Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Para Estudar - Questões de Prova

PROVA ESCRITA 31º ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES CATEGORIA GURI – FASE REGIONAL 1ª PARTE: TRADICIONALISMO, TRADIÇÃO E FOLCLORE 01. O Cong...


PROVA ESCRITA 31º ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES
CATEGORIA GURI – FASE REGIONAL

1ª PARTE: TRADICIONALISMO, TRADIÇÃO E FOLCLORE

01. O Congresso Tradicionalista Gaúcho garante a democracia no meio tradicionalista, pois é a reunião em Assembleia Geral das entidades filiadas efetivas. Sobre este órgão normativo podemos dizer:
A - Tem entre as suas finalidades, ampliar e enriquecer os conhecimentos específicos de todos os interessados, dentro da verdade histórica do Rio Grande do Sul
B - Possuem direito a voto os delegados das entidades filiadas efetivas, variando a quantidade de delegados conforme a categoria da entidade
C - A mesa diretora dos trabalhos do Congresso Tradicionalista é constituída pelo Presidente, Vice-Presidentes e Secretário Geral do MTG, cada um deles no exercício das suas funções
D - Além de reformar o estatuto, pode extinguir o MTG
Agora, assinale a alternativa correta:
a - Somente as letras B e D estão corretas
b - Somente as letras B, C e D estão corretas
c - Somente as letras A, B e D estão corretas
d - Somente as letras A, B e C estão corretas

02. Os imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824 e foram instalados na Real Feitoria do Linho Cânhamo. Sobre estes imigrantes, assinale a opção incorreta:
a - Eram especialmente agricultores, mas haviam muitos artesãos
b - Foram os responsáveis pelo surgimento das primeiras "fábricas". A produção de manufaturados era superior às necessidades familiares
c - Implantaram igrejas, escolas e clubes de canto e tiro. A preocupação com a vida social e com a educação sempre foi marcante entre os colonos alemães
d - A integração dos alemães à sociedade gaúcha não foi fácil, pois não se envolviam com o comércio, com a política e nem com os movimentos bélicos como a Guerra contra Rosas e a Guerra do Paraguai

03. O chimarrão (mate) tomado por derradeiro, ou seja, na hora de ir embora, é conhecido como:
a - O mate do estribo
b - O último mate
c - O mate do agradecimento
d - O mate de conversar

04. Tradicional prato da culinária gaúcha que surgiu nas estâncias e possui grande aceitação pelo alto valor nutritivo. As escravas aproveitavam as partes do animal carneado que os patrões não queriam e faziam-no para alimentar seus filhos. Este prato é conhecido com o nome de:
a - Puchero
b - Fervido
c - Sopão
d - Mocotó

05. Na atividade campeira a ação de juntar todo o gado de uma invernada em lugar já determinado, para revisar o gado, dar sal, curar abichados e terneiros recém nascidos, bem como apartar certos animais, quando necessário, recebe o nome de:
a - Campereada
b - Parar rodeio
c - Invernar
d - Confinamento

06. Sinuelo é uma palavra usada com relação à condição do animal e significa:
a - Animal preso pelo cabresto
b - Animal cansado
c - Animal manso que serve de guia
d - Animal sem dono

07. Na obra "Campeirismo Gaúcho - orientações práticas", o autor Cyro Dutra Ferreira, identifica o cavalo com pelagem totalmente coberta com manchas brancas, vermelhas ou pretas embaralhadas e indefinidas, dando a aparência de um buquê de flores, como sendo:
a - Tostado
b - Bragado
c - Baio ruano
d - Malacara

08. Na alimentação, quando um cavalo está imprestável para o serviço, fica solto no campo, onde possa alimentar-se apenas de pastagem. Chamam este fato de:
a - Descansar o animal
b - Forrar o animal
c - Abandonar o animal
d - Dar folga ao animal

09. O jogo-do-osso é um tradicional jogo de origem espanhola. Requer habilidade porque é rápido e desenvolve-se numa pista de chão batido, local onde os jogadores usam o osso extraído do jarrete da rês para jogar. Este jogo também é conhecido pelo nome de:
a - Tetarfe
b - Tava
c - Mora
d - Tejo

10. Desafio em versos onde os participantes exibem habilidade e rapidez de pensamento além de talento natural para compor as rimas. Este tipo de desafio é realizado através:
a - Do repente
b - Da décima
c - Da trova
d - Do acróstico

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

11. Em 1634 o Padre Cristóbal de Mendoza introduziu o gado nas estâncias junto às reduções. Este gado foi transferido pelos jesuítas para o sul do Rio Jacuí, local onde a boa pastagem e aguada favoreceram a formação:
a - Da vacaria dos pinhais
b - Da vacaria do mar
c - Das fazendas de criação de gado
d - Dos rebanhos de gado chimarrão

12. Os italianos eram profundamente religiosos, motivo pelo qual a comunidade italiana transformou-se num espaço sagrado coletivo onde o Padre se fazia presente em todos os acontecimentos. Sobre a religiosidade destes imigrantes é correto afirmar que:
1 - Cada linha colonial possuía uma capela e vários capitéis (oratórios) construídos, geralmente, como forma de pagamento de promessas
2 - Rezar o terço domingo a tarde nas capelas era uma prática religiosa que servia para manter os vínculos de sociabilidade
3 - Tinham o costume de benzer os objetos utilizados nas lavouras e nas primeiras colheitas e nas primícias (primeiros frutos colhidos)
4 - A religiosidade forte impedia a existência de rezadeiras, benzedeiras e outras crenças diferentes do segmento religioso que praticavam
Agora, assinale a opção que contém apenas as afirmativas corretas:
a - 1 - 2 - 4
b - 2 - 3 - 4
c - 1 - 2 - 3
d - 1 - 3 - 4

13. Em 20 de setembro de 1835 a Revolução Farroupilha teve início com a tomada de Porto Alegre. Nesta ocasião, as tropas farrapas foram lideradas por:
a - Bento Gonçalves da Silva e Onofre Pires
b - Antônio de Souza Neto e Bento Gonçalves da Silva
c - Onofre Pires e José Gomes de Vasconcelos Jardim
d - Bento Gonçalves da Silva e José Gomes de Vasconcelos Jardim

14. Em 11 de setembro de 1836 o Coronel Farroupilha Antônio de Souza Neto proclamou a República Rio-Grandense depois de vencer os imperialistas na batalha do Seival. Após o fato, o Governo da República foi instalado em Piratini. Bento Gonçalves da Silva foi eleito Presidente, apesar de estar preso no Forte do Mar, na Bahia. Devido a este último fato, quem assumiu provisoriamente a presidência?
a - Vicente da Fontoura
b - Antônio de Souza Neto
c - José Gomes de Vasconcelos Jardim
d - David Canabarro

15. Na revolução de 1923 a oposição lutou para evitar a posse de Borges de Medeiros, o qual havia sido eleito presidente de estado numa eleição fraudulenta. O chefe civil deste momento foi:
a - Flores da Cunha
b - Miguel Costa
c - Antônio Melo
d - Assis Brasil

3ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

16. A planície litorânea, por ter solos muito arenosos, não é favorável à agricultura. No entanto, uma boa produção de cebolas é obtida no município de:
a - Capão da Canoa
b - São José do Norte
c - Torres
d - Capivari

17. O Rio Grande do Sul possui grande parte de seu território demarcado por limites naturais. A divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina é delimitada pelo:
a - Rio Quaraí
b - Rio Uruguai
c - Rio Jacuí
d - Rio Taquari

18. Conforme o "Manual de Tradicionalismo Gaúcho" de Manoelito C. Savaris, os campos são predominantes no território gaúcho. As _______________ compõem a vegetação característica dos campos, os quais se unem as _______________ nas áreas próximas aos rios. Assinale a opção que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas:
a - Mangues - restingas
b - Herbáceas e capões - matas de galeria
c - Arbustos - vegetação rasteira
d - Matas de galeria - araucárias

19. O Rio Grande do Sul possui grandes reservas de xisto, uma rocha da qual se pode extrair um óleo semelhante ao petróleo. As maiores reservas de xisto aparecem nos municípios de:
a - Caçapava do Sul e Erechim
b - Uruguaiana e Santana do Livramento
c - Camaquã e Charqueadas
d - São Gabriel e Dom Pedrito

20. A pecuária gaúcha se desenvolve em sistemas extensivos de produção, tendo o campo nativo como base da alimentação dos animais. Os municípios que mais se destacam neste setor são:
1 - Alegrete - Santana do Livramento
2 - Guaporé - Santiago
3 - Vacaria - Quaraí
4 - Dom Pedrito - São Gabriel
Agora assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:
a - 2 - 3
b - 2 - 4
c - 1 - 3
d - 1 - 4

Gabarito
1 - c, 2 - d, 3 - a, 4 - d, 5 - b, 6 - c, 7 - b, 8 - b, 9 - b, 10 - c, 11 - b, 12 - c, 13 - c, 14 - c, 15 - d, 16 - b, 17 - b, 18 - b, 19 - d, 20 - d


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário