Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Exposição Liberdade Ltda. percorrerá cidades gaúchas

Através do financiamento do Pró-Cultura RS, a exposição "Liberdade Ltda." com fotos de Jorge Aguiar e curadoria do produtor ...


Através do financiamento do Pró-Cultura RS, a exposição "Liberdade Ltda." com fotos de Jorge Aguiar e curadoria do produtor cultural Cleverson Ferreira, irá percorrer cinco cidades gaúchas.

Em cada cidade a exposição ficará aberta ao público num período de 30 dias e ainda será realizado dois dias de oficina de fotografia em cada cidade, o projeto conta com a parceria e apoio do Sesc RS e as unidades do Sesc de cada cidade irão receber a exposição e as oficinas. 

Liberdade Ltda.

Liberdade Ltda. é uma homenagem do produtor cultural e curador deste projeto, Cleverson Ferreira, aos mais de 40 anos de carreira do fotógrafo Jorge Aguiar dedicados ao fotojornalismo.

O curador usou três dos trabalhos mais expressivos do fotógrafo para compor a exposição. Dentre eles estão "O fio da Navalha" que retrata a vida de pessoas que dependem de um aterro sanitário (lixão) para prover o próprio sustento e esbarram na limitação social e cultural para um desenvolvimento saudável e digno.

O segundo trabalho é "Meio fio - Vida de Cadeirante" que mostra a história de jovens cadeirantes que, apesar da limitação imposta pelas condições físicas e da própria cadeira de rodas, conseguem viver de forma “limitadamente normal”.


O último trabalho que compõe a exposição é “Um Mergulho no Inferno” que mostra imagens de dentro do presídio central, um lugar onde os conceitos de liberdade são levados para outro extremo.

A exposição tem como objetivo provocar a nossa noção de liberdade e fazer refletir sobre como isso acontece para o nosso semelhante em condições de limitação sociocultural, muitas vezes hereditárias, limitação motora, normalmente provocada e a limitação devido à uma medida punitiva ou de ressocialização.

A principal provocação é perceber que a liberdade só é realmente valorizada quando a perdemos.

A palavra limitada abreviada (Ltda.) nos remete ao conceito comercial de uma empresa com sociedade limitada e sugere uma ligação entre os personagens da exposição e nós mesmos que estamos unidos em uma sociedade por vezes desigual, trágica e injusta, assim como cada um dos temas dos trabalhos apresentados.

(Texto de Cleverson Ferreira - Produtor Cultural)


Ficha Técnica:
Fotógrafo: Jorge Aguiar
Curador: Cleverson Ferreira
Trabalho de referência: Fio da Navalha
Ano: 1996 a 2003
Trabalho de referência: Um Mergulho no Inferno
Ano: 2013 a 2014
Seleção: Liberdade Ltda.
Ano: 2017
Circulação da exposição: Uruguaiana (Janeiro) – Viamão (Fevereiro) – Santa Rosa (Março) – Caxias do Sul (Abril) – Alvorada (Maio)
Apoios: Ieavi e Sesc RS
Financiamento: Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Leve a exposição e/ou a oficina de fotografia para a sua cidade: (51) 98539-4418 ferreira@catarseproducoes.com.br


Página no Facebook: https://web.facebook.com/LiberdadeLtdaRS/

 --
Atenciosamente.
Cleverson Ferreira
Celular/What'sApp (51) 98539-4418
www.catarseproducoes.com.br

Nenhum comentário