Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

29º Festival Gaúcho Estadual Estudantil acontece em novembro

Vem aí a 29ª edição do FEGAES - Festival Gaúcho Estadual Estudantil, que acontecerá no Parque da Fenarroz em Cachoeira do Sul, nos dia...


Vem aí a 29ª edição do FEGAES - Festival Gaúcho Estadual Estudantil, que acontecerá no Parque da Fenarroz em Cachoeira do Sul, nos dias 24 a 26 de novembro.





COMO SURGIU O FEGAES

 O Fegaes surgiu do idealismo da professora Vera Lúcia Tittelmaier Balardin, qual retrata em uma dilatada história, toda a trajetória deste pueril Festival, que tem objetivos e propósitos muito bem difundidos no meio estudantil e universitário no Estado, em defesa da identidade cultural do povo gaúcho.

A história do Festival começou na sala de aula, quando a professora Vera Balardin resolveu desafiar seus alunos de Educação Artística a se dedicarem nesta disciplina, de forma mais intensa e vibrante, traduzindo na prática os ensinamentos teóricos, evoluindo em quatro intentos, a saber:

O primeiro intento: No ano de 1984, na Escola Borges de Medeiros em Cachoeira do Sul, foi projetado e desenvolvido com o nome de Pealo Borgense, sendo esta primeira edição direcionada somente para as escolas do município de Cachoeira. Já na segunda edição, no ano de 1985, o Pealo Borgense, não coube na Escola e foi realizado no CTG José Bonifácio Gomes, tomando uma dimensão mais ampla e consagradora a nível municipal, recebendo adesão de diversas escolas da cidade da rede municipal e estadual.

O segundo intento: Nos anos de 1986 e 1987, com a transferência da professora Vera para a Escola Cândida Fortes Brandão, o evento passou a se chamar Rodeio Artístico, sendo realizada a 1ª e 2ª edição nas dependências da Escola Cândida, sem fugir dos objetivos iniciais, com o mesmo brilho do Pealo Borgense e a participação de diversas Escolas do município. Em 1988, por motivos alheios aos coordenadores, o festival não foi realizado.

O terceiro intento: No ano de 1989, diante da indiscutível importância do evento, dos apelos da comunidade estudantil e da cobrança dos meios de comunicação, rádios e Jornal do Povo, o festival retomou sua trajetória e rompeu as fronteiras de Cachoeira do Sul, despertando o interesse das escolas da região, quando passou a se chamar "FEGARES" - Festival Gaúcho Regional Estudantil, com abrangência da 24ª região escolar, sendo a primeira edição coroada de êxito, com a presença de mais de quarenta escolas.

O quarto intento: Devido ao sucesso, o Festival ultrapassou também as divisas regionais, sendo imperioso que tivesse abrangência Estadual. Em 1990, por sugestão do tradicionalista Léo Oliveira, o então FEGARES, já na 2ª Edição, passou a se chamar FEGAES - Festival Gaúcho Estadual Estudantil, ganhando a dimensão Estadual, abrindo espaço para as redes de ensino de todo o Estado. Dadas as proporções e a grande adesão de concorrentes, foi realizada no Ginásio Dom Pedro I, no Parque da Fenarroz, onde contou com escolas de diversos municípios entre estes: Guaíba, Rio Pardo, Gravataí, Porto Alegre, Cambará do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Cachoeirinha e Cachoeira do Sul, além de outras.

Com o objetivo de premiar o município que obtivesse o maior número de pontos na soma geral dos concursos, foi instituído como prêmio, o "Troféu Rotativo", que recebeu no nome do saudoso músico Waldemar Tittelmaier, pai da idealizadora do evento, Vera Balardin. Em 1992, já na terceira edição do Fegaes, o troféu móvel Waldemar Tittelmaier ficou em definitivo com a Escola Municipal de 1º Grau Dr. Baltazar de Bem, no município de Cachoeira do Sul, que foi vencedora do festival por 3 anos consecutivos. Em 1993, foi criado novo troféu móvel destinado ao município campeão, recebendo o nome de Nilo Fernandes Barbosa, poeta Cachoeirense. Foi criado ainda o "Troféu Rotativo" também para a escola campeã, chamado de Boris Chemeris, que ficou com a Escola Estadual Coronel Pilar de Santa Maria, por ter ganhado 3 anos consecutivos.

Enfim, o festival parece ter tomado um rumo e definitivamente se afirmou com o nome de "FEGAES" que perdura até os dias atuais. Mas nem tudo foi tão fácil e o Festival com o seu crescimento e devido às dificuldades financeiras, a 3ª, 4ª e 5ª edição tiveram de ser realizadas, no CTG Os Gaudérios, pois a organização não conseguiu mais custear os altos custos de aluguel do Parque da Fenarroz. Assim, por diversas vezes o Festival correu riscos de não se realizar, mas, graças ao empenho de entidades, empresas e da comunidade Cachoeirense, assim como da Prefeitura Municipal e principalmente pelo empenho e luta incansável de sua fundadora, a professora Vera Balardin, o Fegaes continua acontecendo e congregando a cada ano milhares de concorrentes e público visitante.

A partir do ano de 1997, o "Troféu Rotativo" de escola campeã, passou a chamar-se Alcebíades Ribeiro, conquistado em definitivo, em 1999, pela Escola Estadual Cirino Luiz de Azevedo de Santana do Livramento.

Desde a edição do ano de 1998, o FEGAES atingiu um número superior a dois mil participantes, representantes de mais de oitenta escolas e instituições de ensino do Estado.

Foi neste mesmo ano de 1998 que o FEGAES, recebeu o "Troféu de Destaque Especial", sendo oferecido pelo Jornal do Povo, que agracia anualmente os Destaques do Ano no Município.

A partir do ano de 1999, o "Troféu Rotativo" destinado para agraciar a Escola Campeã, passou a receber o nome de Troféu Fegaes, conquistado em definitivo, em 2002, pela Escola Jerônimo Mércio da Silveira da cidade de Candiota.

Em síntese, o Pealo Borgense, que deu lugar ao Rodeio Artístico e ao FEGARES, foram os caminhos do desafio materializado em uma feliz idéia que deu lugar ao FEGAES, há 15 anos.

É indiscutível que este Festival tem dado um grande passo em favor do crescimento cultural do meio Estudantil, incentivando e motivando milhares de estudantes a preservarem a cultura e as raízes dos nossos antepassados, razão pela qual, a cada edição, aumenta a expectativa dos seus participantes.

Já a partir do ano de 2003, implantou-se um novo "Troféu Rotativo" para premiar a Escola Campeã, recebendo o nome de Troféu Móvel Engenho Treichel e também o Troféu Móvel Celetro, para premiar o Grupo de Danças Campeão da Categoria Mirim.

Hoje, o FEGAES É O FEGAES, capaz de reunir milhares de jovens, adultos, estudantes, universitários, pais e professores do Rio Grande do Sul, em torno de um evento que se transforma em um instrumento de integração, com melodias de amizade e fraternidade tocadas e cantadas com muito amor e carinhos por nossos estudantes.

Na edição de 2004, o FEGAES implantou mais 4 troféus móveis: Troféu Móvel Solidariedade, para premiar a Escola Campeã em Solidariedade, Troféu Móvel Elêm Bartmann, para premiar o Grupo Campeão na modalidade Infanto-Juvenil, Troféu Móvel Coriscal, para premiar o Grupo Campeão na modalidade Juvenil, e Troféu Móvel Agafarma, para premiar o Grupo Campeão na modalidade Adulto.

Na edição de 2005, o FEGAES implantou o novo Troféu Móvel, para destinar ao Município Campeão, denominado Troféu Móvel Multi Lab/Cervosul.

Na edição de 2006, a Comissão Organizadora, instituiu o Troféus Móvel Doralice Melgar Tittelmaier, ex-diretora do Instituto Musical Verdi, falecida no mesmo ano, que era mãe de criação da Prof. Vera Lúcia Tittelmaier Balardin. O troféu foi implantado para premiar os Grupos de Danças Tradicionais na categoria Mirim.

Na edição 2007, foram instituídos mais dois grandes troféus móveis em homenagem aos tradicionalistas e colaboradores do Festival. O Troféu Móvel JOÃO CARLOS TAVARES, instituído na 19ª edição - 2007 em homenagem ao Tradicionalista, Músico, Colaborador e Avaliador do Fegaes, João Carlos Tavares que foi cinco vezes campeão do Fegart e Enart na modalidade de Gaita Boca, sendo destinado a Escola Campeã em SOLIDARIEDADE.

O Troféu Móvel JOÃO MOREIRA CORRÊA, instituído na 19ª edição - 2007, em homenagem ao Sr. João Moreira Corrêa, já falecido, que sempre foi um incentivador do FESTIVAL, sendo o referido Troféu Móvel destinado a premiar a Escola Campeã do Fegaes.

O FEGAES É O ÚNICO EVENTO DO MEIO ESTUDANTIL, DE ÂMBITO ESTADUAL, QUE ABRANGE TODAS AS MODALIDADES DE CONCURSOS ARTÍSTICOS VOLTADOS PARA O TRADICIONALISMO GAÚCHO.


O QUE É O FEGAES

O Fegaes é um Festival Gaúcho Estadual Estudantil, organizado e promovido em prol dos estudantes e universitários gaúchos, devendo os mesmos estar devidamente matriculados em uma escola municipal, estadual, federal, técnica, de supletivo e ou qualquer universidade, tanto pública quanto privada.

Já na sua 19º edição, o Fegaes tem uma vasta abrangência em favor do desenvolvimento cultural no contexto estadual, pois, como já dito, é um evento que visa exclusivamente a participação do meio estudantil e universitário, pertencentes a todas escolas e universidades existentes no Estado nos mais diversos municípios.

O Fegaes focaliza especialmente os segmentos tradicionalistas nas áreas musicais, artística, dança, campeira, cantada e outras, enraizadas com o Folclore e demais tradições Gaúchas. Ressalta-se ainda, o lado positivo que interage o evento em prol dos jovens e comunidade em geral, que na maioria das vezes é amadora, e não recebe oportunidade em Festivais de grande porte, o que não ocorre no FEGAES, que é um Festival extremamente significante para o descobrimento de novos talentos e pela abertura de espaço para os participantes que ainda estão dando os primeiros passos musicais, artísticos e de um modo geral cultural.

Em síntese, este evento tem tido sempre como propósito o fortalecimento cultural da classe estudantil e universitária gaúcha. Onde se deve destacar alguns aspectos: o de resgatar as verdadeiras tradições que simbolizam e caracterizam a cultura de nosso Estado; o de incentivar e apoiar a comunidade estudantil e universitária estadual a participar e cultuar o nosso Folclore Gaúcho; e principalmente, de dar espaço e oportunidade aos jovens de poder participar, competir e aprender mais sobre a verdadeira cultura tradicionalista Rio-Grandense.

Tem um papel importante no sentido de integrar os jovens, as escolas e as universidades, que através desta promoção, podem desfrutar deste intercâmbio social-cultural, que é provocado com atividades sadias e que beneficiam a todos. Porém, o Projeto FEGAES vai mais longe, e busca sempre retribuir e dar continuidade ao interesse demonstrado pela juventude estudantil e professores, que valorizam o nosso folclore e tradições gaúchas preservando os usos e costumes do Estado, difundindo a toda sociedade.

Cabe ainda dizer, que o FEGAES, é um evento que propicia um grande espetáculo artístico atraindo um público visitante de mais de 25 mil pessoas e mais de 2.800 concorrentes, que tem a sua disposição, o lazer, o entretenimento e a oportunidade de conhecer mais sobre o Folclore e Cultura do gaúcho.

Por Leandro Balardin
Produtor Cultural do Fegaes 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007


Para saber mais, clique aqui.

Fonte: portal do Festival

Nenhum comentário