Matéria do Jornal A Platéia reproduzida pela Rádio Fronteira Gaúcha Ainda resta a dúvida se o festejo será internacional ou não, mas, e...
Matéria do Jornal A Platéia reproduzida pela Rádio Fronteira Gaúcha
Ainda resta a dúvida se o festejo será internacional ou não, mas, está confirmado que acontecerá, conforme o presidente da comissão de festividades tradicionalistas de Livramento
A menos de dois meses que antecedem o Desfile Farroupilha, a dúvida que ainda paira entre os tradicionalistas é se haverá ou não, o festejo devido às suspeitas de Mormo nos equinos. O que assustou tanto os gaúchos foi uma suposta ação que teria ocorrido em Rolante, em uma égua e potro, onde respectivamente, um teria morrido e outro sido sacrificado, sendo que ambos teriam passado por exames que, primeiro, deram positivo e depois, negativo.
Rui Rodrigues, presidente da comissão de festividades tradicionalistas de Livramento tem tranquilizado os representantes de Entidades. “O que aconteceu em verdade no Rio Grande do Sul foi numa propriedade que uma pessoa que anda muito em cavalos, rodeios, principalmente Paraná e Santa Catarina e teria acontecido esse evento lá.
A partir da denúncia, começou uma especulação muito grande em que 95% da população não sabia o que significava e começou um clima de preocupação em todo o Estado com relação aos equinos e também quanto ao ápice do movimento tradicionalista e isso tem apavorado muito as pessoas, de uma forma chata, até porque, do contrário, não conhecemos nenhum evento no Rio Grande do Sul e as pessoas estão todas com medo. Estou em contato permanente com Porto Alegre não existe foco de nada”, observa Rui Rodrigues.
E com tudo isso, o desfile tradicionalista ocorre ou não?
“O desfile está mantido, até que, as autoridades proíbam, mas, para isso, precisamos que nos enviem um documento oficial falando sobre isso, por outro lado sabe-se que as pessoas que forem transportar equinos via caminhão, terão que tirar a Guia de Transporte Animal (GTA) e terão que provar que fizeram os exames do Mormo e da Anemia Infecciosa” é o que declara o presidente.
Quanto às pessoas, estão calmas?
“Então, nós estamos dizendo a todas as pessoas que participam do movimento que fiquem tranquilas, não se desesperem e continuem trabalhando, pois a Semana Farroupilha e o desfile estão mantidos”, observa Rui Rodrigues. O presidente, Rui, ainda salienta: “nós nos preocupamos sim, mas, acreditamos também que as pessoas que se envolvem no desfile, cuidam dos seus cavalos, vacinam e sabem da sanidade do seu cavalo. Não acreditamos que esse terror seja verdadeiro, pois já que não existem esses focos, estes são somente especulações. Oficialmente ninguém disse que o desfile estaria cancelado, nem mesmo o secretario de agricultura quando esteve aqui, não disse que estava proibido. Acontece que existem regras e tem que ser seguidas, pedindo a todos que cuidem de seus animais, estar bem atentos”, destaca.
Internacional ou não, afinal, como será o desfile?
Quando questionado sobre o desfile, o presidente da comissão de festividades tradicionalistas de Livramento, Rui Rodrigues, nem se quer, gaguejou ao afirmar a posição de Livramento. “Queremos que seja internacional!”, foi o que ele respondeu. Mas, antes de festejar a decisão é necessário saber que a Intendencia (Prefeitura) de Rivera ainda não retornou ao Movimento Tradicionalista Gaúcho sobre o tema.
“Da forma que era realizado, não dá, então, queremos que isso mude, caso haja essa mudança, teremos o Desfile Internacional, do contrário, será somente em Livramento. Estamos no aguardo da Intendencia de Rivera para uma reunião e debate do tema, que precisa ocorrer urgente, pois se não for internacional, não tem porque o galpão ser no Parque Internacional”, salienta o presidente da comissão, Rui.
Fonte: Jornal A Plateia e Rádio Fronteira Gáucha
Nenhum comentário