, que estava se preparando para o evento quando acabou falecendo. A mula trouxe consigo ainda o chapéu de Juca.

Em entrevista na Uirapuru, a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, explicou que o fogo ficará na sede dos cavaleiros, na Roselândia, até o dia 2 de setembro. Neste dia ela será entregue ao prefeito Luciano Azevedo e posteriormente levada ao Batalhão da Brigada Militar, onde ficará até o dia 08 de setembro, quando as entidades iniciam suas rondas.

Segundo Gilda as rondas nos CTGs, com os cafés de chaleira, vão até o dia 20, quando ocorrem a Mostra da Cultura Gaúcha e o Desfile Farroupilha.


Colaboração: Hilton Luiz Araldi
Fonte: Rádio Uirapuru

Nenhum comentário