Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Expointer 2015 começa com grande expectativa

Foto: Divulgação/Seap Clima é de cautela nos negócios, mas otimismo encontra espaço entre os criadores de animais. Foram abertos os por...

Foto: Divulgação/Seap

Clima é de cautela nos negócios, mas otimismo encontra espaço entre os criadores de animais.


Foram abertos os portões da 38° Expointer, na manhã deste sábado, dia 29, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Além do público que compareceu ao Parque de Exposições Assis Brasil, a feira tem um ingrediente especial este ano, o sentimento de expectativa que tomou conta dos participantes. Nem o otimismo do governador do estado, Ivo Sartori, que esteve na abertura do evento, contaminou quem depende dos negócios.

O presidente do Sindicato das Indústriss de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) chegou à feira esperando uma queda de 20% nas vendas.

– Se comercializarmos 80% do que vendemos no ano passado, já estamos satisfeitos – afirma Cláudio Bier.

Nos estandes das indústrias de máquinas agrícolas, o tom do momento é cautela. Roberto Oliveira, plantador de soja em Santa Catarina, veio visitar a feira e expressou o sentimento geral:

– A gente veio visitar, fazer negócios já é mais difícil. Só se surgir alguma oportunidade imperdível – lamenta o produtor rural.

O gerente de vendas da Massey Ferguson, Leonel Oliveira, afirma que o segredo é otimizar, fazer mais com menos.

– Estamos oferecendo uma colheitadeira com 20% mais de produtividade e uma plantadeira com apenas uma caixa de semente, o que deixa o processo muito mais rápido. Temos que ter criatividade para atrair os produtores rurais neste momento – destaca Oliveira.

Otimismo mesmo, só em relação ao comércio de animais. Responsável por 80% das vendas, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) espera vender em torno de R$ 12 milhões, o mesmo volume do ano passado.

– Estamos otimistas e pelos negócios já realizados neste primeiro dia, vamos, com certeza, igualar as vendas de 2014 – falou o confiante presidente da ABCCC, José Laitano.

Greve dos fiscais

O comando de mobilização da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro) definiu, neste sábado, paralisar totalmente as atividades dentro da Expointer, durante um turno. O período da greve é de 31 de agosto a 3 de setembro, das 12h às 18h.

– Desta forma, não penalizaremos os animais e mostraremos nossa indignação – afirma o presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros.

No turno paralisado, todos os fiscais que estiverem atuando no parque vão se concentrar na área de recepção de animais da Expointer. Medeiros informou ainda que as associações de criadores, leiloeiros, administração do parque e o secretário da Agricultura serão informados para que se organizem e evitem o envio de exemplares neste período.

No interior do estado, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária, os fiscais vão manter 30% das IDAs em funcionamento no período informado. Já as atividades de inspeção devem ser suspensas nos dias 2 e 3 de setembro.


Por João Henrique Bosco (Esteio-RS) | Canal Rural
Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário