Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Acontecerá em dezembro a 40ª Califórnia da Canção Nativa

Na noite de terça-feira (29), aconteceu o pré-lançamento da 40ª Califórnia da Canção Nativa, na Casa da Assembleia Legislativa no Parq...


Na noite de terça-feira (29), aconteceu o pré-lançamento da 40ª Califórnia da Canção Nativa, na Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. O festival acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Uruguaiana-RS.

No último dia 23 de agosto, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, assinou a autorização de financiamento para a Califórnia da Canção Nativa, que receberá até R$ 240 mil por meio do Sistema Pró-cultura LIC (Lei de Incentivo à Cultura). O evento reúne os melhores compositores, instrumentistas e intérpretes do Rio Grande do Sul.

O termo foi assinado também pelo secretário de Cultura de Uruguaiana, Ricardo Job, a apresentadora do festival, Rejane Fittipaldi; e Fabrício Harden, da organização do evento.

O FESTIVAL

A primeira edição do festival foi em 1971, em Uruguaiana. Em 2004, a Califórnia ganhou o status de patrimônio cultural do Estado. A denominação Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas. No Rio Grande do Sul, chamaram-se 'califórnias' as incursões guerreiras, lideradas por Chico Pedro, em 1850, na Região Cisplatina, atual Uruguai. Mais tarde, o termo foi apropriado para corridas de cavalos com mais de dois mil animais.

Mas o significado que prevaleceu foi o de 'conjunto de coisas belas' e 'competições entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios' e inspirou o surgimento do festival.


Fonte: Denise Camargo/SECOM e Portal dos Festivais

Nenhum comentário