Page Nav

HIDE
GRID_STYLE

Post/Page

Weather Location

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ad

Últimos chasques:

latest

Dicas do Doutor: Gastrite

Por Mauro Giménez Olazar
Oi amigos. Nesta edição vamos saber um pouco mais sobre gastrite.  Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou po…

 Por Mauro Giménez Olazar

Oi amigos. Nesta edição vamos saber um pouco mais sobre gastrite.  Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão. Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. 

Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite:

1 - Analgésicos: o uso excessivo de analgésicos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago.
2 - Idade: quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando. Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal.
3 – Alcoolismo: o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão.
4 - Estresse: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago.    
5 - Doenças autoimunes: quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago. Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes.
6 – HIV/AIDS.
7 - Uso de drogas: fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.

Sintomas de Gastrite: Indigestão, queimação e azia, náuseas, vômitos, perda de apetite, dores abdominais. Em caso de sangramento da parede do estômago: Fezes escuras, vômito de sangue ou material semelhante à borra do café. O diagnóstico se faz através de anamnese clínica e o exame complementar ideal é a Endoscopia Digestiva Alta. O tratamento deve ser orientado pelo médico e se faz com medicamentos e reeducação alimentar supervisionada por nutricionista.


Fonte: blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário

Ads Place