Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

O tema da semana é: Projeto Social MTG - Voluntariado

"Inicie sua apresentação contextualizando e situando os ouvintes: de acordo com seus conhecimentos, faça um breve relato da const...


"Inicie sua apresentação contextualizando e situando os ouvintes: de acordo com seus conhecimentos, faça um breve relato da construção da história do Movimento Tradicionalista Gaúcho, bem como o desenvolvimento que se alcançou até os dias atuais. Comente sobre a criação da Chama Crioula, a atuação do Grupo dos Oito, a Ronda Gaúcha e a fundação do 35 CTG. Em seguida, pelo Movimento tornar-se expansionista e agregador, atingindo as mais diferentes classes sociais, cite as realizações dos Congressos Tradicionalistas e posteriormente a oficialização do MTG como instituição.

Apresente aspectos novos sobre o tema: uma vez que você introduziu o assunto falando sobre o meio tradicionalista, faça o elo entre a causa e o assunto a ser apresentado! Partindo do propósito de MTG como federação, comente sobre seus principais objetivos: dentre tantos, o voluntariado! E aí, você aborda explicitamente o que foi proposto! Inicie apresentando o conceito da palavra e apresente-o como uma ação mundial, não se limitando a causa tradicionalista, e sim, referenciada até em cartas e documentos oficiais da Organização das Nações Unidas. Após, mencione como estas ações voluntárias são correntes em nosso meio: visitação à comunidades e associações carentes, campanhas de engajamento à ajuda ao próximo, empréstimos de materiais entre concorrentes (seja ENART, Entrevero Cultural de Peões, etc), disponibilidade de musicais que participam pelo propósito do momento (seja tocar bailes sem cachê, acompanhar em Ciranda Cultural de Prendas, etc), ou ainda, retome sua introdução salientando a importância das ações voluntárias propostas e executadas pelos jovens lá em 1947. Você pode utilizar estas ações – promovidas por vontade e pelo coração – para diferenciar “o ser do estar tradicionalista” e entrar em outra reflexão pertinente ao nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Apresente aspectos concretos/ com referências: segundo alguns professores de português do ensino superior, em uma dissertação é importante que você apresente dados materiais, demonstrando a sua busca pelo conhecimento e que você é capaz de dominar o assunto com coerência de acordo com referências bibliográficas. Sendo assim, exponha conteúdos teóricos, e é nesta hora que você apresentará o ano, autor e em qual congresso foi apresentado o documento/ tema. Ainda, mencione documentos importantes para o Movimento que podem ser usados como forma de reflexão e justificativa sobre o voluntariado: a Carta de Princípios, o Plano Social do MTG, a Tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo, e ainda, a Tese Reflexões Necessárias – Ideologia do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Todos estes textos são fundamentais para a construção do Movimento e para você apresentar sua comunicação oral com convicção e propriedade do que está falando, logo, recomendamos que torne-se sua leitura básica e diária.

Conclua expondo sua opinião e aponte soluções para problema em questão: é extremamente importante que você não termine sua apresentação sem antes dar a sua opinião sobre o assunto, independente de qual seja! Até será relevante para a comissão avaliadora saber seu posicionamento, porém mais importante será para você mesma (o) saber o que pensa sobre o tema. Afinal, ao participar do concurso e se propor à avaliações, você está ciente que defende uma causa e pretende representar uma instituição e uma sociedade, portanto, é imprescindível que sejamos formadores de opiniões, principalmente no meio da juventude atuante, pois assim conseguiremos dar voz aos nossos projetos!
Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2017/2018."


Fonte: blog Cantinho Gaúcho, de Carolina Bouvie

Nenhum comentário